Cineteatro São Luiz recebe dias 5 e 6 de fevereiro, das 8h às13h, o Festival Lamparina de Histórias trazendo a magia das artes e narrativas medievais

14 de janeiro de 2020 - 11:40 # #

Contação de Histórias, malabares, comidas típicas e apresentação musical com o grupo Symtagma

 

Cineteatro São Luiz recebe dias 5 e 6 de fevereiro, das 8h às13h, o Festival Lamparina de Histórias trazendo a magia das artes e narrativas medievais

Dias 05 e 06 de fevereiro, no Cineteatro São Luiz e dia 08 na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Campus Liberdade, município de Redenção, o público cearense vai conferir um dos grandes projetos de incentivo e narrativas de leitura. A 20ª edição do projeto Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais reunirá mais de 12 atrações entre grupos, narradores da rede de contadores de histórias do Ceará, grupos musicais, dramistas e uma programação especial sobre oralidade e tradições medievais. Toda a programação será gratuita.

Imagine como era antigamente na época da lamparina, a diversão, a alimentação, as histórias de cavaleiros e suas lutas épicas. Sem televisão e internet, o mundo era da PALAVRA. As histórias eram contadas e recontadas,os ensinamentos repetidos e a comunicação por meio da voz e da palavra das pessoas transformavam a realidade e a sociedade. O projeto Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais vem neste ano de 2020 reunir esta tradição antiga da palavra e outras tradições, a exemplo das artes e dos ofícios do couro, do barro, da palha, do tecido e do metal. Além de trazer o gostinho da cozinha dos nossos antepassados, sejam portugueses, africanos, ou indígenas.

A 20ª edição do projeto Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais vem neste ano de 2020 reunir esta tradição antiga da palavra e outras tradições, a exemplo das artes e dos ofícios do couro, do barro, da palha, do tecido e do metal. Além de trazer o gostinho da cozinha dos nossos antepassados, sejam portugueses, africanos, ou indígenas.

A programação (ver serviço abaixo) contará com atrações de animação com malabares, Banda Cabaçal Zumbi dos Palmares e cuspidor de fogo, oficina de xilogravura, contações com grupos de senhoras do Drama de Guaramiranga, sessões de bate papo com mestres de oralidades medievais como Ricardo Menezes e contadores Júlia Barros e Elisabete Pacheco, Teresinha Rabelo, Raimundo Moreira e Luisete Carvalho.

As artes literárias também estarão presentes com a contação de histórias, seja pelos contos de fadas ou pela poesia, narrados por nossos melhores arautos destes tempos. Haverá ainda apresentações de música medieval, malabares, cuspidores de fogo e jogos medievais divertidos para toda família. Tudo será destinado ao público com cenário condizente à época.

Toda a programação será gratuita, graças ao incentivo da Enel através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

 

Festival de Magias

 

Além de todas as atrações culturais, o público vai conferir bancas com comidas tradicionais e receitas antigas, que você nem lembrava, outras com ervas, artigos de couro como chapéus, botas e chinelos, e ainda um fino artesanato de palha, de barros e outras artes.

Será um mergulho no passado sem perder o wifi de vista, e desfrutar de narrativas de senhores e senhoras artistas do povo com suas memórias fabulosas. Hora de um chá, fazendo de conta que está ao redor de uma fogueira com histórias de sabedoria, humanidade e do outro lado lobos e guerras imagináveis. O Lamparina de Histórias na era medieval chega para lhe entreter e fazer refletir sobre os nossos passos e a nossa histórias.

Venha se divertir e traga seus amigos, entre neste castelo de atrações e animações artísticas. Toda a programação será gratuita, graças ao incentivo da Enel através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

O importante é mergulhar nessa ideia de voltar ao passado e desfrutar de narrativas de senhores e senhoras, artistas do povo com suas memórias fabulosas. Venha tomar um chá, fazendo de conta que está ao redor de uma fogueira com histórias de sabedoria, humanidade e do outro lado lobos e guerras imagináveis.

 

Programação

Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais

CINETEATRO SÃO LUIZ

DIA 05/ FEV/ 2020 (Quarta-feira)

Feirinha de venda de artesanato, livros, cordeis, e produtos de artistas cearenses.
8:30 – Animação com malabares e cuspidor de fogo com Juscelino Ferreira.
9:30 – Contação de histórias “Leviatã e outros monstros”, com a narradora Elisabete
Pacheco.
10:30 – Animação com malabares e cuspidor de fogo Juscelino Ferreira.
11:00 – Bate-papo Os dramas e as ladainhas do passado e apresentação com as
Dramistas de Guaramiranga.
12:00 – Show musical com o Grupo Syntagma.

DIA 06/FEV/2020

Feirinha de venda de artesanato, livros, cordeis, e produtos de artistas cearenses.

8:00 – Animação com malabares e cuspidor de fogo Juscelino Ferreira.
9:00 – Fuxicando histórias com o grupo Costureiras de Histórias.
10:00 – Animação com malabares e cuspidor de fogo Juscelino Ferreira.
10:00 às 11:30 – Oficina de xilogravura com o Mestre João Pedro do Juazeiro.
12:00 – Apresentação musical com a Banda Cabaçal Zumbi dos Palmares.

 

DIA 07/FEV/2020
Programação na Unilab, em Redenção

14:00 – Grupo de contadores de histórias da Unilab
15:00 – As histórias através dos tempos com o Ricardo Menezes, especialista em
cultura medieval, Almir Mota, escritor e contador de histórias, Dr. Luiz Tomaz
Domingos, professor da Unilab.
17:00 – Histórias para além do tempo com o grupo Era uma Vez.
Serviço:
XX Festival Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais
Local: dias 05 e 06 Cine Teatro São Luiz, Centro, Fortaleza e dia 07 na Unilab, município de
Redenção, Avenida da Abolição, nº 3, Centro, CEP 62.790-000 – Redenção – CE
Horário: 8h às 13h
Programação gratuita.

 

Ficha Técnica
Júlia Barros – Coordenadora geral e idealizadora
Almir Mota – Concepção da edição medieval e produção executiva
Klebson Alberto – Identidade visual, cenário, figurino e produção (FOCARTE)
Aécio Santiago – Assessoria de comunicação
Samuel Mota – Assistente de produção
Bima Palácio – Assistente de produção

Contatos:
(85) 3252-3343/ 99623-3017
lamparinadehistorias@gmail.com