Cineteatro São Luiz | Programação da semana 29/06 a 05/07

26 de junho de 2020 - 12:03

[Continuada] Visita Guiada Online

Onde: www.cineteatrosaoluiz.com.br

No projeto de Visita Guiada, disponível gratuitamente no site do Cineteatro, o público é convidado a embarcar na história do São Luiz. Para isso, aspectos históricos dos cinemas de Fortaleza são descritos, assim como a trajetória do fundador do Cine: Luiz Severiano Ribeiro. O formato de linha do tempo traz ilustrações, cronologia e curiosidades do período, até chegar na atualidade. Aqui, o público é convidado a adentrar os espaços do equipamento, do Foyer ao Palco, através de vídeos gravados em 360º. A visita online finaliza como a presencial, com convite para conferir um documentário sobre as atividades do Cineteatro ao longo dos últimos anos (desde sua reabertura).

Fotos:

Históricas https://drive.google.com/drive/folders/1Qe4pcs7-of-Ehhwv0vcdEbfVMQJqNyWo?usp=sharing

Arquitetura https://drive.google.com/drive/folders/1IdP84mONguMrgCCVxjqLfLX-nmBcaXyM?usp=sharing

Vídeos 360º: https://www.youtube.com/watch?v=r9g5sKmHyMQ&list=PLa7OPEagylPMBVHTHKc9d4DDPbbiaiu27

30/06 (terça-feira)

21h [Sons do Ceará] “Tão falando por lá” – Pedro Frota

Onde: no Youtube (https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

O cantor, violonista e compositor “Pedro Frota” integra a nova geração da música cearense. Com o trabalho de estreia, o show “Influência”, ocupou os principais teatros e centros culturais de Fortaleza, interpretando canções suas com letras reflexivas e forte influência da tradição da canção brasileira, em uma abordagem jazzística contemporânea.

Em julho de 2019 participou do elogiado espetáculo musical “Somos Todos Nós Assim”, no qual estabeleceu a parceria e amizade com Isaac Cândido e Davi Duarte.

A música “Tão falando por lá” teve direção, roteiro e edição do próprio compositor e contou com a participação de diversos nomes da cultura popular do Ceará, como a Mestra Cacique Pequena, da tribo dos Jenipapo-Kanindé, e o compositor e artista visual Ronaldo Cavalcante. A produção do clipe é de Alda Pessoa.

02/07 (quinta-feira)

20h [Semana do Audiovisual Cearense] “Palmas”, de Edlisa Barbosa

Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense
Direção: Edlisa B. Peixoto | Documentário | Brasil | 2014 | 56 min

Sinopse: Em 1973, movido por interesses de especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza desapropriou 1.500 famílias de suas casas na zona costeira da Capital. Essas famílias foram transferidas para um local sem a mínima infraestrutura de moradia, a mais de 20km de seu local de origem, e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas. Para resolver os problemas socioeconômicos dos moradores, a comunidade criou também a sua própria moeda, chamada de “Palmas”, e o primeiro banco popular comunitário do Brasil.

Fotos: https://drive.google.com/file/d/1U18m1-4JtTkvmIDcbvr3e6CA3H8voQ3t/view?usp=sharing

21h [Sons do Ceará] “Mambembe” – Aborígenes Viajantes

Onde: no Youtube (https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

Formada em 2017, “Aborígenes Viajantes” teve início ao lançar seu primeiro single “Tom Zé”.

Composta por Pepe Alves, Lucas Alves, Ítalo Cardoso e Elly Greiner, a banda traz na bagagem o EP “Uma Janela Pra Segunda”, o single “Mambembe” e o segundo EP, recentemente lançado, “Som, Silêncio e Saudade”.

O videoclipe da música “Mambembe” foi dirigido por Mariana Ellen, com roteiro e maquiagem de Natã Nunes, arte e produção de Amanda Aguiar, Eric Matheus e Wallysson Campos, fotografia de Anne Linhares e edição de Amanda Aguiar, com still de Robsom Petronilli.

O Elenco foi composto por Glen Morais, Wally Menezes, Rafaela Leite, Bianca Medonçaa, Gabriel Viema e Wallysson Campos.

03/07 (sexta-feira)

18h [Exposição] “Para Janaína” de Camila de Almeida

Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

A fé é um dos sentimentos mais particulares da natureza humana. Por mais que se demonstre coletivo nas religiões, há sempre o envolto particular nas orações, nos pedidos, nas preces. E é isso o que essa exposição busca, mostrar o particular destas manifestações coletivas nas festas dedicadas à Iemanjá. As fotos foram realizadas entre 2018 e 2020 em Fortaleza e Salvador.

Nas duas cidades, por causa do sincretismo religioso, as comemorações ocorrem em datas diferentes, quando também é comemorado o dia de nossa senhora na religião católica. Em Fortaleza, no dia 15 de agosto e na Bahia, o já reconhecido 2 de fevereiro.

Por ter intervalo de dois anos entre as fotos, os equipamentos usados para a fotografia são diferentes e as técnicas de edição também se diferem pelos horários. Em Fortaleza no pôr do Sol, e em Salvador, cedinho da manhã.

Camila de Almeida

Publicitária pela Universidade de Fortaleza, fotógrafa profissional desde 2012, trabalhou como fotojornalista para o Jornal O Povo por 6 anos. Atualmente, segue como freelancer fotografando para veículos nacionais como Folha de SP, Revista Cláudia, Istoé e grandes marcas como Itaú, Melissa e Beach Park. Entre publicações, trabalhos comerciais e autorais, segue buscando colocar numa só linha a cabeça, o olho e o coração, como diria um dos mestres fotógrafos Henri Cartier-Bresson.

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1JYNWZMxjeMdglgLhwpbXiHtF_UhyxN_O?usp=sharing

04/07 (sábado)

21h [Sons do Ceará] “Deixa a bonita de jogar” – Karlos Kidy

Onde: no Youtube (https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

“Karlos Kidy” é um personagem criado pelo ator, cantor, compositor, cenógrafo, professor e diretor de teatro Luis Carlos Pedrosa.

A música “Deixa a bonita se jogar”, que é caracterizada pelo artista como um forró axé eletrônico, já amealhou milhares de visualizações no Youtube, se notabilizando pelo seu tom debochado e ao mesmo tempo crítico, numa levada que dialoga com a tradição dançante desse tipo de produção musical que tem no Ceará um público fiel.