Portal Cultura Dendicasa: mais 40 conteúdos estão disponíveis nesta sexta, 10/7

10 de julho de 2020 - 16:56 #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa.  São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

 Seguindo um calendário semanal de postagens, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 10/7, mais 40 conteúdos que estão a um click da população cearense no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Os conteúdos disponibilizados on-line e gratuitamente pela Secult foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Até o momentos são 380 conteúdos já listados no site. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Confira a lista dos 40 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

ANTIFORMA DO OLHAR 4m³ CÚBICO (Artes integradas)

O vídeo-arte ANTIFORMA DO OLHAR 4m³ CÚBICO trata de questões estéticas que envolvem arte e tecnologia como um meio de fazer arte. O trabalho explora possibilidades de encontro entre ruídos e sons ambientes como criação poética e sensível como forma de estabelecer contrapontos críticos e sociais.

Dia de Quilombo no Juazeiro do Padre Cícero (Audiovisual)

A lembrança de uma viagem dos Mestres da Cultura de Juazeiro ao Rio de Janeiro é o ponto de partida de uma jornada afetiva. Os reisados avançam pelas ruas no Dia de Reis e o Quilombo atravessa o tempo, reencontrando o sentido da luta, percebendo a tradição como patrimônio vivo do povo brasileiro. 

Erêndira nas redes (Circo)

Uma fila de homens se forma na secura do deserto. A tenda mais uma vez está armada e a menina vende seu corpo para pagar à avó o prejuízo. Desde que o vento da sua desgraça desfez em cinzas a grande mansão, foi essa a sina da pobre pequena. Inspirado livremente no conto de Gabriel García Márquez.

Maria Chiquinha e Chico Tripa em: A volta dos que não foram! (Circo)

Um espetáculo de circo e música que busca trazer à memória elementos característicos da região do nordeste. Acrobacia, equilibrismo, malabarismo e palhaçada, este espetáculo contempla todas as idades, das crianças aos mais velhos. Uma grande brincadeira de um casal de brincantes de nosso Ceará.

Sexta Preta: Afeto e Cultura em tempos de isolamento (Cultura afro-brasileira)

“A 7° edição da Sexta Preta é virtual e traz o tema “”Afeto e Cultural em tempos de isolamento””. Trazemos atrações de música, poesia, contação de história, capoeira e toda a energia e alegria que a Sexta Preta sempre levou!

Caretas do Mestre Zé Augusto, 50 anos de Tradição (Cultura popular e tradicional)

O projeto “Caretas do Mestre Zé Augusto – 50 anos de Tradição” mostra um pouco da tradição vivida por um Mestre e seus brincantes. O Mestre Zé Augusto herdou de seu pai e está repassando para seus quatro filhos a tradição dos Caretas. São homens mascarados que saem em cortejos pelas cidades e vilarejos do município Santa Helena na Paraíba e de Umari no Ceará. Dançando de casa em casa, os caretas trazem alegria por onde passam, arrastando uma multidão de amantes da cultura popular e mantendo viva uma manifestação cultural muito expressiva em Umari, que faz parte do calendário cultural da Região.

Literatura, repente e viola – De casa para todo mundo (Cultura popular e tradicional)

Mestre Geraldo Amâncio apresenta, em tempos de isolamento social, os seus feitos artísticos e culturais, realizados ao longo dos anos, que lhe renderam o reconhecimento como mestre Tesouro Vivo da Cultura.

Folia de Reis Mestre Joaquim Mulato (Cultura popular e tradicional)

“O Grupo de Folia de Reis Mestre Joaquim Mulato foi fundado no ano de 2012 por amigos, artistas, músicos e amantes do folclore, que viram a necessidade de ser criado na cidade um grupo com as características das Folias de Reis Mineiras, onde as apresentações são realizadas no ciclo natalino, levando a beleza e a magia do Natal, com seus cânticos alegres, às populações das periferias e logradouros de cidades da região do Cariri. A ideia deu certo e hoje o grupo é uma realidade. Em suas apresentações, há uma profunda religiosidade expressa nas músicas, com letras que mostram o encanto e a magia do natal, homenageando o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos três Reis Magos. Os cantos são tirados em solo pelo folião líder, os outros respondem em coro, inserindo a “requinta”, um agudo bem prolongado.”

A Peleja do Vaqueiro Benedito Contra o Capitão João Redondo e A Cobra Madalena (Cultura popular e tradicional)

A Peleja do Vaqueiro Benedito contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena:  Com cantigas populares, brincadeiras e improvisos, o público vai conhecendo a história de Benedito, um “cabra” muito astuto e respeitoso, dono do boi mais formoso da região. Benedito começa a ser perseguido pelo ambicioso Capitão João Redondo que ao conhecer seu boizinho faz de tudo para capturá-­lo, utilizando até sua arma mais secreta.

Cordel repente e viola (Cultura popular e tradicional)

O espetáculo “Cordel, repente e viola” busca levar a poesia popular para as redes sociais. Tem o objetivo resgatar a arte do cordel, do repente e da viola, dando vez e oportunidade aos adolescentes jovens a adultos que admiram os cantadores de viola e são amantes desta cultura nordestina.

Meu maracatu é de casa e nessas redes vamos nos encontrar (Cultura popular e tradicional)

A interação de uma família que repassa de geração a geração o que aprendeu com os mestres de maracatu do Ceará, a leveza do brincar maracatu. Luiz Carlos é brincante desde os 6 anos de idade, balaieiro do Maracatu Nação Fortaleza e aprendiz de Mestre Juca do balaio. Nessa quarentena, ele interage com sobrinhos e primos tornando a convivência com as crianças rodeada de arte e com muito mais consciência de valorização da nossa cultura e dos nossos ancestrais. 

Diário de uma mãe em Quarentena (Humor e comédia)

Michelle Ferrucio vai relatar as múltiplas dificuldades de ser dona de casa, mulher, mãe e esposa, Especialmente no meio dessa pandemia. como se reinventar profissionalmente, cozinhar, varrer, lavar, passar, cuidar do marido, trabalhar virtualmente, ser artista e não perder a sanidade no meio desse caos. Abordando esses assuntos com muito humor e leveza, a humorista nos leva para dentro do seu dia a dia.

Humor na Data Certa (Humor e comédia)

“Humor na Data Certa” é o casamento da Data Comemorativa com a Piada, ou seja, a piada é se referindo a data comemorativa. Exemplo: Dia do Professor a Piada é de Professor; Dia do Médico a Piada é de Médico; etc.

Histórias que Acalmam (Literatura) 

Histórias que Acalmam é uma proposta que visa acalentar o coração dos pequeninos. Nossa intenção é contribuir com as famílias no ato de acalentar as crianças na hora de dormir, ou em outros momentos da rotina familiar. 

Roda de Histórias (Literatura)

A história da bela Mariama e seu casamento com uma serpente, e a incrível aventura da Menina D’nal e sua coragem de enfrentar um leão, são histórias contadas pelo ator e contador de Histórias Edivaldo Batista, em seu projeto intitulado “Roda de Histórias”. As histórias fazem parte do livro “Os Chifres da Hiena e outras histórias da África Ocidental, de Mamadou Diallo”. 

Saral#2 Edição Digital (Literatura)

Saral#2 A edição digital do livro feita por Daniel Firmino, reúne poemas de Talles Azigon e fotografias de Léo Silva. Literatura marginal, subversiva e que parte da periferia para se instalar em todos os espaços possíveis, afinal como diz o livro “o poema é nosso e boto onde eu quiser”

Voos Literários – Dos Olhos ao Coração (Literatura)

“Vôos Literários – Dos Olhos ao Coração” conta a história de Tuiuí, um menino que morava nas matas da Ibiapaba e viajou para encontrar sua amiga, Tainá, que morava há muitos quilômetros de distância. Tuiuí pega carona com os pássaros e tem os ensinamentos mais valiosos durante o percurso.

Como Manda o Figurino (Moda)

 Como Manda o Figurino é um projeto de formação através de vídeo aulas que trata sobre o trabalho do figurinista no Estado do Ceará, desde a parte conceito até a execução propriamente dita. Por meio desta iniciativa, é possível debater conhecimentos, técnicas e experiências reais de trabalhos de forma funcional e direta. O projeto busca difundir a linha de trabalho que está por trás dos espetáculos e apresentações artísticas, para que assim se faça conhecer o trabalho do figurinista, além de aproximar a nossa realidade mostrando que aqui, em nosso Estado existem profissionais capacitados. Esta primeira aula introdutória é o início de uma série de outros vídeos que levarão ao público em geral a ciência sobre esta profissão e seus percalços.

Moacir Bedê Trio Quarentena (Música)

A ausência de público é a parte mais estranha destas apresentações, sempre ressalta o músico multi-instrumentista Moacir Bedê, mas compete com ela a ausência de outros músicos, amigos que dividem o dia-a-dia de apresentações cotidianas em Fortaleza, como o baixista Fábio Amaral e o baterista André Benedecti, o formato intitulado ‘Moacir Bedê Trio’. Desta forma, o edital da Secretaria de Cultura, vem nos proporcionar enfrentar os desafios tecnológicos, de mesmo à distância, tocarmos em trio, trio que neste período se transforma em ‘Moacir Bedê Trio Quarentena’, com músicas escutadas com o trio de guitarra, baixo e bateria, e também de flauta, guitarra baiana, entre outros instrumentos tocados por Moacir Bedê.

Rabecas da Tradição (Música)

“Rabecas da Tradição” é um resgate de Benditos, trazendo a Rabeca como instrumento representante das raízes populares. É um conjunto de preciosidades para valorizar e reconhecer a beleza da erudição, poética e melódica do mítico e riquíssimo imaginário popular das canções ligadas a tradição oral, Mestres e brincantes. É também uma valorização dos seus instrumentos populares, seus saberes e fazeres, fundamentais na formação cultural, social, política e religiosa da “Terra de Encantaria Juazeiro do Norte”.

Fabiano Costa Voz e Violão (Música)

“Acompanhado por seu violão, o cantor, compositor e instrumentista Fabiano Costa canta e toca canções autorais e de artistas conhecidos, livre para público em geral. Realiza uma performance em casa, com recursos caseiros e gravação pelo celular sem a participação de terceiros, conforme pede o isolamento social.  A programação traz canções que falam do nosso lindo Ceará, amor, e também uma canção para refletir nossa forte influência na degradação da natureza. Apesar do novo coronavírus, a música não pode calar. A arte é uma aliada para vencermos essa pandemia, levando entretenimento para dentro dos lares brasileiros e contribuindo para o isolamento social ficar mais leve.”

Cantoria de Casa (Música)

Compositor, escritor e produtor de arte, nascido em Fortaleza, viveu até seus 20 anos em Limoeiro do Norte, Vale do Jaguaribe. Tem ativa participação no movimento cultural cearense desde 1978, quando passa a residir em Fortaleza. Autor de 5 álbuns solo, um instrumental e diversas produções coletivas, em discos, shows, festivais e feiras literárias. É autor de 5 livros, entre infantis, contos e biografia.

PANTICOLA E O FORRÓ CASACA DE COURO – ACÚSTICO (Música)

Panticola e Casaca de Couro, forró pé de serra, surgiu no ano de 1999 na cidade de Barbalha, Ceará. O grupo surgiu com uma proposta de levar ao público que gosta do autêntico forró pé de serra a oportunidade de conhecer a história do ritmo, traduzida pelos grandes compositores e suas canções que marcaram e ainda marcam a vida de muita gente, tendo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Trio Nordestino como maiores referências. Essa proposta madura e diferenciada de trabalho tem dado credibilidade e uma cara muito interessante ao grupo. A ótima aceitação do público e a identificação com as pessoas tornam o trabalho mais plural, na medida em que diferentes faixas etárias se interessam pelas músicas e frequentam as suas apresentações com regularidade.

Mano Jonathan (Música)

Mano Jonathan foi bastante influenciado pelo rap nacional e atualmente se tornou um porta-voz do estilo no seu estado. Trouxe “A Arte De Viver”, um trabalho que traz beats instigantes e letras estimulantes, para apresentar durante o isolamento, com o Dj Nildo, e mostrar a arte do rap.

OutraGalera apresenta: Comentando ISTORIES (Webserie) (Música)

“OutraGalera apresenta: Comentando ISTORIES”. Videos amadores no formato de “istories” se misturam a imagens do último show do grupo antes do período do isolamento social. Os integrantes Caiô e Agno Cesar comentam acontecimentos e curiosidades relacionadas ao projeto, do processo de gravação a fatos ligados as músicas e a cena cultural de Fortaleza.

Rennê Lourenço (Música)

Rennê Lourenço é cearense, músico, cantor e compositor. ​Mostrando um pouco da música nordestina e homenageando grandes nomes da nossa cultura. #ArtedeCasaParaoMundo.

JOTA EM CASA (Música)

Buscando trazer uma mensagem de resiliência e respeito, Jota em Casa apresenta músicas do EP Solua, que é o primeiro trabalho do cantor e compositor cearense Jota, lançado este ano de 2020. Com a leveza da música Folk associada a elementos de outros estilos, as letras simples e objetivas resultam na força de um trabalho inspirador, uma ode ao otimismo que soa como alívio em meio ao caos social.

Aula de Teclado para Iniciantes – #1 – Projeto Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo (Música)

O projeto consiste em oferecer aula online gratuita de teclado básico, através da publicação de vídeo aulas semanais na plataforma do YouTube, abordando teoria e prática do instrumento. É destinado a pessoas de qualquer idade que estejam em casa por ocasião do isolamento social. 

Show Banda Novos Poetas – Melhore o dia de Alguém (Música)

“Este projeto tem o propósito de realizar uma apresentação inédita do Show: Melhore o dia de Alguém, da Banda Novos Poetas. Uma edição especial (Live in House) com um repertório diverso, permeado por músicas autorais e covers de artistas como Alceu Valença e Planta e Raiz, dentre outros. O nosso querido Ceará vem atravessando um momento muito delicado. Esse momento traz consigo inseguranças, medos e incertezas. Contudo é preciso seguir as recomendações que estão sendo passadas para prevenir o contágio, mas também é importante manter a mente sadia.

“Aprenda a tocar a Música ASA BRANCA de Luiz Gonzaga no Violão em menos de 30 minutos (Música)

Vídeo-aula de Violão da Música ASA BRANCA, de Luiz Gonzaga, de uma forma simples e objetiva. Você vai aprender a tocar sua primeira música com abordagem aos três elementos (melodia, harmonia e ritmo), com uma metodologia de fácil compreensão que contempla TODAS as idades. A aula é ministrada pelo  professor Vicente Teixeira ou #TioVicente.

Canto de curaR (Música)

A volta pra casa, depois de 5 dias na UTI. A dispneia em uma das madrugadas, oxigênio, respirador, choro, medo, dor, fé, saudade, enfim, e no meio disso tudo aquela imagem do meu pulmão todo machucado “do nada, minha voz”. A música, que já era o meu processo de cura antes, agora, era mais do que nunca a única companhia possível. Ufa!  O canto de CuraR nasceu assim:  necessidade que eu tive de me cuidar e ser cuidada, durante esses dias, e do pensamento que, só ia ficar bem no meu canto e cantando pra me renovar. O vídeo é o meu primeiro registro cantando depois da Covid. Consegui!

Lançamento do Lyric Video “Efeito Tempo” (Música)

Lançamento do lyric video “Efeito Tempo”, o novo single da banda BEHÚ (Russas-Ce), produzido de forma caseira durante o período de quarentena em prevenção a pandemia do COVID-19. A música faz parte do repertório do novo show da banda, com lançamento previsto para segundo semestre deste ano. 

Abrindo a Caixa Cênica – Videoaula (Teatro)

Abrindo a Caixa Cênica é uma vídeo aula que abre as portas para o universo da cenografia, levando um debate aberto sobre o que é ser um cenógrafo, o que faz e quais são as dificuldade encontradas no meio. Essa primeira aula dá início a uma sequência de vídeos aulas que servem para ampliar o debate sobre o fazer cenográfico no estado do Ceará, explanando diversos campos dos fazeres inerentes a cenografia. A proposta é mergulhar de cabeça e contribuir na formação e aprimoramento intelectual das artes cenográficas.

Arte de Contar Histórias (Teatro)

A história de três porquinhos que estavam prontos para seguir a suas vidas, mas não contavam que haveria um grande desafio pela frente: o lobo mau! Um dos porquinhos, que se chamava “Heitor“, não era preguiçoso, então construiu sua casa com tijolos e, com a sua esperteza, conseguiu ser amigo do lobo mau.

Te encontro nos sonhos (Teatro)

Te encontro nos sonhos. Após o assassinato de seu primo, uma jovem começa a ter experiências espirituais com o mesmo, através de seus sonhos, o que a encoraja e a sustenta em uma dança para atravessar este luto.

Interior – Um ensaio, uma história (Teatro)

“Um ensaio, uma história” é um pequeno recorte do espetáculo Interior, do Grupo Bagaceira, onde interpreto uma velha contadora de histórias que não quer morrer. Uma troca de afetos, lembranças e processo criativo com poesia, versos e músicas ao final da tarde, debaixo do cajueiro do meu quintal.

O Fantástico Mundo das Histórias de Reis (Teatro)

Sabe aquelas histórias de realezas que contém narrativas muito antigas, mas muito antigas, que um dia foram contadas por alguém, que, por sua vez, contou pra outra pessoa e depois para mais outra e, assim, se espalhou pelos ouvidos de todo mundo? Agora, essas histórias se encontram juntas em O Fantástico Mundo das Histórias de Reis. E nessa história contada tem festa com colherão, um povo sem cooperação e um rei que dá lição. É um mergulho em histórias de Reis, contos engraçados que começam por Era Uma Vez…

Oficina “Dispositivo de carimbar paisagens efêmeras ou Como criar imagens com o Teatro de Sombras” (Teatro)

A vídeo-oficina “Dispositivo de carimbar paisagens efêmeras ou Como criar imagens com o Teatro de Sombras” se propõe a realizar um mergulho na linguagem do teatro de sombras contemporâneo, apresentando aspectos técnicos, compartilhando sugestões para compor uma narrativa e dicas de materiais para silhuetas.

Bocas (Teatro)

O projeto “Bocas” é pensado como uma forma de transbordamento do corpo pela boca. A boca que fala, que sente, degusta, ama, julga e é julgada. Pela boca vermelha se transborda sentimentos de um corpo inteiro, um corpo feminino, um corpo que se relaciona com a boca. O projeto se concretiza em três performances: Palavra, Amarração e Da mesma carne.