COEPA recebe nesta quarta-feira (22) Instrução para Tombamento do Sítios Bebida Nova (Crato)

22 de janeiro de 2020 - 15:31


Em Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (COEPA) foi entregue, nesta quarta-feira (22), a Instrução de Tombamento do Sítio Bebida Nova – Crato. O Documento elaborado pela comissão da Coordenadoria de Patrimônio da Secult (COPAM) foi apresentado pelo arquiteto da Secretaria da Cultura/ COPAM Alexandre Veras, e pelo coordenador Alênio Alencar, para avaliação e posterior explanação da Comissão de Tombamento do COEPA.

O Casarão da Bebida Nova ou Casarão dos Esmeraldo (como também é conhecido), localizado na área rural da sede do município do Crato, região do Cariri, no sul do Ceará, se enquadra na história dos engenhos do Nordeste do Brasil. Lá circulavam os  importantes figuras políticas, da cultura e da economia rural. Além de uma grande faixa de terra, o empreendimento demandava cursos d’água próximos ao núcleo produtivo. O Crato, com muitas fontes de águas naturais e solo fértil, foi lugar propício para o desenvolvimento dessa economia rural. E, agora, parte desta história poderá ser preservada através do Tombamento Material do Sítio.

A reunião do Conselho teve ainda como pautas a Aprovação da Ata da Reunião do COEPA de 16/10/19; a Apresentação do Processo de Restauro do Vitral da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizado, e concluído em outubro de 2019, pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, equipamento da Secult; e a Apresentação do Relatório Final do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, sobre a Legislação Cultural vigente no Estado, voltada para o Patrimônio Histórico-Cultural. A apresentação do último Relatório ficou a cargo da advogada Cecília Rabelo, da Comissão de Direitos Culturais da OAB-Ce, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/Unifor).

Sobre o Restauro realizado pela EAOTPS, muito elogiado aqui pelos conselheiros do COEPA, em especial o professor Liberal de Castro, que se mostrou impressionado com o cuidado e o primor em usar as técnicas corretas de restauro de vidro aqui no Ceará, o secretário da Cultura e também presidente do COEPA, Fabiano Piúba destacou que este processo é resultado de uma política de Estado muito importante e de uma prática que é realizada por um Equipamento Cultural mantido pela Secult. “Esta escola é fundamental para a Preservação dos Bens Materiais do Ceará. Lá formamos profissionais muito preparados para restauro e conservação, artesanato e gravura. Vale a pena cada Conselheiro daqui conhecer o trabalho da Escola Thomaz Pompeu Sobrinho”, ressaltou o secretário.

O Relatório da Revisão/atualização da Legislação do Patrimônio Cultural do Ceará, entregue pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, agora segue para leitura da Comissão de Legislação do COEPA e, em seguida, para leitura pública e consulta via plataforma do COEPA, mesas redondas, seminários, mesas de trabalho e audiências públicas, todos a serem comunicados, previamente, pela Secretaria da Cultura.