Confira a programação do Dragão do Mar de 20 a 26 de julho de 2020

17 de julho de 2020 - 17:20

 

20 de julho (segunda-feira)

Siará Quilombo – 4º Alvoroço: microfone aberto online

Participação do Sarau da B1 e do Sarau Okupação

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Nóis de Teatro realiza sarau aberto no canal do Dragão do Mar, na próxima segunda-feira (20)

Com participação especial de coletivos da periferia de Fortaleza, o sarau será aberto a artistas que desejam apresentar suas criações. Ação compõe o “Siará Quilombo”, o ciclo programático com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro que dá protagonismo às produções artísticas pretas do Ceará.

Desde o início de julho, uma programação diversificada e protagonizada por artistas pretos vem sendo destacada nos canais de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Concebido em parceria com o grupo Nóis de Teatro, responsável pela curadoria e produção do ciclo programático, o “Siará Quilombo” continua e traz, na próxima segunda-feira, 20 de julho, às 21h, no canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), o “4º Alvoroço: microfone aberto online”, um sarau virtual aberto a artistas que tenham interesse em apresentar publicamente seus trabalhos. O sarau contará com a participação especial do Sarau da B1 e Sarau Okupação, dois coletivos das periferias de Fortaleza, e será apresentado pelo músico percussionista, ator e luthier  Bruno Sodré e pela atriz, coreógrafa e professora de dança Doroteia Ferreira.

Em plataforma aberta indicada na live, os interessados poderão acessar a sala de transmissão ao vivo e performar suas poesias, cenas e escritos. Conforme Altemar di Monteiro, diretor do Nóis de Teatro e coordenador de curadoria do Siará Quilombo, a quarta edição do Alvoroço celebra um ano do projeto, realizado por ocasião do Encontro Estadual de Saraus, que aconteceu na sede do Nóis de Teatro. Inicialmente com apresentações presenciais, com a necessidade do isolamento social, o projeto foi adaptado e acontece, pela primeira vez, no ambiente virtual. Além de festejar a rica produção cultural periférica, o sarau contribui para os atuais processos de pesquisa e debate sobre arte e cidade e suas possibilidades dramatúrgicas.

Sobre os mestres de cerimônia

Bruno Sodré | @sodrebatuqueiro

Músico percussionista, ator e lutier, pesquisa folguedos populares, música experimental e contemporânea. Coordena o projeto Brincantes Sonoros, técnico no Nóis de Teatro e coordenação artística do Maracatu Nação Bom Jardim.

Doroteia Ferreira | @dorohferreira

Dançarina, atriz e coreógrafa, atuante no Nóis de Teatro desde 2012. Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Formada em Educação Física, também é leciona dança no Centro Cultural do Grande Bom Jardim.

Sobre os convidados

Okupação

Movimentação que surge em outubro de 2016 no bairro Antônio Bezerra, agregando o Sarau Okupação, a Biblioteca Comunitária Okupação e o Slam da Okupa.

Sarau da B1

Movimento independente realizado pelas e pelos Poetas de Lugar Nenhum, na periferia de Fortaleza, especificamente no Jangurussu. Está em sua 56º edição, com muita poesia, música, teatro, capoeira, sorteio de livros e resistência nas quebradas.

Até o início de agosto, outras ações surpreenderão o público nos canais de comunicação do Dragão do Mar, onde o Nóis de Teatro atuará com ações de debate e visibilidade da comunicação e do protagonismo preto online, seja nos stories e no feed, além do site e canal do Dragão no YouTube. Mais detalhes sobre a programação do Siará Quilombo podem ser encontrados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Siará Quilombo

Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de “aquilombamento virtual”: arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo. A fim de contribuir com a visibilidade dos/das artistas e coletivos pretes cearenses e ampliar o debate sobre o protagonismo preto na produção cultural brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para realizar o pensamento curatorial bem como para utilizar os canais de comunicação do Dragão como veículo de expressão artística e debate de pautas pertinentes ao tema. A programação homenageia a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). O Siará Quilombo conta com a coordenação de curadoria de Altemar Di Monteiro e produção de Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, que também são apresentadores junto com Bruno Sodré e Doroteia Ferreira; Batuta assume a técnica de vídeo e a interpretação de Libras é feita por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes.

Serviço: Siará Quilombo – 4º Alvoroço: microfone aberto online

Data: 20 de julho (segunda-feira)

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

 

23 de julho (quinta-feira)

LIVE “Sem Preconceito: forró, saúde mental e o idoso durante a pandemia”

Horário: 14h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Mediação: Ícaro Souza (Coordenador do Núcleo Educativo do MCC)

Participantes:

Océlio Baltazar (vocalista da Banda Forró 100 Preconceito);

Sandro de Freitas (coordenador artístico da Banda Forró 100 Preconceito – CAPS geral

Eusébio)

Imaculada Mendonça (terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS geral Eusébio);

Evaldo Cavalcante (terapeuta ocupacional e professor do curso de especialização em

gerontologia da Unifor).

Sinopse

Dando sequência às atividades relacionadas via projeto Audiovisual e Saúde Mental, o Museu da Cultura Cearense convidou o CAPS geral do Eusébio para uma apresentação especial. Será a retomada dos encontros do projeto Audiovisual e Saúde Mental, articulado pelo fotógrafo,educador, realizador audiovisual e pesquisador Luiz Santos, que agora será realizado virtualmente, com conversas ao vivo no canal do Centro Dragão do Mar no YouTube.

No dia 26 de julho, comemora-se o Dia de Sant’Anna (Santana ou Santa Ana), mãe de Maria, avó de Jesus. Há quem considere que o ciclo junino somente se encerra nesse dia, apesar de acontecer em julho. Também no 26 é comemorado o Dia dos Avós. Santana e São Joaquim são os santos padroeiros do município de Eusébio. Em consonância com a data, a live discutirá a situação pela qual passa a população idosa do Brasil, em virtude da pandemia do Covid-19.

A live será iniciada com exibição de vídeo documentário editado pelo parceiro e criador audiovisual Luiz Santos sobre a banda Forró 100 preconceito, projeto integrado por usuários do serviço de Saúde Mental, que nasceu no CAPS Eusébio, há 11 anos. Após a sessão do vídeo-doc, os participantes poderão acompanhar o debate sobre a questão da pessoa idosa na sociedade, bem como conhecer mais sobre as ações do CAPS Eusébio.

25 de julho (sábado)

LIVE – Preservamos o nosso patrimônio ambiental?

Horário: 16h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Mediação: João Paulo Luz (Educador-estagiário do Museu da Cultura Cearense; graduando em História – UECE)

Participantes: Daniel de Paula (Graduando em Biologia – UFC; Coordenador do Movimento Fortaleza pelas

Dunas);

Pedro Tavares (Geógrafo – UFC; Coordenador de campanha do Greenpeace Fortaleza)

Sinopse:

Dando início ao projeto “Conversas de Canto de Sala”, calendário de bate-papos virtuais promovidos pelo Museu da Cultura Cearense, o Dragão do Mar realizará um debate sobre o Patrimônio Ambiental, e o resgate sócio-histórico das mazelas ambientais sofridas pela geografia de Fortaleza, de forma a desenvolver esses parâmetros a partir de um diálogo acessível a todos os públicos.

Conversas de Canto de Sala

O projeto foi idealizado a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das

práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações que tecemos mutuamente: Diálogo / Transversalidade /

Multidisciplinaridade / Espontaneidade.

Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo

Educativo do Museu da Cultura Cearense, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido

espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da

cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em

sociedade.