Confira a programação do Dragão do Mar de 6 a 12 de julho

3 de julho de 2020 - 18:04

Confira a programação do Dragão do Mar de 6 a 12 de julho

 

06 de julho (terça-feira)

Programa Siará Quilombo

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

 

Canais de comunicação e programação do Dragão do Mar são ocupados com celebração à arte preta no Ceará

 

Com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro, projeto “Siará Quilombo” trará, às segundas de julho, ações de promoção do protagonismo preto nas artes do Ceará.

Em meio a um contexto nacional e internacional de sucessivos casos de racismo noticiados pela imprensa e viralizados nas redes sociais, o debate sobre as questões raciais ganhou particular força, nos últimos meses, impulsionando protestos nas ruas e mobilizações virtuais. Mais do que um centro de arte e cultura, o Dragão do Mar é também espaço de conhecimento, por isso, traz como destaque, neste mês de julho, o Siará Quilombo, um projeto que celebrará a força e a potência dos artistas pretos do Ceará. A fim de promover o pensamento crítico e contribuir na ressonância das vozes que compõem o mosaico da cena preta cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para ocupar os canais de comunicação e programação do Dragão do Mar e conduzir, a cada semana, ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas de múltiplas linguagens. A programação, que será iniciada no dia 6 de julho, homenageia Thina Rodrigues, co fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que faleceu na última semana.

A programação será iniciada, na segunda-feira, 6 de julho, às 21h, com o programa de web tv ao vivo “Siará Quilombo”. A sátira, apresentada pelo ator e comunicador social Henrique Gonzaga e pela atriz e produtora Kelly Enne Saldanha, introduzirá o conceito curatorial da programação semanal, além de exibir quadros musicais com a participação de Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores pretes da cidade.

Outras ações estão programadas nos meios de comunicação, onde o Nóis de Teatro propõe ações nos stories e feed do Instagram, além do site e canal do youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, habitando não somente as criações em lives, mas contribuindo também para o debate sobre comunicação e protagonismo preto online.

Segundo Natasha Faria, superintendente do CDMAC, a iniciativa parte da importância do centro de arte e cultura assumir o dever e a responsabilidade de ampliar a discussão de enfrentamento ao racismo e fazer coro a um “Ceará sem Racismo”, campanha já iniciada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. “O Dragão do Mar sempre foi um espaço plural e democrático, mas com a mobilização em torno do racismo e da violência policial que muitas vezes o acompanha, achamos que seria importante dar uma visibilidade ainda maior aos artistas e pensadorxs negrxs do nosso estado. Convidamos o grupo Nóis de Teatro para pensar essa programação, partindo do princípio que nós também fazemos parte dessa sociedade e que precisamos também aprender”, afirma a gestora.

07 de julho (terça)

Live MAC Indica – Projeto curatorial Mulheres no Acervo – MACRS, pesquisa coordenada por Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin.

Horário: 18h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Mediação: Andrea Dalveroni (educadora do MAC)

Convidadxs: Pietro Kosta, Mel Ferrari

O programa traz, durante o período de isolamento social, indicações de leituras, cursos, palestras e projetos que tem se desenvolvido e que vocês precisam conhecer. Em formato de LIVE, o Museu de Arte Contemporânea promove uma conversa com as pesquisadoras do Projeto Mulheres nos Acervos (@mulheresnosacervos), que busca observar as artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre, e com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, que irá apresentar a exposição “47% | Artistas mulheres no Acervo do MACRS”.

MINI BIOS

Pietro Kosta

Artista, bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Atua como Arte-Educador no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS.

Mel Ferrari

Mel Ferrari é historiadora da arte e produtora cultural que integra o projeto “Mulheres nos Acervos”. É mestranda da PGEHA-USP. Foi curadora de exposições em diversas instituições de Porto Alegre. Trabalhou no núcleo de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Produz a Papelera Feira de Arte Gráfica e é coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul. “Mulheres nos Acervos” é uma pesquisa colaborativa desenvolvida a partir de 2018 pelas pesquisadoras de história da arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mélodi Ferrari e Nina Sanmartin. O objetivo do projeto é apresentar dados quantitativos que dimensionem a presença da produção de artistas mulheres dentro das instituições públicas de artes visuais presentes na cidade de Porto Alegre.

Andrea MAC Dalveroni

Andrea Dalveroni é graduanda em Artes Visuais (IFCE) e estudou Belas Artes em um intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. É arte educadora do MAC Dragão onde realiza mediações em inglês e oficinas com pesquisa em memória sensorial e afetiva.

08 de julho (quarta)

LIVE “Narrativas sobre acessibilidade a museus – Projeto Acesso: formações, práticas e educação”

Horário: 16h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS, através da Central de Intérpretes de LIBRAS do Ceará (CIL)
Mediação: Márcia Bitu Moreno (gestora do Museu da Cultura Cearense)

Convidados: Bárbara Cunha, Sara Nina e Natália Maranhão

Neste debate da série Narrativas sobre Acessibilidade a Museus, o Museu da Cultura Cearense promove um reencontro para refletir sobre práticas museológicas e conexões, em conversas com ex-educadoras do Museu que participaram das atividades de gestão, formação e mediação do projeto Acesso, no período de 2008 a 2013. Um momento oportuno para conhecer o significado das experiências vividas, o processo que culminou em pesquisas acadêmicas e práticas no campo da acessibilidade e inclusão e para suscitar debates atuais e fecundos sobre museus para o desenvolvimento humano e social.

MINI BIOS

Márcia Bitu Moreno é graduada em Ciências Sociais pela UFC, Especialista em Gestão Pública (UECE), Máster em Educación y Museos: Patrimonio, Identidad y Mediación Sociocultural (Universidade de Murcia, Espanha). Tem experiência na gestão de projetos socioculturais para jovens moradores de bairros em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza. Criadora de ações sociomuseológicas que integram o Núcleo de Mediação Sociocultural do Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tais como Projeto Acesso, Projeto Museu e Cidadania Cultural e Museu Patrimônio de Todos. Atualmente é gerente do Museu da Cultura Cearense e coordena ações do projeto Acesso para inclusão de pessoas com deficiência).

Bárbara Cunha
Licenciada em História (UECE), Especialista em Educação Inclusiva (UECE), Especialista no Ensino de Libras (FIAR) e Mestre em Educação (UFOPA). Foi educadora Museal e Coordenadora do Núcleo Educativo do MCC Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura);

Natália Maranhão
Licenciada em História e especialista em Gestão Cultural. Há 12 anos desenvolve projetos para Museus e Espaços Culturais, nos setores de Ação Educativa e de Gestão. Atuou durante 6 anos como Educadora Museal, produtora e depois gestora do Sobrado Dr. José Lourenço e em vários Editais da Secretaria de Cultura do Ceará como parecerista e responsável pela produção de instrumental de pesquisa, formação e capacitação de pesquisadores e avaliadores em ciclos tradicionais da Cultura Cearense, como o Carnavalesco e o Natalino.  No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura atuou no MCC – Museu da Cultura Cearense – como Educadora Museal, Mediadora Cultural, assistente do Projeto Acesso e assistente do Projeto Comida. Atualmente integra o Programa Educativo Gente Arteira, como orientadora pedagógica, na Caixa Cultural Fortaleza);

Sara Nina
Nasceu em Fortaleza, é formada em Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE, especialista em Educação Inclusiva pela UECE e mestre em Artes Visuais pela UFPB, com pesquisas que giram em torno da mediação inclusiva em espaços expositivos. Foi estagiária do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de 2009 a 2011, tendo trabalhado diretamente com o Projeto Acesso e ações de inclusão nos dois museus do CDMAC).

 

LIVE Diálogos Itaú Cultural

Horário: 17h

Local: canal do Itaú Cultural no YouTube (www.youtube.com/itaucultural)

Ingressos: Gratuito | Acessível em LIBRAS

Mediação: Eduardo Saron (Itaú Cultural)

Convidados: Marcelo Araújo (Instituto Moreira Salles) e Paulo Linhares (diretor presidente do Instituto Dragão do Mar)

No programa semanal Diálogos Culturais, Eduardo Saron, dirigente do Itaú

Cultural, conversa com personalidades do universo da cultura brasileira de diferentes áreas de expressão e regiões do Brasil. A cada semana, Saron escuta cada interlocutor sobre as suas perspectivas para o futuro sob o ponto de vista da gestão cultural, economia da cultura e política para as artes. Procura, também, conversar com eles sobre as instituições, grupos, coletivos e projetos de que fazem parte e sobre as suas vidas e trajetórias.

No dia 8, segunda quarta-feira do mês, Saron conversa, no formato live, com Marcelo Araújo, museólogo, arquiteto e atual diretor-geral do Instituto Moreira Salles, que também dirigiu importantes instituições da cidade, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, e presidiu o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) e a Japan House São Paulo, além de ter ocupado o cargo de secretário de estado da Cultura de São Paulo. Seu par, neste dia, é Paulo Linhares, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e fundador, diretor e presidente do Instituto Dragão do Mar, organização social que administra 10 instituições de criação e difusão cultural e conhecimento, entre eles o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Linhares, também foi deputado estadual e secretário da Cultura do Estado do Ceará.

Todos os Diálogos Itaú Cultural são transmitidos pelo site www.itaucultural.org.br e a página

no YouTube da instituição www.youtube.com/itaucultural  – quando têm o formato live,

podem ser acompanhados também pelo seu FaceBook www.facebook.com/itaucultural.

 

11 de julho (sábado)

Lançamento Sessão “O Que Vem a Seguir“

Horário: 11h

Exibição no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)

Classificação: Livre

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, lançará, no próximo dia 11 de julho, às 11h, nova sessão online gratuita, o sétimo e último da coletânea “De Olho no Céu”. O programa é indicado para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido no site do Dragão do Mar www.dragaodomar.org.br.

A série “De Olho no céu” é composta por 7 episódios sobre história da utilização do telescópio desde sua invenção até os dias atuais, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos que Galileu apontou pela primeira vez o telescópio parac o céu e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009.