Portal Cultura Dendicasa: mais 30 conteúdos culturais estão disponíveis nesta sexta, 5/6

5 de junho de 2020 - 17:48 #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa. São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 5/6, mais 30 conteúdos artísticos-culturais no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Nesta semana o portal atinge a marca de 100 conteúdos digitais cearenses já disponíveis. Eles foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Culture-se Dendicasa

O lançamento do portal Cultura Dendicasa veio junto ao anúncio da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a TV Ceará (TVC), para a exibição do programa “Culture-se” em versão especial, com uma mostra de projetos selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. O terceiro episódio do “Culture-se Dendicasa” vai ao ar neste sábado, 6/6, às 22h30. O programa, com apresentação do jornalista Emanuel Bruno, irá reunir entrevistas e exibição dos conteúdos culturais cearenses que foram selecionados por meio do Edital.

Confira a lista dos 30 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

 

Oficina de Trilha Sonora com Música Nordestina (Música)

A Oficina tem como instrumento principal a Viola Caipira e consiste em 3 momentos em que se mostra o processo criativo da Trilha Sonora, com ênfase na música nordestina.

Festa de Exus (Audiovisual)

Festa de Exus consiste em uma imersão na celebração mais importante do Centro de Umbanda Índio Gererê, localizado no Jardim Guanabara, Fortaleza. Ao mesmo tempo em que encerra um ciclo, a festa significa uma espécie de renovação de energias do espaço e acontece todos os anos. Com 60 anos de existência, a casa possui valor patrimonial e cultural para a região.

Quando as Máquinas Param – Cena (Teatro)

Numa ação atemporal, Zé tenta resgatar sua vida, por conta do seu exagerado senso de orgulho masculino, macheza, novamente com sua amada, Nina. A encenação atinge o contexto atual expressando emoções verbalizadas e nos conduzindo na mais profunda história daqueles que estão à margem da sociedade.

Documentário Autobiográfico Goretti Amorim (Audiovisual)

O documentário conta a trajetória de Goretti Amorim com a cultura popular e suas experiências com mestres da cultura. É um documentário autobiográfico. Relatos de 28 anos de trabalho com os grupos da Cultura Popular.

Oficina de Artesanato em Feltro – Construindo Bonecas (Artes visuais)

Vandeci Martins é artesão, artista plástico e produtor cearense, natural da cidade de Quixadá. A Oficina com Feltro traz, de forma prática, a confecção de um objeto em feltro, abordando os tipos de materiais utilizados, técnicas para o recorte, os pontos básicos para costura, como colocar o enchimento na peça, entre outras dicas. A oficina facilita o aprendizado inicial e desperta a curiosidade para o desenvolvimento de trabalhos com o artesanato em feltro, inclusive dando liberdade para as múltiplas criações, com inserções de diversos materiais e objetos que possibilitam uma originalidade própria do artista.

Familiar (Artes integradas)

Arte constelacional. RafaEu reúne sua família no período de quarentena. Integrando linguagens diversas, a mensagem de “Familiar” pode ser figurada na metáfora de um rosário: Uma continha após a outra, que, em momentos de devoção, também nos faz unir nossas continhas interiores do nosso ser.

Cria de Bonecos (Teatro)

“Cria de Bonecos” é uma experiência da prática do teatro de bonecos com o mestre Cleodon de Oliveira. Em meio ao isolamento social, o dramaturgo, ator e criador da Cia Chacoalho Teatro de Bonecos, Cleodon e Oliveira, compartilha por meio de vídeo os seus saberes adquiridos ao longo dos anos.

F.A.C.A. Podcast (Artes integradas)

Partindo do questionamento “como ser artista em meio a uma pandemia? ”, abordamos temáticas experienciadas e debatidas durante o isolamento até a gravação do episódio, com a proposta de trazer diferentes perspectivas ligadas a o atual contexto que, até então, é desconhecido. Nossa convidada, Tamires Ferreira (Ateliê da Tamy) acrescenta na discussão, partindo de sua vivência, perspectivas sobre o atual momento e um futuro possível.

Ed Rocha – Tudo Azul (Artes visuais)

Ed Rocha apresenta em “Tudo Azul” uma série de obras resultantes da sua infindável busca do encontro com o ser verdadeiro, desnudando e se infiltrando de maneira plena nas experiências e vivências das pessoas que habitam nosso planeta, extraindo dessa rotina os conteúdos emocionais e imagéticos que se apresentam de maneira contundente em suas obras.

Canto da Jandaia – Um Panorama sobre a música cearense (Música)

O Canto da Jandaia é um projeto de pesquisa da música cearense desenvolvido pela OPN – Orquestra Popular do Nordeste. Através de concertos e publicações, a OPN vem trazendo ao público o trabalho de compositores como Alberto Nepomuceno, Ramos Cotôco, Lauro Maia, Tarcísio Sardinha e, agora, vídeo-aulas que abordam essa pesquisa. O material serve para todas as idades, mas é pensado especialmente para o uso em escolas. Traçando um paralelo entre a música brasileira e a participação dos cearenses nessa história.

Contos cearenses (Literatura)

O projeto contempla cinco audioleituras de textos do escritor cearense Thiago Noronha. Os contos e crônicas são ambientados no Ceará e retratam situações cotidianas da vida de um jovem adulto residente de Fortaleza e, também, as memórias de sua infância quando morava no bairro João XXIII, periferia da cidade. Os textos possuem média de tempo de leitura de sete minutos cada. As audioleituras estão disponíveis nas plataformas: youtube, spotify e deezer e os textos no medium do autor.

Documentário Escola de Dança de Paracuru (Dança)

A Escola de Dança de Paracuru foi fundada em maio de 2003 pelo bailarino Flávio Sampaio. Tem como missão formar bailarinos, capacitar coreógrafos e arte educadores. Suas ações são desenvolvidas prioritariamente junto às classes populares, visando ampliar o universo cultural e social de crianças e jovens, e contribuir na construção de alternativas de vida e suas visões de mundo.

Uma História pra Contar (Literatura)

Uma performance para contações de histórias, que busca incentivar a leitura, difundir a cultura, e autores cearenses e proporcionar a integração do público nas redes sociais, através das histórias narradas.Classificação livre. A história: Chuáá narra o conto “O Camaleão Indeciso” O amigo Camaleão deixa para trás a sua cor preferida, pois quer agradar a todos. O que será que vai acontecer? Ele vai agradar a todos? E a ele mesmo???”

Passinho do Lava Mão (Música)

Nesses tempos de pandemia, uma galera tá se coçando pra botar a cara na rua e se bater com o Coronavírus na esquina. Se impregne não meu fí, e venha dançar ao som do “Passinho do Lava Mão”, que é o hit pra aquietar o facho Dendicasa.

Para Inspirar e Acalmar seu coração cansado (Música)

As vezes estamos tão exaustos, tanto física quanto emocionalmente, que não dá para expressar em palavras o que a gente sente ou para ajudar alguém usando palavras. Talvez um pouco de música possa ajudar. Esse pequeno conjunto foi feito especialmente para isso.

Botando Boneco Dendicasa (Teatro)

Apresentação dos diversos tipos de bonecos que fazem parte da composição do teatro de bonecos do Brasil e do mundo, de acordo com sua forma de manipulação. Aula de confecção de boneco para desenvolver atividades teatrais com a família, em especial para desenvolver integração e diversão entre adultos e crianças, para ajudar a tornar mais a agradável esse momento de quarentena imposto pelo Coronavírus.

Agregação de Conhecimento Artístico acerca da Pirofagia (Artes integradas)

O projeto visa acrescentar conhecimento sobre o estudo e a prática da pirofagia na atualidade. Busca resgatar um pouco dessa arte antiga e pouco estudada, através de relatos pessoais e referenciais.

Substrato: Fotografias e Analogias dos Restos (Artes visuais)

Substrato – Fotografias e Analogias dos Restos trata-se de um mini documentário que tem como mote discutir linguagem fotográfica e seus desdobramentos nas artes visuais, tendo como ponto de partida o processo de criação do artista Lua Alencar.

Exibição do Filme Curtametragem: A Gaiola (Audiovisual)

Uma senhora, viúva, vive sozinha em sua casa tendo apenas a companhia de seu pássaro em uma gaiola. Pelo rádio, ela toma conhecimento que um vírus está matando diversas pessoas e ela faz parte do grupo de risco. Trancada em sua casa, ela vai vivendo sua rotina que se assemelha com a do pássaro.

SUBNEWS – STOPMOTION (Audiovisual)

O curta SUBNEWS é uma produção caseira e autoral em “stopmotion” (filmagem quado-aquadro), realizada como aprendizado da técnica, e de mais uma forma de realizar a terapia caseira com filmes, que uso com meu filho Gabriel, que é autista (TEA).

Eclipse (Audiovisual)

Eclipse é sobre se reconhecer e perceber o outro, trazendo a complexidade e beleza desse universo a um momento de introspecção. Um texto poético guia o espectador num processo de concepção mais imersivo, de conceito e produção de pintura, acompanhados a algumas interferências audiovisuais.

A Noite se Tornará ainda Mais Escura (Audiovisual)

O alvorecer não está muito longe. Antes que seja possível alcançar o nascer do dia, a noite escura precisará ser atravessada.

Estar Só (Audiovisual)

ESTAR SÓ é uma vídeo-performance que busca refletir sobre as relações de conflitos do cotidiano e a situação de isolamento social, numa perspectiva como mulher. Parto do questionamento produzido no meu texto em que narro, “Estar sozinha nem sempre é solidão”, enfatizando também a situação social em que muitas mulheres vivenciam o abandono, a partir de relações abusivas. As temáticas propostas também são influenciadas por reflexões acerca de algumas notícias atuais como os aumentos de denúncias sobre violências doméstica em diversos países, fortemente presente também no Brasil.

Espetáculo do Marlyn Circo: O Show Não Pode Parar! (Circo)

Trazendo a beleza dos números aéreos, o “ESPETÁCULO DO MARLYN CIRCO: O SHOW NÃO PODE PARAR!” apresenta os números de escada giratória, tecido e trapézio para encantar o público e divertir a todos! Use máscara, lave as mãos e fique em casa com o grande show do Circo Marlyn!

Circo do Palhaço Café: da Lona para o Mundo (Circo)

Com o maravilhoso espetáculo “Circo do Palhaço Café: da Lona para o Mundo”, apresentamos um magnífico show de contorção, malabares e pirofagia para divertir e encantar todas e todos nesse período de isolamento social! Venham se divertir com a
gente!

Show do Circo Seven Brothers: alegria nos tempos de pandemia! (Circo)

O “ Show do Circo Seven Brothers: alegria nos tempos de pandemia!” traz toda a maravilha dos espetáculos circenses da família Brasil para divertir todos e todas que estão em casa nesse momento de pandemia! Fique em casa com os artistas do Circo Seven Brothers!

Sobre Cores, Poemas & Formas (Circo)

Com a missão de resgatar origens e fomentar a cultura e transmitindo através da linguagem artística as muitas faces da expressão corporal. Educando e introduzindo do elemento fogo às tecnológicas lâmpadas de Led, além de reforçando sua relevância e transição desde os tempos primórdios aos tempos modernos, Marcus Angaro mostra neste vídeo um pouco da magia do circo, deixando para os simpatizantes algumas dicas para começar neste universo.

Corpo em Isolamento Social em Tempos Líquidos (Dança)

O trabalho tem como proposta mostrar o corpo em seu total ápice de emoções. Uma corpo que pensa, que cria, que se move e que está em total transformação energética dentro do seu ambiente natural. Temos em pauta um corpo que vive preso dentro de seu mundo e que sonha com a liberdade e viver novamente tudo aquilo que não aproveitou, e que não teve seu total gozo vinculado a um medo e a uma angústia que parece sem fim. O pensar, o agir, o como agir e como emanar essa energia ao universo. É nossa total preocupação no momento, pois através desse potencial energético que traremos dias melhores. O corpo líquida não admite uma direção única, mas vários movimentos naturais oriundas das incertezas. O peso do efêmero traz consigo o medo de estar só, de não acompanhar os movimentos de transformações dos eventos – sejam eles políticos, econômicos, sociais ou afetivos. O risco sempre é de se tornar mecânico, solitário, angustiado, no isolamento.

Fogo Sagrado da Ribeira dos Icós (Fotografia)

Retrata a celebração e festa do Senhor do Bonfim no dia primeiro do ano, que juntas fazem de Icó uma cidade com cena pulsante dos festejos coletivos de dezembro. Nascimento, natividade, renovação da vida e a singular manifestação das Bombas.

Por trás da Avenida (Fotografia)

Por trás da Avenida é uma série de fotografias que retrata os preparativos para os cortejos da Domingos Olímpio no carnaval de rua de Fortaleza, através de registros de ensaios e desfile na avenida. As imagens são exibidas com depoimentos de brincantes de Maracatu, trazendo experiências, vivências e suas visões sobre essa manifestação cultural; A série permite um novo olhar e significado para as fotografias, no objetivo de potencializar uma temática tão presente na cultura tradicional cearense.