Orquestras no Parque: apresentação da OSUECE acontece neste domingo, 15/12, no Parque do Cocó

10 de dezembro de 2019 - 13:29

Música, natureza, a família reunida aos domingos para celebrar a cultura e o bem viver. Com alegria, O Governo do Ceará, por meio das Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), apresentam o “Orquestras no Parque”. Neste domingo, 15 de dezembro, às 17h, o Parque do Cocó traz ao público mais uma opção cultural: apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE, um evento para todas as idades, voltado à difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, com o fortalecimento do Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará. O evento é gratuito e aberto ao público.

Em 2018

Em 2018, 6 orquestras da capital e do interior se apresentaram no Parque do Cocó demonstrando que existe uma cena de música instrumental forte e descentralizada no Ceará. As cidades de Fortaleza, Icapuí, Aquiraz, Orós  e Pindoretama foram representadas por suas orquestras na primeira temporada do projeto.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitoria de Extensão–PROEX, têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO:
Orquestras no Parque, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE
Dia 15/12, às 17h, no Anfiteatro do Parque do Cocó
Gratuito.