Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição de Maíra Ortins

25 de novembro de 2019 - 10:14 # #

O Sobrado Dr. José Lourenço e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult, por meio do Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza- Secultfor, apresentam a exposição Khôra, da artista visual Maíra Ortins. O projeto foi contemplado na categoria exposição no VII Edital das Artes da Secultfor. A exposição tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula.

No próximo dia 30 de novembro, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, será lançada a exposição “Khôra” da artista visual, pernambucana, radicada no Ceará, Maíra Ortins. Após nove anos sem realizar uma individual em Fortaleza, a artista abre no Sobrado Dr. José Lourenço um percurso poético que abrange diversas fases de sua carreira criativa. A exposição foi contemplada em 2018, no VII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. “KHÔRA” é o nome do projeto de pesquisa sobre migração que tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula. O projeto que é composto de fotografias, vídeos, objetos e fotopintura, dialoga com o universo da performance e fotografia contemporânea sob a perspectiva do olhar reflexivo de Maíra Ortins, cujo ponto inicial da pesquisa são as complexas relações da sociedade com os imigrantes nos principais centros urbanos europeus e o contraponto destas relações quando o tema é abordado e vivido no Brasil. Juntamente com as séries de fotografias realizadas em Servia Belgrado, Barcelona e Fortaleza, também será exibido um recorte do projeto Deriva, que tem como personagem a “criatura abissal” e que foi igualmente realizado ao redor do mundo. Portanto, a artista pretende exibir uma vasta produção no que tange as técnicas por ela desenvolvida, mas com foco no processo migratório e de deslocamento, seja entre cidades ou países. Na série abissal a perspectiva é onírica e de fabulação e tem foco no documental ficcional, o que faz com que o visitante sinta-se confuso sobre o conceito moderno de realidade. O discurso político entremeia a série dos abissais, porém são nas imagens com “Judith”, outra personagem pela artista criada, que este traço fica mais evidente.

Portanto, KHÔRA é um projeto maior que abrange diversas séries realizadas ao longo de sua carreira. Tal pesquisa é dedicada a migração por meio da fotografia performática, do vídeoarte, de objetos e fotopintura.

“Judith: somos todos iguais perante a lei” é o título de uma de suas séries, sendo Judith a personagem principal do Khôra. Esta foi inspirada durante uma viagem feita a Bolívia, sendo esta frase “somos todos iguais perante a lei” obtida de cartazes de cafés e bares na cidade de La Paz, e que tratavam de uma companha nacional do governo em combate a homofobia. Todavia, a artista amplia o signo da frase, colocando em outro contexto, redimensionando a questão a partir de um jogo linguístico. Esta não conclui a frase com a interrogação, mas deixa implícita a leitura sobre a mensagem contrária que a frase assertiva trás. Um visível jogo irônico sobre o sentido simbólico do “todos”, “iguais” e o papel da “lei”.

A exposição é aberta ao público e a entrada é franca. Fica em cartaz até o dia 01 de fevereiro de 2020.

Serviço:

Exposição “KHÔRA”, Sobrado Dr. José Lourenço

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo – Centro, Fortaleza – CE.

Abertura da exposição: Dia 30 de novembro de 2019, às 10h. (sábado)

Gratuito.