Casa de Antônio Conselheiro: ações para novo equipamento da Secult em Quixeramobim são debatidas

7 de fevereiro de 2020 - 18:08 # #

Após a finalização do restauro, mais novo equipamento da Secult tem ações debatidas junto ao secretário Fabiano Piúba com segmentos culturais em Quixeramobim.

A Casa de Antônio Conselheiro, patrimônio nacional, em breve abrirá suas portas como um novo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria  com o Instituto Dragão do Mar e o município de Quixeramobim. Após a conclusão do restauro na casa feito pelo Governo do Estado, por meio da pasta da Cultura, no valor de R$695 mil, a Secult realizou nesta sexta-feira, 7/2, uma Roda de Conversa com representantes dos segmentos culturais e a sociedade civil da região do Sertão Central para debater sobre a construção de ações a serem desenvolvidas no equipamento. A atividade aconteceu, no Memorial Antônio Conselheiro, com a presença do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, gestores culturais, representantes dos segmentos culturais e sociedade civil. Também integraram a agenda do secretário Fabiano Piúba na cidade o recebimento das chaves da Casa de Antônio Conselheiro após o restauro feito pela empresa licitada e uma reunião com o prefeito do município, Clebio Pavone, sobre as ações culturais em Quixeramobim.

A casa onde viveu o beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, personagem principal da Guerra de Canudos, ganhará programação cultural permanente, com início das atividades ainda no primeiro semestre de 2020. A Casa de Antônio Conselheiro integra a lista dos quatro equipamentos culturais da Secult no interior do Ceará, junto à Vila da Música (Crato), Casa de Saberes Ceago Aderaldo (Quixadá), Centro Cultural do Cariri (também no Crato, ainda não inaugurado).

A agenda do secretário em Quixeramobim teve início pela manhã, com a vistoria e recebimento da obra de restauro da Casa de Antônio Conselheiro. Em reunião com o prefeito de Quixeramobim, Clebio Pavone, foram debatidos temas como a abertura e gestão da Casa de Antônio Conselheiro, gerido em parceria também com o Memorial Antônio Conselheiro; a programação do evento Conselheiro Vivo; bem como ações para o Memorial Antônio Conselheiro, administrado pelo município. Entre os encaminhamentos da reunião está a assinatura de um Termo de Cooperação entre Secult e Prefeitura de Quixeramobim para execução das políticas culturais.

Debates sobre o novo equipamento

Como parte de atividade prévia à abertura da Casa de Antônio Conselheiro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) convidou os agentes culturais de Quixeramobim e região do Sertão Central para debater ações para o equipamento. A roda de conversa aconteceu no Memorial Antônio Conselheiro, com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do gestor da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Pedro Igor Azevedo; do secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim, Gleidson Araújo; e o assessor de projetos especiais da Secult, João Wilson.

A memória da cultura local ficou em evidência, com um monólogo apresentado por John Wellington, da Cia. Lamparina, no início da reunião, sensibilizando os presentes no Memorial.  Abrindo a reflexão sobre a gestão da Casa de Antônio Conselheiro, o secretário Fabiano Piúba destacou a importância do envolvimento da sociedade. “Um equipamento que não tenha um pertencimento da sociedade é apenas um espaço morto. A casa de Antônio Conselheiro deve ganhar uma contribuição de vocês. Sempre percebi o movimento de instituições da sociedade civil em Quixeramobim”, destacou o gestor aos presentes.

O secretário também apresentou o Plano de Gestão 2019-2022 da Secult para os participantes. “Temos algumas premissas na Secult a primeira dela é a da diversidade, seja étnica, cultural, de gênero, etc. E esse planode gestão que lançamos traz não só essa premissa, mas também da arte como resistência. Nós abrimos o Plano de Gestão com uma frase de Gilles Deleuze: ‘A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha’, e eu acrescentaria: à ignorância”, ressaltou.

A abertura da Casa de Antônio Conselheiro foi elogiada. “Tenho que dizer da minha alegria pelo funcionamento da Casa de Antônio Conselheiro. Se a gente conseguisse fazer que essa casa fosse um centro de estudo de referência sobre a memória de Conselheiro, seria muito bom”,  destacou o ex-vereador de Quixeramobim, Marcos Simão.

A junção conceitual da Casa com o Memorial Antônio Conselheiro também foi frisada. “Com a junção da Casa com o Memorial Antônio Conselheiro, vamos ter mais força, mais ação e mais potencial”, comentou o escritor Bruno Paulino.

Mais sobre a Casa de Antônio Conselheiro

A casa onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, fica na rua Cônego Aureliano Mota, nº 210, próximo à Praça Dias Ferreira, na sede municipal de Quixeramobim. Foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai do líder sertanejo.Trata-se de construção modesta, com a arquitetura singela, típica das casas do interior cearense. No ano de 1949 foram feitas reformas na casa, pelo então proprietário, Sr. Luís Costa (pai do compositor e arquiteto Fausto Nilo, que também morou no imóvel).

Tombada pelo Estado em 2005 e em processo de restauro desde o ano de 2018, a antiga residência de Antônio Conselheiro abrigará um equipamento cultural de resistência artística, em homenagem ao grande líder de Canudos e aos sertanejos, além de espaço para eventos, exposições, palestras, sendo também local de pesquisas e estudos.