Porto Dragão || Debate sobre refletir sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, neste dia 18, através da arte

18 de maio de 2020 - 11:14

Em depoimentos de especialistas da cultura, o Porto Dragão convida a refletir sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes neste dia 18 através da arte

 

O produtor cultural Emídio Sanderson e a bailarina Anália Timbó comentam o assunto sob o viés da arte com depoimentos e dicas de obras da cultura cearense que abordam a temática do Abuso e Exploração Sexual  contra crianças e adolescentes

 

A arte e a cultura vão além de inspirar imaginações e apreciações: são, também, ferramentas de costura de arranjos sociais, de fomento de novas práticas, de produção de conhecimento, de valores e vínculos. Em uma data tão sensível e urgente como esta do dia 18 de maio, do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Porto Dragão disponibiliza em suas redes sociais depoimento de dois agentes culturais com percepções e indicações de obras culturais de artistas cearenses para refletirmos e conversarmos sobre a temática.

 

Emídio Sanderson, produtor cultural a frente do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) e figura envolvida na elaboração do Plano Estadual de Cultura Infância do Ceará e Anália Timbó, bailarina e pedagoga a frente da Associação Vidança – Cia. de Danças do Ceará (Vidança) são os convidados do Porto Dragão para destacar o assunto disponíveis no Youtube, Instagram e Facebook da instituição cultural a partir do dia 18 de maio.

 

CULTURA E ARTE NO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

 

Literatura: “Leila”, de Tino Freitas

O livro Leila, do autor Tino Freitas, lançado em 2019, conta a história de uma baleia que sofre assédio. A publicação reforça a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Indicado para crianças a partir dos 10 anos, aborda a questão delicada do abuso e exploração sexual, de forma a não afugentar os leitores.

 

A trajetória de Leila mergulha nas emoções da protagonista, pincela com delicadeza os sentimentos que acompanham a vítima do abuso sexual e convida as crianças para uma jornada de autodescoberta e busca por justiça e respeito. Apesar de não ser uma tarefa fácil, é fundamental garantir uma educação que não ignore os fatos sobre o foco de maior incidência da violência sexual infantil no Brasil.

 

Teatro: “Meire Love”, do Grupo Bagaceira

O Grupo Bagaceira de Teatro, em sua peça ‘Meire Love’, traz a história de 04 meninas prostituídas que perambulam pelas ruas de uma cidade turística. Em meio à barbárie cotidiana, a qual se encontram submetidas, buscam, por intermédio do sonho e da fantasia, um lugar para a felicidade. Meire, uma menina moça, é motivada pelo jogo de búzios a planejar sua fuga, acreditando que um estrangeiro virá buscá-la, levando-a para o outro lado do mundo.

 

Dança: a arte como ferramenta de construção social no Vidança

Através do trabalho artístico desenvolvido, crianças e adolescentes de classes populares em situação de risco e exclusão social participam de ações formativas em arte, proporcionando o estudo da Dança como linguagem e possibilidade expressiva e profissional no bairro Vila Velha.

 

PORTO DRAGÃO NA WEB

Youtube: Youtube.com/PortoDragao

Instagram: @portodragaoce

Facebook: Porto Dragão

CONTATOS PARA IMPRENSA

Maíra Suspiro – suspirocomunicacao@gmail.com – (85) 98531.7281 (wapp e cel)

Carolina Danziger – suspirocomunicacao@gmail.com – (85) 98722.3056 (wapp e cel)

Link para acesso na íntegra da peça “Meire Love”: https://www.youtube.com/watch?v=eSPplfFVUhE