Portal Cultura Dendicasa atinge a marca de 300 conteúdos disponíveis

26 de junho de 2020 - 14:32 # #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa. São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

O Portal Cultura Dendicasa atinge a marca de 300 conteúdos disponíveis de arte e cultura cearense. Seguindo um calendário semanal de postagens, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 26/6, mais 80 conteúdos que estão a um click da população cearense no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Os conteúdos disponibilizados on-line e gratuitamente pela Secult foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Confira a lista dos 80 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

Oração das seis horas: Pela vida das mulheres em isolamento (Artes Integradas)

O trabalho tem como objetivo pensar a vida e a vulnerabilidade de mulheres da periferia em condição de isolamento social, devido à crise provocada pelo Coronavírus. O trabalho revela o cotidiano de uma mulher em uma comunidade periférica, trabalhando a poesia contida na simplicidade do lar, mas revelando, também através de metáforas imagéticas, a situação de vulnerabilidade a que a mesma está exposta. Revelando o encontro dessa mulher consigo mesma e com o sagrado, que mobiliza a sua luta pela sobrevivência. A repetição de movimentos, cantos e preces querem levar o espectador a lembrar de tantas mulheres vitimizadas, fazendo relacionar-se de alguma maneira com essa ação: seja virando o rosto, seja olhando, seja cantando, seja acompanhando a procissão. O trabalho conta com a atuação de Liana Cavalcante e com direção e imagens de Hesse Santana.

Plantão de Utilidade Lúdica (Artes Integradas)

No isolamento social, pelo bem da saúde pública, oferecemos, na sua casa, o Plantão de Utilidade Lúdica. Arte e saúde em tempos de quarentena com a dupla de palhaças MariAna no desafio de cuidar da alegria da humanidade.

Mãos que criam arte (Artes Integradas)

O projeto “Mãos que criam arte” apresenta um vídeo que foi produzido por Douglas Monteiro, neto da Mestra Maria de Lourdes, natural de Juazeiro do Norte, reconhecida pelo seu trabalho artístico com o barro cozido. A proposta de revelar ao público não apenas o artesanato em barro como um produto de uso, mas como uma forma de arte que encerra um sistema complexo, uma rede de saberes, indo além da sua função utilitária ou decorativa, representando uma das formas de materialização da memória e de tradições mantidas por artesãos deste sertão. O vídeo é composto de um documentário e com fotografias onde são faladas e mostradas as etapas de produção das peças de barro: da preparação do barro, modelagem até a peça finalizada, como também a vida e a história da Dona Maria Candido.

Leitura Videocênica (Artes Integradas)

Leitura Vídeocênica “Se Os Tubarões Fossem Homens” é uma narração do texto de Bertolt Brecht feita por Otton Natash, que junta elementos cênicos com efeitos de vídeo dando ênfase ao poder da obra literária. Um vídeo experimental, que conta a forma organizacional da suposta sociedade marinha caso os tubarões tivessem a mesma racionalidade dos homens.

Meta-Arquivo (Artes visuais)

Como construir um arquivo?”, “como torná-lo público?” e “como falar do trauma?” Como construir memória a partir deles? Mergulhar nos quase cinquenta anos de história do grupo Crítica Radical. Nos arquivos e sobre a memória viva dos integrantes, O Crítica Radical (CR) formou-se em Fortaleza (CE), no final de 1973. Teve importante papel na fundação do Movimento Feminino pela Anistia, nos anos 1970, essencial para a formulação da Lei de Anistia, de 1979. Várias integrantes do movimento fundaram, posteriormente, a União das Mulheres Cearenses, ainda ativa, que luta contra a violência de gênero, contra o feminicídio e pela solidariedade às vítimas de violência e suas famílias.

Casa do Espanto (Artes visuais)

O curta é uma performance da produção artística em freestyle realizada em um casarão sem uso, localizado próximo à Praia de Iracema, que apesar de estar abandonado, se torna um lar de várias pessoas representando até um castelo para muitos que ali passam uma noite.

Cine Portas Fechadas (Audiovisual)

“É uma ação online em formato de podcast que tem como objeto a divulgação-comentada de filmes (curtas-metragens) do cenário periférico de produção audiovisual. As motivações do projeto se assentam na possibilidade de comunicar sobre obras audiovisuais do circuito periféricos e evidenciando “novos autores” oriundo de contextos comunitários, periféricos, interioranos, de baixo orçamento e também filmes com temática LGBTQ.
Ficha técnica:
Pesquisa: Erick Sousa
Concepção e curadoria: Karoline Nunes.
Produção: Karoline Nunes e Erick Sousa
Edição: Erick Sousa”

Cine-vídeo Berradeira Virtual (Audiovisual)

O projeto proposto se trata de uma ferramenta valiosa de comunicação que será usada no presente e no futuro para nos remeter a importantes lembranças do nosso lugar. Se por um lado a comunicação virtual aproxima, ela também nos afasta quando não temos acessibilidade e conhecimento da nossa história. O projeto visa resgatar a cidadania, a história e o interesse por conhecer virtualmente e, através de vídeos, a história de um lugar que chamou-se Berradeira, Parada e, por fim, Distrito de Engenheiro José Lopes, este localizado na cidade de Senador Pompeu CE e que é terra de gente humilde, honesta e cheia de culturas, mas que precisa, urgentemente, de um resgate histórico cultural para melhorar a autoestima, o resgate da cidadania e a busca eficaz de sonhos e projetos para mudança de vida.

Afogamento a Seco (Audiovisual)

O Projeto “Se afogando no seco” trata-se de um material audiovisual que está sendo produzido, de maneira isolada, tratando de questionamentos pessoais do artista “Guilherme Tx”, de maneira atípica, sentindo o que o isolamento está trazendo ao seu corpo e sua mente…

O mundo através do perceber: Arquitetura ao Audiovisual (Audiovisual)

A aula visa dar uma primeira aproximação para os interessados em Cinema e vídeo, tendo como processos didáticos explanação e exemplificação do surgimento e desenvolvimento das artes visuais, indo das pinturas rupestres às obras cinematográficas.

A Quarentena do Silêncio (Audiovisual)

Performance Virtual que articula linguagens artísticas, para discutir a quarentena como uma oportunidade de refletir sobre o isolamento imposto às pessoas surdas pela sociedade, em qualquer tempo. Trabalho artístico acessível, que convida à reflexão sobre isolamento social, empatia e inclusão.

Bacamarteiros de Led (Audiovisual)

Trazendo como referência a cultura, organização e coragem do povo nordestino, o filme “Bacamarteiros de led” reúne um conjunto de imagens e áudios, através da técnica da colagem, que buscam retratar o alinhamento das diversas narrativas e experiências dos povos marginalizados do interior do Nordeste.

Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! (Circo)

O palhaço Sorriso traz a divertida História João e o Pé de Feijão, numa Contação lúdica e super divertida. Na história, João compra três feijões que segundo um velhinho lhe deixaria rico. Em meio a muita diversão, o personagem aprende o valor da obediência e destaca a importância de lavar as mãos.

Vivência em Acrobacia de Dupla – DENDICASA (Circo)

A companhia visa compartilhar a experiência na arte da acrobacia de dupla, ajudando no desenvolvimento da concentração, cumplicidade, sensibilidade e cooperação através de exercícios práticos. Os artistas levam o lúdico do circo para os integrantes, fazendo-os experimentar as capacidades físicas e habilidades motoras básicas. O intuito é usar a acrobacia como um agente importante no desenvolvimento da ritmicidade, responsabilidade, confiança e compromisso.

Puft, Paft, Zoom (Circo)

“Sirigaita Dom Quixita e Hermetitica estão abrindo a casa e o jogo nesta transmissão virtuholística exibida na “”TV pif, paf, zoom””. Dois canais abertos a um colosso de fenômenos do imaginário criativo das personagens e suas mirabolâncias de sentidos, lidando constantemente com as interferências externas, fazendo destas a composição da metáfora que se desdobra em torno de borogodós, trocadilhos, efeitos visuais e uma idéia em comum: a estrutura e a configuração del amor.”

Do prato à mesa (Cultura alimentar)

Do prato à mesa” desenrola-se através de uma conversa entre dois amigos de curso, que têm em comum o sentimento de afeto pela cozinha e pela culinária e aspectos culturais do Ceará. Esse Estado que carrega uma história tão rica em costumes e valores, se destaca bastante pela sua cultura alimentar. Mostramos, então, o processo de preparo de um prato elaborado por nós e que traz a valorização de dois insumos de grande importância para a gastronomia da terrinha: o caju e o queijo coalho. Dessa forma, o vídeo promove uma breve experiência pelos sabores do Ceará.

Bócumê Dend’agua (Cultura alimentar)

“Bócumê dend’água surge da pesquisa realizada, em 2019, no litoral cearense, tentando entender um pouco das influências do mar e mangue na alimentação de comunidades litorâneas e ribeirinhas, como o Cumbe e Caetanos, CE. As experiências culminam numa receita de vatapá de arraia.”

Audiovisual indígena: os Kariris de Umari (Cultura indígena)

Saberes e sabores: os indígenas cariris (r)eXistem é um dos nossos primeiros registros audiovisuais acerca das práticas, memórias e saberes ancestrais de nossa comunidade indígena Kariri, situada na região conhecida como Umari, na Chapada do Araripe, distrito de Monte Alverne, zona rural da cidade do Crato/CE. Nossa comunidade está organizada também como Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas e, com o apoio de outros artistas colaboradores, idealizamos e criamos esse documentário como forma de DEMARCAÇÃO simbólica de nossas (r)eXistências.

Visita Virtual ao Museu Indigena Jenipapo Kaninde (Cultura indígena)

O Projeto se propõe a ser um passeio virtual ao Museu Indígena Jenipapo Kanindé para compor a programação especial de difusão em plataformas digitais, durante o período da pandemia COVID 19. O Museu Indígena é responsável por apresentar aos visitantes indumentárias, artesanatos e utilitários representativos da etnia Jenipapo kanindé. É responsável por conservar, pesquisar e expor ao público um acervo etnográfico e etnológico composto por adornos plumários, indumentárias, armas, artefatos de ritual mágico, cerâmicas, instrumentos musicais, tecelagem, trançados, utensílios, etc, além do material fotográfico retratando o cotidiano da aldeia. É o museu de gestão comunitária. Uma potencial ferramenta de reconstrução da memória, contribuindo no processo de reelaboração e fortalecimento da identidade étnica, mobilizador político e educacional.

Oficina de produção de peças e indumentárias indígenas (Cultura indígena)

A arte indígena compartilhada pelo educador indígena Carlinho Pitaguary por meio deste vídeo traz, de forma simples, os saberes e costumes na prática da produção de peças artesanais indígenas. O vídeo é uma mostra resumida do trabalho desenvolvido pelo educador nos espaços socioculturais e educativos nas comunidades indígenas do Ceará.
A força da Encantaria: Grafismo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú A oficina “ A força da Encantaria: Grafismo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú” é facilitada por Mateus Tremembé, indígena, artista, ativista e coordenador do Ponto de Cultura Recanto dos Encantados do Povo indígena Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca, Ceará. O grafismo indígena é uma expressão artístico e cultural que traz elementos das cosmovisões e das relações com os antepassados e encantados do território.

Contos e Mitos Jenipapo Kanindé (Cultura indígena)

O projeto “Contos e Mitos do Povo Jenipapo Kanindé” tem como objetivo divulgar, através da mídia, nossas histórias, fortalecendo cada vez mais a nossa cultura. E aqui quero agradecer à Secult pelo apoio dado a nossa cultura.

De minha casa para a sua (Cultura popular e tradicional)

DE MINHA CASA PARA A SUA! com Poeta José Saraiva de Aurora.Este projeto tem a finalidade de informar a sociedade sobre a pandemia do coronavírus, alertando a população diante desse grave problema que enfrentamos no momento, dando orientações de como evitarmos a proliferação do vírus. Enfatiza também o trabalho do governo do nosso estado, assim como o trabalho ministério da saúde do país. Permite ainda ao público de sua casa acompanhar o nosso trabalho cultural, pelos meios sociais, promovendo a interação do artista popular com o povo que pode acompanhar virtualmente.

Apicultura cearense nosso ouro do sertão (Cultura popular e tradicional)

O filme “Apicultura Cearense Nosso Ouro do Sertão” traz uma narrativa em literatura de cordel na qual o autor apresenta o cotidiano da vida do apicultor, unindo cultura popular a um leque de informações sobre essa atividade que, ao mesmo tempo que difícil, é também brilhante.

Aboio Prosas e Memórias (Cultura popular e tradicional)

“A Mestra da Cultura Popular Dina Martins apresenta “Aboio Prosas e Memórias”. Contando, cantando e encantando com suas histórias e relembrando encontros com amigos e personalidades. Entre um aboio e outro, podemos conhecer a história do vaqueiro do Sertão de Canindé.”

Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira (Cultura popular e tradicional)

O Coco de Praia do Iguape, do Mestre Chico Casueira, propõe apresentar essa rica manifestação cultural de origem afro-indígenas, contando sua origem, mostrando os instrumentos utilizados, ensinando seu sapateado e finalizando com imagens de uma apresentação do grupo realizada na própria comunidade.

Festival Cultura DendiCasa 04 2020 (Cultura popular e tradicional)

O projeto é um vídeo de 3 minutos, em que eu e minha amada e querida viola fazemos uma apresentação cantando um repente, de minha autoria, sobre a situação do mundo frente à pandemia do Coronavírus. Ao final, aproveito pra chamar atenção e faço um apelo para que aqueles a quem o vídeo alcançar, para que sigam as recomendações dos órgãos de saúde pensando em quem ama.

Drama meu de cada dia (Cultura popular e tradicional)

Apresentado por Mestra Ana o espetáculo contagia o público pela simplicidade e habilidade. Assim, cantando e dançando, a dramista desenvolve a linguagem dramática e consegue mostrar o cotidiano da comunidade, seus costumes e tradições. O repertório musical é montado a partir de músicas repassadas de geração para geração. São melodias engraçadas, que falam de figuras folclóricas e expõe situações do cotidiano da comunidade, trazem historias que nos remontam ao período da colonização com figuras de índios, colonizadores e coronéis, numa linguagem simples, instigando a criatividade e o imaginário popular.

Onde tudo começou! (Cultura popular e tradicional)

Através do teatro mágico dos bonecos, é narrada de uma forma direta a história de Chen, um jovem que vê a rotina de sua vida mudar pelas medidas de contenção, isolamento social e comportamento causados por uma pandemia. O roteiro aborda a contaminação da nossa saúde através da alimentação, tendo como tema não só o caso do caso do covid- 19, mas também, de forma geral, outras doenças .

Home office (Dança)

Home office é literal. Não tem subjetividade, é físico.
Direção: Cleidiane Neves e Natália Beserra
Produção: Cleidiane Neves e Natália Beserra
Intérprete-criadora: Natália Beserra

O Breaking não para (Dança)

Documentário informativo sobre um grupo de bboys que trabalham na rua, apresentando shows na beira mar de Fortaleza. Propõem relatar através deste vídeo os bastidores de um grupo autônomo e profissional, apresentando as adaptações sofridas em um contexto de isolamento social.

Dança Com a Língua Solta (Dança)

Este vídeo, e mais outras lives que ficarão disponíveis, fazem parte do projeto “Dança Com a Língua Solta”, contemplado no Edital Cultura Dendicasa, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará SECULT-CE, 2020. Iniciamos o projeto com uma conversa descontraída com Clara Pinto (Belém), diretora da Escola de ballet Clara Pinto, sobre histórias e temas relacionados à dança produzida em Belém e no Ceará. Acompanhem os demais vídeos com convidados que fizeram e fazem a história da dança no Ceará. Este projeto tem como objetivo resgatar fatos e momentos importantes sobre a construção da história da dança no estado do Ceará.

TUTORIAL FAVELA com as Princesinhas do Passinho (Dança)

“As Princesinhas do Passinho lançam mais um TUTORIAL DE FAVELA! As meninas dão dicas de como dançar brega funk, estilo musical em alta no Nordeste. ‘’Aviãozinho’’, ‘’ombrinho’’ e o ‘’passinho’’ são alguns dos passos apresentados.
*a 3ª integrante Thaysinha não participou para seguir recomendações de isolamento social ”

Os Movimentos Básicos dos Principais Ritmos Brasileiros da Dança de Salão em 2020 (Dança)

Este curso é um meio de ensino da dança de salão durante o atual estado de pandemia. Consiste em um curso de dança, apresentado através de vídeo aulas, demonstrando de forma didática e simplificada os passos básicos dos três principais ritmos de dança de salão hoje no Brasil: forró, samba e zouk.

Documentário: Processos de Criação, formação e gestão. Modos de existir/resistir arte no Interior. (Dança)

O projeto é um vídeo-documentário no qual o arte-educador, bailarino e coreógrafo Cléber Alves conta sua história, seus processos de formação e fala sobre sua carreira na dança desenvolvida no interior do Ceará, mais precisamente no município de Itapajé. O seu discurso aborda temas como: criação, formação e gestão, como existir/resistir fazendo arte/dança no interior.

E Depois? (Dança)

“E Depois?” é uma criação de dança em vídeo a partir de uma carta para um Mundo que acabou. Um encontro seguro de artistas, o desejo de trazer questões quanto a estar só e de como criamos nesse momento de isolamento. Mais uma vez danço palavras como trilha sonora de mim mesma, em minha Dança desabafo.

Técnicas de Parkour Aplicadas a Dança (Dança)

“Técnicas de Parkour Aplicadas a Dança” é uma aula que utilizará das técnicas de parkour como forma de explorar e desafiar os limites do corpo, dando forma e ressignificando espaços e movimentos. O parkour é uma prática corporal urbana na qual o praticante utiliza de seu próprio corpo para ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos e, atrelado à dança, tem o objetivo de desenvolver e explorar novas possibilidades de movimentação.

Prosa Dendicasa – Escritos de Quarentena (Literatura)

Madame apresenta o ” Prosa Dendicasa – Escritos de Quarentena “. Nesse projeto, poesias e crônicas escritas por ela no período de quarentena. Os vídeos abordam temáticas do cotidiano das periferias, durante o período de isolamento social, mostrando através da literatura, os impactos e mudanças causados em nossas rotinas com a presença do COVID-19 em nossas comunidades.

Na Contracorrente da Produção Artesanal (Moda)

“Na Contracorrente da Produção Artesanal” é um projeto que se propõe a conversar sobre e aprofundar filosofias dos ofícios manuais, a partir de trabalhos de moda cearenses. Nele é possível e relevante relacionarmos o tempo de feitio com questões ambientais e ecológicas. Assim, convido Angélica Freitas e Piera Cysne, das marcas ‘Todos os Poemas’ e ‘E dominga’, respectivamente, para uma conversa virtual com o trabalho da marca ‘Borandá’.

Flauberto – Travessia (Música)

Travessia é um compilado de poemas e canções, de autoria de Flauberto, que versam sobre o momento de ressignificação que atinge o pensamento sobre nós mesmos e, sobre o mundo, diante do distanciamento e isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 (Coronavírus).

Filhos do Aquiraz – Acústico (Música)

O Projeto “Filhos do Aquiraz – Acústico” mostra o artista Ismael Amorah, natural da cidade de Aquiraz, interpretando canções em um contexto de difusão em plataformas digitais durante o período de isolamento/distanciamento social, trazendo de forma direta a produção musical e o protagonismo da juventude que faz música na cidade de Aquiraz-CE.

Ancestralidades – Micaela Gomes (Música)

“A cantora Micaela Gomes apresenta o show “”Ancestralidade”” e vem, através de suas composições e da suavidade de sua voz, homenagear as entidades dos cultos religiosos de matriz africana e seus significados. Costurando o repertório desse home show, intercalam-se histórias e curiosidades de cada criação, tornando essa simbólica homenagem musical em uma espécie de contação de histórias/show.

LPO – Ensaio em Casa (Música)

Enquanto ainda não podemos nos encontrar na rua, te convido a participar do nosso ensaio dentro de casa. Na expectativa de muito em breve nos encontrarmos nos palcos e/ou nas ruas para trocar aquela energia, chega mais e participa desse momento, dessa preparação, desse aquecimento.

À Beira Mar (Música)

O show online “À Beira-Mar” vem trazer, em uma proposta inovadora e adequada ao período de isolamento social ao qual estamos submetidos, um resumo de alguns espetáculos com orquestra, vozes e outros recursos artísticos, dirigidos e arranjados recentemente por Thiago Mendonça. Com o auxílio dos chamados “vsts” (instrumentos virtuais) o músico cria uma “banda virtual” que lhe acompanha na execução de novas leituras de clássicos de aclamados compositores cearenses, tendo como base os arranjos confeccionados outrora para os espetáculos “Clássicos Populares: À Beira Mar” e “História das Canções: Raimundo Fagner”.

Podcast Barulhinho Delas (Música)

O recorte na produção feminina parte do entendimento de que, ainda que a criação das artistas mulheres seja intensa no campo da música, mesmo assim, os festivais de música têm apresentado pouco equilíbrio entre homens e mulheres na sua programação e nos espaços técnicos de atuação. O Podcast Barulhinho Delas discute esse tema que perpassa a produção musical feita por mulheres, tendo como convidadas Lorena Nunes, Banda Pulso de Marte, Mona Gadelha, Luiza Nobel e Banda Ouse.

Acordeon Inversos (Música)

Acordeon Inverso, do músico Jair Dantas, traz através do acordeon músicas do nosso consagrado ritmo forró, que é uma das mais antigas manifestações culturais nordestinas, desde suas raízes até suas ramificações. O acordeon tem sua contribuição na diversidade cultural brasileira. O ritmo tradicional, apresentado por Luiz Gonzaga, que resiste até hoje no trabalho de grandes artistas, que retratam das mais diversas formas a autenticidade da música popular brasileira.

Show do Maestro (Música)

Programa que resgata músicas do passado trazendo informações e curiosidades sobre os autores e intérpretes.

Samuel Rocha (Música)

Do ato de bordar e costurar melodias paralelas à música, resultante dos contrapontos do violão sete cordas, Bordando o Sete surgiu para dar tema à música feita por Samuel Rocha em homenagem aos grandes violonistas sete cordas do Ceará e do Brasil. Em 2017, a composição deu forma ao projeto Bordando o Sete, no qual o músico explora as várias facetas do instrumento em suas composições que passeiam por diversos gêneros musicais.

Projeto Raízes: entre letras e canções (Música)

O show Raízes é um diálogo entre as letras e canções dentro dos processos criativos do cantor e compositor cearense Riccelly Guimarães, em uma gama de canções recentes do artista. As raízes destes processos sustentam-se nas bases da literatura popular e universal, que vão desde os cantadores repentistas nordestinos até os escritos quase sonoros de Saramago e Guimarães Rosa. As canções que compõem o espetáculo são ramificações de textos escritos ao longo dos últimos dois anos.

Danilo Pegada IN CASA (Música)

O vídeo musical tem o objetivo de levar o forró ao público, com um repertório que conta com canções autorais, músicas da atualidade e canções que marcaram épocas (como Forró das Antigas e Luiz Gonzaga). Com tudo isso, levamos aquele forró dançante e cheio de alegria, com uma pegada que surgiu no vale do Jaguaribe.

Processo Criativo do Grupo Oigá (Música)

Apresentação em forma de conversa sobre como funciona o processo criativo e de produção de conteúdo digital do grupo Oigá. O grupo Oigá é um grupo cratense, resultado da união trina dos músicos Leone Frazão, Rômulo César, e Wesley Santana; multi-instrumentistas, amantes das artes, aprendizes constantes, e irmãos filhos de uma mesma mãe: a música. Mergulham numa pesquisa sobre a música instrumental, mesclando características da música brasileira com os timbres e as particularidades do violoncelo, do violino e da percussão.

Poéticas da Tianguá (Música)

Poéticas da Tianguá revisita o trabalho de Letícia Marram com Gigi Castro homenageando a casinha no bairro Vila União, onde nasceram os grupos: Feito em Casa, Flor Amorosa e Não Insistas, Rapariga. Apresentam canções próprias, versões e clássicos da MPB e do Choro, por duas musicistas cearenses.

Expressão Nordestina DENDICASA (Música)

O projeto “Expressão Nordestina” resulta do encontro Mylla Torres, cantora e compositora quixeramobinense, e Geraldo Ferreira, sanfoneiro e compositor quixeramobinense. Tem a intenção de valorizar e resgatar canções que retratam a vida no sertão e o amor nordestino, independente de raça ou sexo, e que já estão engavetadas, pelo crescimento atual da música brasileira. O sertão tem muito a oferecer, e nada mais justo do que valorizar nossos ritmos e nossa história, traduzida em canções por grandes compositores como Luiz Gonzaga, Amelinha, Dominguinhos, Fagner e Fausto Nilo. Além das músicas dos grandes compositores e intérpretes dos sertões, o projeto reúne canções autorais e criações dessa parceria de Geraldo Ferreira e Mylla Torres. O projeto expressão nordestina rendeu um disco gravado no home estúdio do sanfoneiro Elias Mearim, com mais de 500 plays no SUA MÚSICA. Devido toda a dedicação, esse projeto viajou pelas cidades do sertão central cearense, como Banabuiú, Quixadá e Boa Viagem. O Expressão Nordestina DENDICASA traz um pocket show enriquecedor. Esse projeto cultural é um show voz e violão com a intérprete Mylla Torres cantando um repertório, exclusivamente, nordestino.

Deslizando na Canção Dendicasa (Música)

Por meio do “Festival Dendicasa” o cantor e compositor cearense Marcos Lessa apresenta seu show “Deslizando na Canção”, dirigido por Roberto Menescal e gravado no Cineteatro São Luiz. Reúne no repertório clássicos da bossa nova e canções inéditas de compositores cearenses.

O Gaiteiro do Boi Pai do Campo (Música)

“O gaiteiro do Boi Pai do Campo” mostra a sonoridade da gaita pífano. Instrumento de sopro secular indispensável para a cultura tradicional do bumba meu boi do vale do Jaguaribe.

Edson Cley – know-how de um Músico (Música)

Mostra que apesar do distanciamento social, é possível aproximar-se do público por meio das redes sociais. O vídeo pretende levar entretenimento às pessoas, buscando valorizar a boa música, dando ênfase aos compositores nordestinos e, em especial, aos cearenses.

Pé de Cajazeira Grupo de Choro (Música)

“O grupo Pé de Cajazeira, formado em abril de 2020 em meio a pandemia do coronavírus vivida no mundo, foi um meio que três amigos encontraram de mudar a rotina fazendo música. A origem do nome é uma alusão ao primeiro dia em que o grupo se reuniu, embaixo de um pé de cajazeira, para fazer um vídeo para o Cultura Dendicasa, do Governo do Estado do Ceará. Até então os encontros tinham sido apenas virtuais, por medida de prevenção ao coronavírus. O repertório do grupo é composto de chorinhos clássicos e atuais, executados por um trombone, uma flauta transversal e percussão.”

Forró da Terceira idade (Música)

“Arrochados do Forró em seus 18 anos de estrada encaram o desafio de um novo formato de Festival, gravar um vídeo para colaborar com o entretenimento e diversão em tempos de quarentena, uma vez que por motivos de força maior a Tour Portugal fora cancelada devido uma forte pandemia afetando o mundo inteiro.
Arrochados do Forró é figura carimbada no São João de Maracanaú, sendo homenageados em 2019 na Assembleia Legislativa do Estado Ceará pela importância de serviços prestados e dedicados a Cultura.

Banda Bregaria – Música Brasileira das Antigas Dendicasa (Música)

Vivemos um momento histórico, no qual o cuidado com a saúde é valorizado como poucas vezes antes visto. Considerando a atual situação de pandemia, a Banda Bregaria aposta na música e na irreverência como aliados no tratamento da mente e alma. O Vocalista, Marcelo Freire, encarna nesta encenação um especialista em tratamentos atípicos para problemas comuns como solidão, tristeza e saudade. No vídeo a banda busca trazer um pouco de informação, música e alegria.

Nonato Lima – Brasiliando (Música)

O show “Brasiliando” tem com como ideia principal mostrar o poder do acordeon em sua versatilidade no modo de compor músicas brasileiras, sem perder sua essência, abrangendo vários estilos e toques modernos.

Batuque em Casa (Música)

Já pensou em despertar sua musicalidade? Esse projeto vem para dar um pouco de conhecimento sobre as origens dessa arte tão encantadora e despertar o instrumentista dentro de você, usando as coisas ao seu redor e dando um brilho pra sua vida em tempos de quarentena.

Serenata Virtual: uma declaração de amor à Fortaleza (Música)

Não é de hoje que se fazem serenatas para cantar e honrar o nosso amor. Pensando neste afeto, e no desejo do encontro à distância, a artista Luiza Nobel nos demonstra seu amor pela cidade de Fortaleza. “Serenata Virtual: uma declaração de amor à Fortaleza” propõe-se a ser um canto afetuoso com a cidade em tempos onde o medo parece querer tomar conta de nossos corações, é um canto de vamos sobreviver e sairemos mais fortes desta fase.

“Parahyba e Cia. Bate Palmas – Tocando Entocados (Música)

Parahyba e Cia. Bate Palmas – Tocando Entocados” apresenta um show virtual de cultura popular, com toques da música universal contemporânea. O novo formato atende às necessidades do isolamento social decorrente da pandemia e é uma resposta do espirito artístico libertador.

Cordel em Harmonia (Música)

O vídeo “Cordel em Harmonia” é uma ideia que une informação e prevenção num mesmo conteúdo, chamando a atenção para uma linguagem acessível a todos os públicos. A proposta traz elementos da cultura popular nordestina, extraindo um texto em cordel que dialoga com uma harmonia em forma de repente. A linguagem traz, de modo criativo, frases de efeito que retratam as formas de transmissão, sintomas e as medidas de prevenção para o enfrentamento da COVID 19, alertando à população sobre a importância de ficar em casa e os cuidados necessários em tempos de pandemia.

A Música de Câmara do meu “País” Ceará! (Música)

Este projeto tem o objetivo de difundir a música de Câmara através de composições autorais de jovens compositores cearenses. O Ceará Brass Quinteto toma frente deste projeto e apresenta um concerto repleto de elementos musico-regionais, a começar pelo título da peça executada, “Farinhada”, composta por Wellington Sousa. O ceará Brass é formado por Emerson Pereira (trompete), Jean Carlos (trompete), Williane Sousa (trompa), Djacir Vasconcelos (trombone) e Caio Ramires (tuba).

Jéssica Modestho – Canta o Nordeste (Música)

O presente projeto Jéssica – Canta o Nordeste busca, por meio de músicas, retratar a história do Nordeste, fazendo também a utilização de literatura de cordel, xilogravuras e arte estilo xilo, com o intuito de apresentar e fazer conhecer as raízes e riquezas que nosso torrão tem.

A Luz do Meu Forró Pra Você de Casa (Música)

“A Luz do Meu Forró Pra Você de Casa” é uma apresentação em formato voz e violão das principais músicas do forrozeiro, cantor e compositor Leonardo de Luna. A música de Leonardo de Luna tem o poder de encantar, principalmente aos entusiastas do forró autêntico e da cultura nordestina.

A Vibe (Música)

A Vibe é um coletivo que tem com o objetivo difundir as criações de seus integrantes junto a releituras de canções, especialmente, as da música popular brasileira. O grupo transmite um repertório essencialmente de canções contemporâneas de compositores cearenses, que se relacionam com elementos da cultura do interior, como a sonoridade, o linguajar, as comidas e as peripécias comuns do sertão do Ceará.

A Linha do Tempo – Uma Leitura Dramática Animada (Outra)

Minissérie de animação, de Fernando Lira, em cinco episódios, que trata de um menino que deseja apressar o tempo das coisas. Um velho lhe dá uma bola mágica, com a linha do tempo, à medida que o menino puxa a linha, mais o tempo passará. Com isto, ele terá algumas surpresas.

Oficina de Gestão Cultural – Diagnóstico e Planejamento (Produção cultural)

A Oficina de Gestão Cultural – Diagnóstico e Planejamento é resultante de uma ação desenvolvida pelo Ponto de Cultura Academia das Artes, que foi adaptada para ser realizada por meio de redes sociais nesse momento de isolamento social. A ideia é incentivar os artistas e/ou produtores culturais a aproveitar o tempo de isolamento para se dedicarem ao planejamento e gestão de seus projetos e grupos

Formação em Rede (Produção cultural)

O “Capacitação em Rede” é um projeto que busca, nesse momento de isolamento social, por meio do Cultura DendiCasa, incentivar os artistas, produtores e empreendedores culturais no aperfeiçoamento e aprimoramento da elaboração de projetos para acesso aos recursos públicos destinados por meio de uma mini oficina de elaboração de projetos.

Produção Técnica em Cena (Produção cultural)

Produção Técnica Em Cena é um curso básico de aprendizado, na área técnica e artística. Busca auxiliar alunos desse contexto específico, nas noções básicas de produção. Os alunos aprenderão de uma forma adequada e correta como se organizar em espaços culturais de forma padrão no universo artístico. O curso abordará áreas especificas dentre elas: mapa de palco, mapa de luz, estética de palco, cenotécnica, materiais de segurança e input list .

O Que Ainda Não Tem Nome (Teatro)

A Performance é uma reflexão autoral sobre a quarentena, a partir da Obra de Clarice Lispector. No centenário da autora, procura-se discutir o convívio consigo mesmo, nestes tempos de isolamento social.

Caixa em Forma de Coração (Teatro)

Uma banda de garagem, dois amigos músicos que se conhecem há bastante tempo. Mas durante o ensaio, eles não conseguem se entender. A peça “Caixa em Forma de Coração” busca refletir, com humor ácido e filosófico, a situação do homem atual e de seus círculos de individualidade e conflitos pessoais.

Karyry – terra de Cardinais Teimosas (Teatro)

O texto, escrito pela atriz/performer/dramaturga Bárbara Leite, tenta entender como pensar a relação entre o índice de feminicídio no estado do Ceará e pensar sua existência quanto mulher cidadã. Como uma obra artística fictícia pode ser totalmente influenciada pela realidade da intérprete.

Despejadas (Teatro)

Na busca de estar juntas, mesmo distante, o Nóis de Teatro, convoca todxs para assistir o vídeo comentado sobre o espetáculo Despejadas. Com a direção de Edna Freire, o espetáculo “Despejadas” é a junção de passado, presente e um grito de existência pro futuro. Inspiradas no livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, as mulheres do Nóis de Teatro se colocam em discussão na busca dos paralelos possíveis entre as favelas da autora, no ano de 1960, e as de hoje.

Cartas Para Minhas Filhas (Teatro)

O medo da solidão coloca Gertrude e Efigênia numa roda viva, onde o mesmo ritual se repete num ciclo interminável. Presas a um passado construído de amor e ódio, de vida e morte, elas vivem ligadas por um destino que elas mesmas construíram. Encontram-se todas as quintas-feiras com a finalidade de tomarem o chá das seis. Esposa e amante, chave de um mesmo segredo, se revelam na necessidade de permanecerem juntas, como um mal necessário.

Histórias em Tempos de Quarentena (Teatro)

Através da narrativa de 3 contos populares visamos fortalecer o imaginário infantil com a narrativa oral. A partir da junção da narrativa e do teatro, pretendemos estabelecer uma lúdica relação entre o ator e o ouvinte, permitindo que a fantasia infantil se desabroche ancorada na cultura popular.

A simplicidade da memória coletiva (Teatro)

Esquete teatral de pesquisa em palhaçaria-clown com o palhaço Belicado, interpretado pelo ator Neiberto Almeida, dando voz a criação coletiva de experiências vividas dos atores do Grupo de Teatro Berro do município de Tejuçuoca/Ce. Essa criação rememora as lembranças vividas de um sertanejo que se reencontra com suas memórias em sua casa.

Monólogos em Cena (Teatro)

Monólogos em Cena é um projeto que reúne uma coletânea de monólogos do ator Cearense João sozinho. A maioria dos monólogos são dramas que tocam nas feridas da sociedade, retratando-as de forma artística. Estes baseiam-se em situações cotidianas do interior cearense, preconceito, desigualdades sociais e outros temas recorrentes na atualidade e vividos pelas minorias marginalizadas. Pelo período atual que o país passa, os monólogos são formas de continuar a produzir a cultura sem grandes recursos, pois necessita apenas de uma pessoa atuando.