MAC Dragão traz Cecília Almeida Salles para palestrar sobre crítica de processo criativo em arte contemporânea, nesta quinta-feira (16)

14 de julho de 2020 - 14:50

Renomada pesquisadora e autora de inúmeras publicações sobre o tema, convidada ministrará conferência virtual no canal do Dragão do Mar no YouTube.

A fim de ampliar sua atuação para além da difusão e se consolidar como espaço de experimentação da produção e de produção de conhecimento, o Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar convida a pesquisadora Dra. Cecília Almeida Salles (SP) para ministrar fala sobre “Arte Contemporânea e a Crítica dos Processos Criativos”, nesta quinta-feira (16), a partir das 15h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). A conferência, que será acessível para surdos, com interpretação em Libras, será seguida de debate com Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão.

A professora compartilhará as percepções e os conceitos elaborados ao longo da sua trajetória de pesquisa voltada à crítica dos processos de criação em múltiplas artes, destacando questões pertinentes à arte contemporânea e provocando uma reflexão sobre o atual panorama. Cecília retoma o lugar da crítica que trabalha dentro dos processos, não gera julgamento de obras fechadas e abre espaço para as singularidades existentes entre artista e obra em momentos de produção.

Sobre a palestrante

Cecilia Almeida Salles é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Sobre a mediadora

Cecília Bedê é curadora e pesquisadora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação nas mídias, e especialista em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Graduada em Artes Visuais pela FGF/CE, tem experiências profissionais nas áreas da arte-educação, gerenciamento de acervos, produção, curadoria de exposições e no campo editorial das artes visuais.

Serviço: Palestra online “Arte Contemporânea e a Crítica dos Processos Criativos”, com Cecília Almeida Salles (SP)

Data: 16 de julho de 2020 (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS