Fevereiro no Teatro Carlos Câmara: confira a programação

28 de janeiro de 2020 - 16:52 # # #

Até maio de 2020, o Teatro Carlos Câmara, localizado na rua Senador Pompeu, 454, Centro, conta com programação especial em diversas linguagens, com artistas caririenses e convidados especiais para intercâmbio nas artes cênicas. O Teatro Carlos Câmara se torna a casa da cultura do Cariri em Fortaleza. A programação é dividida em três eixos: “Cenação”, “Canto Popular”e “Tradição Integrada”

 

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com nova programação, diversificada e gratuita: espetáculos, oficinas e intercâmbios culturais com a “Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza”. Uma programação, de terça a sábado, sempre com entrada franca, com atrações em todas as linguagens artísticas – dança, música, teatro, concepção de novos espetáculos – e um convite a vivenciar, na capital cearense, um pouco da rica atmosfera cultural do Cariri e de outras regiões do Interior do Estado.

O projeto, com produção da Associação Movimentos, seguirá até o mês de maio, com o objetivo de fomentar e dinamizar o fazer cênico, estabelecendo conexões entre o erudito e o popular. Uma experiência bonita de encontros da cultura popular com outros olhares e vivências no campo artístico. É a primeira vez que um grupo do Interior do Estado vence a chamada pública promovida pela Secult e passa a gerir a programação do Teatro Carlos Câmara, com a proposta diferenciada de abrir espaço para o Cariri na capital.

Nesta última semana de janeiro, destaque para o show “Na Base da Chinela – Homenagem a Jackson do Pandeiro”, com o cantor Marcus Caffé, um dos mais premiados intérpretes da cena cearense. O show acontece na sexta-feira, 31/1, às 18h, com entrada franca, assim como em toda a programação do Teatro Carlos Câmara.

Tendo iniciado sua trajetória nos anos 80, Marcus Caffé lançou os discos “Matiz”, “Digital” e “Déja vu”, além de ter apresentado inúmeros espetáculos marcantes, recriando a seu modo pessoalíssimo as obras de grandes compositores, como Humberto Teixeira e João Gilberto. Nada mais natural que destacar, neste show, a musicalidade de Jackson do Pandeiro – para muitos, o intérprete nordestino que mais contribuiu para uma nova forma de cantar, com suingue, divisão, ritmo, expressividade. Marcus Caffé também foi premiado em inúmeros festivais, sempre se destacando como intérprete.

Programação de fevereiro

O mês de fevereiro será aberto com a terreirada cearense, dia 1/2, às 18h. A terreirada é uma das tradições do Cariri, com os mestres e grupos de cultura popular tradicional recebendo o público para “brincar” no terreiro de casa, com artistas e espectadores se misturando, dançando juntos, tornando-se parte de um mesmo movimento, um mesmo espetáculo. A terreirada no Teatro Carlos Câmara será comandada pelo grupo Reisando, da região do Cariri, convidando todos para abrir o “Mês da Brincadeira” no Teatro Carlos Câmara.

Na sexta-feira, 7/2, às 18h, tem apresentação do espetáculo “Autômato”, do renomado grupo Dona Zefinha, de Itapipoca. O Dona Zefinha é um dos mais premiados grupos de música, teatro, circo e cultura popular tradicional, tendo participado de festivais e realizado apresentações em diversos estados brasileiros e em países como a Alemanha e a Coreia do Sul. A linguagem peculiar e a interação com o público também foram registradas em discos do próprio grupo e em trabalhos em parceria com compositores como Flávio Paiva.

No sábado, 8/2, também às 18h, o Dona Zefinha leva o espetáculo “Autômato” à Praça do Muriçoca, no Oitão Preto, comunidade próxima ao Teatro Carlos Câmara. A apresentação integra uma ação especial de integração do teatro com a comunidade, que, além de ir além das paredes do TCC e de contribuir para a democratização do acesso à cultura e à arte, em sintonia com a política cultural do Governo do Estado, resultará em uma exposição fotográfica, intitulada “Porto de Memórias”, a ser aberta no começo de março, no Teatro Carlos Câmara.

Intercâmbio Dona Zefinha e Pavilhão da Magnólia

O grupo Dona Zefinha, do cantor, compositor, multiinstrumentistae brincante Orlângelo Leal, também participa no mês de fevereiro do projeto “Cenação”, promovido pelo Teatro Carlos Câmara e que consiste na integração de dois grupos para a concepção e realização de um novo espetáculo, apresentado na programação denominada “Cabaré”, acontecendo com novos grupos a cada mês.

O Dona Zefinha vai trabalhar com o Pavilhão da Magnólia, também um renomado grupo de teatro, atuante em Fortaleza, e com os diretores convidados Erivaldo Oliveira e Bruno Parmera, do grupo Margiluth, um dos mais conceituados de Pernambuco, que já participou do Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga. Os grupos trabalharão juntos entre os dias 9 e 15, sábado, quando será apresentado o espetáculo derivado desse trabalho, às 17h, no Teatro Carlos Câmara, como o “Cabaré Carnavalesco”.

Na sexta-feira, 14/2, às 18h, o Pavilhão da Magnólia apresenta o espetáculo “Maquinista”, também com entrada franca e pelo projeto “Cenação”.

Boomboomblack, Coco da Praia do Iguape e Samba do Trabalhador

Já na quinta-feira, 13/2, às 18h, o Teatro Carlos Câmara recebe a Festa Boomboomblack, comandada por DJs que vêm promovendo festas de carnaval em bairros e comunidades de Fortaleza.

Na quinta-feira, 20/2, às 18h, acontece dentro da programação “Canto Popular”, no “Terreiro do Seu Carlos” (pátio do teatro), apresentação do Coco da Praia do Iguape, do mestre Chico Casuera.

Fechando a programação de fevereiro, no sábado, 29, pela programação “Canto Popular”, acontece o “Samba do Trabalhador”, de “ressaca do Carnaval”, com apresentação dos grupos Quinteto Cariri e Samba Delas, este um destaque nos últimos meses em Fortaleza, contribuindo para mais visibilidade e reconhecimento às musicistas.

Mais sobra a Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais.

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.