Comenda Patativa do Assaré: Secult divulga os agraciados em 2020

13 de fevereiro de 2020 - 19:46 #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará torna pública a lista dos agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020.  São eles: Antônio Rosemberg de Moura; Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho; Josenir Amorim Alves de Lacerda; Raimundo Fagner Cândido Lopes e; Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. Confira a Lista dos Agraciados com a Comenda Patativa do Assaré – 2020 

As indicações foram abertas ao público, feitas online, sendo acompanhadas de justificativa do mérito dos nomes sugeridos. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.

 

Comenda Patativa do Assaré

A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018. A proposta de concessão da Comenda Patativa do Assaré é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Todos os nomes acima destacados, foram indicados pelo mérito dos agraciado, e submetidos a aprovação final pelo Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC).

Todos os agraciados preencheram os seguintes requisitos: distinguir-se por sua atuação no âmbito da cultura popular tradicional; ser autor de trabalho de notório mérito no âmbito da cultura popular tradicional.

Cerimônia de Entrega

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult, nos termos da Lei nº 16.511/2018, no próximo dia 05 de março de 2020, durante a Festa pelo nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Poeta Patativa do Assaré, que faz parte do Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará, nos termos da Lei nº 16.510/2018, em evento aberto ao público e realizado na Cidade de Assaré.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão. Com a medida certa entre a emoção e a razão, nunca silenciou diante de censuras, nem mesmo durante o regime ditatorial. Colocou também sua poesia a serviço de lutas sociais, denunciando as desigualdades, a situação dos meninos de rua, reclamando por Reforma Agrária, reivindicando as eleições diretas e a renovação da política. Ganhou popularidade nacional e reconhecimento internacional como um dos maiores nomes da poesia brasileira por meio de diversas premiações, títulos e homenagens.

Conheça os agraciados

Resultado de imagem para gilmar de carvalho

Gilmar de Carvalho (Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho)

Gilmar de Carvalho é bacharel em Direito (1971) e em Comunicação Social (1972) pela
Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de  São Paulo (1991). Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de  São Paulo (1998). Pesquisador, costuma viajar pelo interior do Ceará, registrando  saberes e expressões da cultura cearense. Fruto de extensas pesquisas, já fez a curadoria de  diversas exposições e escreveu mais de quatro dezenas de obras com temáticas relacionadas à  cultura popular tradicional, tais como poesia popular, literatura de cordel, xilogravura, rabequeiros,  mestres da cultura, dentre outras. Gilmar de Carvalho é ainda um dos maiores pesquisadores da obra de Patativa do Assaré, tendo, entre suas obras, mais de dez títulos publicados sobre a vida e a obra do poeta popular e mais de  600 páginas de entrevistas.

 

Resultado de imagem para josenir lacerda

Josenir Lacerda (Josenir Amorim Alves de Lacerda)

Josenir Lacerda, ao longo de sua trajetória artística e militância no ambiente cultural do Cariri, vem contribuindo de forma sistemática para a preservação e a propagação da Cultura Popular, se eternizando em obras como: “O Segredo de Marina”, “Cordel de vestido bordado de poesia”, “De volta ao passado”, “O livrinho que era triste”, “A medicina no cangaço” e o mais popular de seus cordéis, “O linguajar cearense”, este último declamado em canal de mídia televisiva de alcance nacional e via internet por artistas de grande circulação no país, a exemplo do poeta-declamador Bráulio Bessa. Artesã e poetisa desde menina, sempre ouvia dos seus pais e avós as histórias contadas na meninice e cresceu com a facilidade e o dom de poetizar. Admiradora da obra literária do grande poeta da Serra de Santana, Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, é titular da cadeira Nº 03 e co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato-ACC, onde possui um vasto acervo de cordéis conhecidos nacionalmente. Também faz parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC, com sede no Rio de Janeiro, ocupando a cadeira de Nº 37 e é membro do Instituto Cultural do Cariri – ICC.

Resultado de imagem para oswald barroso

Oswald Barroso (Raimundo Oswald Cavalcante Barroso)

Oswald Barroso possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), doutorado em  Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e pós-doutorado em Teatro, concluído na Escola de Teatro da UNIRIO com o projeto: “A máscara e sua performance no nordeste  brasileiro” (2014). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará, pesquisador do NEPAA – Núcleo  de Estudos das Performances Afro-Ameríndias, da Universidade Federal do Estado do Rio de  Janeiro, do Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas – DICTIS, e do Grupo de  Pesquisas Cultura Brasileira: Educação e Práticas Pedagógicas, do qual é vice líder, ambos da  UECE. Publicou vinte e sete livros, que incluem artigos, biografias, poesia, textos para teatro,  reportagens, estudos e organização de antologia, textos e estudos sobre cultura popular tradicional. Recebeu, entre outros, o Prêmio Estado do Ceará (1985), o Prêmio Estímulos à Dramaturgia  (1996) – FUNARTE, o título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e a Medalha Brasileira Folclorista Emérito (2008), concedido pela Comissão Nacional de Folclore.

Resultado de imagem para raimundo fagner

Raimundo Fagner (Raimundo Fagner Cândido Lopes)

Cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro. Um dos integrantes do movimento chamado “Pessoal do Ceará”. O nome de Fagner vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua  filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa. Em 2000 institui a Fundação Social Raimundo Fagner. O trabalho social  desenvolvido pela instituição tem recebido vários prêmios, entre eles o Itaú/UNICEF (duas vezes), Cultura Viva (do  Ministério da Cultura) e Criança Esperança. Em 1979, o selo Epic lançou o LP “Patativa do Assaré”, com produção de Raimundo Fagner, onde o poeta declama  versos de sua autoria, entre os quais: “Triste partida”, “O retrato do sertão”, “Lamento de um nordestino” e “Casinha  de palha”, entre outros. Em 2002, ano da morte de Patativa, participou do relançamento do CD e dois LPs que o poeta gravou com  declamação de seus poemas. A produção foi uma parceria da Fundação Demócrito Rocha e da Fundação Raimundo Fagner.

 

Resultado de imagem para rosemberg cariry

Rosemberg Cariry (Antônio Rosemberg de Moura)

Filósofo de formação, cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido no  município de Farias Brito. Rosemberg Cariry realizou 12 filmes de longa-metragem e vários especiais para  TV. Todos esses filmes receberam prêmios importantes e participaram de festivais de cinema em vários  países: Brasil, Cuba, Argentina, EUA, Itália, Bélgica, França, Portugal, Índia, África do Sul e Turquia, entre  outros. Rosemberg também é um importante pesquisador das culturas populares brasileiras e idealizador e diretor da Escola de Saberes de Barbalha. Tem desenvolvido um vasto trabalho como escritor e poeta, publicando livros de poemas, antologias, contos e ensaios. Por ter participado amplamente da preservação do patrimônio cultural do povo brasileiro, foi reconhecido,  em 1996, com o “Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade / IPHAN”, outorgado pelo Ministério da Cultura do Brasil.