Apoiado pela Secult, projeto Escolas Criativas divulga resultado do concurso de fotografia

7 de julho de 2020 - 14:02 # #

(Foto: Ana Vitória dos Santos Pereira)

Um total de 30 fotografias capturadas por alunos da rede municipal de Jijoca de Jericoacoara (CE) foram premiadas no concurso de fotografia “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”. Procurando compreender e difundir a experiência de isolamento social dos jovens por meio de imagens, o concurso conseguiu estimular o olhar sensível e promover a exploração da linguagem entre os estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A atividade é parte do programa Escolas Criativas, realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e agradecimento à Enel Brasil. A realização é da Quitanda Soluções Criativas, com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

As fotos farão, posteriormente, parte de uma exposição que será realizada na cidade de Jijoca logo que os protocolos sanitários permitirem. Além disso, cada fotógrafo receberá das Escolas Criativas um fone de ouvido. Os prêmios serão entregues no dia 13 de julho, na Secretaria de Educação de Jijoca, em horário comercial.

Para decisão do resultado, o grupo de jurados levou em consideração os seguintes critérios:

A) Adequação com o Tema: A s fotografias inscritas devem se relacionar com a experiência vivida pela(o)s estudantes em casa durante a quarentena: seus espaços e detalhes, as pessoas da casa, o olhar para a cidade estando dentro de casa.

B) Composição artística Potência criativa da(o) estudante ao compor a situação a ser fotografada: como aproveita os ambientes, as pessoas, os objetos, a luz, a sombra para experimentar a composição visual da foto.

C) Originalidade Identificar na fotografia o estilo próprio da(o) estudante, sua identidade e seu jeito único de se expressar. É possível identificar a originalidade tanto numa ideia única e inédita, quanto numa possibilidade de remontar, de seu jeito, uma outra obra fotográfica, feita originalmente por outro(a) fotógrafo(a).

D) Elementos técnicos: A partir das dicas básicas para fotografia produzidas pelo celular, contidas no vídeo tutorial, serão observadas elementos técnicos elementares para a produção das fotos: iluminação, posicionamento de câmera, enquadramento, contraste.

Confira resultado do concurso “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”

Escolas Criativas

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos elementos centrais do programa Escolas Criativas, que atua em diferentes frentes que se complementam, ofertando para escolas e redes de ensino um conjunto de produtos, ações, suportes e processos pedagógicos.

O Escolas Criativas realiza ações que visam promover benefícios: em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de pesquisa e sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que colocam em pauta valores, identidades e práticas culturais (programação artística e desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a efetiva inserção de equipamentos tecnológicos no contexto pedagógico das escolas e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade.