NOVA DATA – ORQUESTRAS NO PARQUE: Sema e Secult trazem música e natureza, sempre aos domingos às 17h, no Parque do Cocó

30 de outubro de 2019 - 12:06

Música, natureza, a família reunida aos domingos para celebrar a cultura e o bem viver. Com alegria, O Governo do Ceará, por meio das Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), retomam um projeto que foi sucesso em 2018, o “Orquestras no Parque”. A partir do domingo, dia 17/11, às 17h, o Parque do Cocó traz ao público mais uma opção cultural, uma ação gratuita, para todas as idades, voltada para a difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, como fortalecimento do Sistema  Estadual de Bandas de Música do Ceará.

O evento, gratuito e aberto ao público, traz na programação de lançamento a apresentação da Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (dia 17/nov, às 17h). O programa segue com demais ações, a Orquestra Estrelas da Serra, Croatá (dia 24/nov, às 17h) e a Orquestra Sinfônica Osuece (dia 15/dez, às 17).

Serão 3 apresentações artísticas com orquestras cearenses compostas por crianças, jovens e adultos que apresentarão um repertório plural, de qualidade, prometendo uma experiência gratificante de contato com a natureza e a música.

“Uma bela ação conjunta da Secretaria da Cultura e da Secretaria do Meio Ambiente com uma programação artística de projetos parceiros da Secult. Uma ação muito bonita com apresentações de muita qualidade. Um projeto que foi muito bem recebido em 2018 e que retoma com uma pauta de política de fomento às artes, de difusão, de circulação das orquestras”, convida Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Ceará.

“O Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de platéia em música instrumental, além de  estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental”, afirma o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno.

Em 2018

Em 2018, 6 orquestras da capital e do interior se apresentaram no Parque do Cocó demonstrando que existe uma cena de música instrumental forte e descentralizada no Ceará. As cidades de Fortaleza, Icapuí, Aquiraz, Orós  e Pindoretama foram representadas por suas orquestras na primeira temporada do projeto.

Banda Sinfônica da UFC

A Banda Sinfônica da UFC é composta por cerca de 40 integrantes e é regida pelo professor e maestro Leandro L. Serafim. Pop Rock in Concert tem duração de 60 minutos e reúne temas de Rock de diversos grupos e artistas como Elvis Presley, Queen, AC/DC e Legião Urbana e ainda grupos e artistas do Pop, tais como Michael Jackson, Coldplay, Adele, Amy Winehouse e A-Ha. Segundo o maestro Leandro L. Serafim: “neste semestre escolhemos contar um pouco da história do rock e do pop, os alunos receberam esta proposta com muito entusiasmo, a estreia realizada no último dia 13 de outubro foi um verdadeiro sucesso e fez o público cantar junto durante boa parte do concerto”.

► Confira a programação: Orquestras no Parque

17/NOV– às 17h – Banda Sinfônica da UFC

24/NOV – às 17h – Orquestra Estrelas Da Serra

15/DEZ – às 17h – Orquestra Sinfônica Osuece

 

SERVIÇO: ORQUESTRAS NO PARQUE:
Lançamento da Programação
Dia 17/11, às 17h, no Anfiteatro do Parque do Cocó

Gratuito.