CINE MIAU EXIBE DEZOITO CURTAS-METRAGENS INFANTIS NO DIA DAS CRIANÇAS

11 de outubro de 2019 - 15:17

Serão duas sessões gratuitas no Cinema do Dragão do Mar

Tem cinema infantil gratuito na programação do Dragão Das Crianças – A incrível Viagem pelo Mundo das Artes! O Cinema do Dragão exibe duas sessões do Cine Miau, neste sábado (12), uma às 15h e a outra às 16h30. Com duração de 55 minutos cada sessão, a criançada pode conferir dezoito curta-metragens que explora narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea.  São diferentes filmes oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio-ambiente, à psicologia infantil e muito mais.

Os ingressos são distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão

Confira as sinopses dos curtas e bom filme!

OKTAPODI

França, 2007, 3 min, Animação

Direção: Julien Bocabeille, Olivier Delabarre, Francoi- Xavier Chanioux, Emud Mokhberi, Quentin Marmier e Thierry Marchand

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Dois polvos brincam com ternura, quando uma mão anônima separa um deles. Os animais terão que lutar contra esse cruel pescador, determinado a incluir os dois amantes no cardápio de um restaurante.

FÁBULA DE VÓ ITA

Brasil (SP), 2016, 5 min, Ficção

Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

LE PETIT BONHOMME DE POCHE

França, 2017, 7 min, Animação

Direção: Ana Chubnidze

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Um homenzinho leva uma vida tranquila em uma mala instalada em uma calçada na cidade grande. Um dia, seu caminho cruza os passos de um velho cego. Ambos farão amizades através da música.

COR DE PELE

Brasil (PE), 2018, 15 min, Documentário

Direção: Lívia Perini

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: “Cor de Pele” é um documentário sensível sobre a vida de Kauan, um menino albino de 11 anos. Nascido com pais negros, Kauan descreve de forma lúdica e espontânea a rotina do dia-a-dia com sua família atípica, pois ele tem cinco irmãos: dois albinos e três negros. Mesmo com todas as limitações de sua condição, ele quebra barreiras e se insere na abundante cultura negra local de sua cidade natal.

A AMIZADE – MUNDO BITA

Brasil (PE), 2018, 3 min 18s, Clipe musical

Direção: Mr. Plot

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Se a vida é uma grande aventura, devemos cultivar a semente da amizade, para trilharmos o caminho na companhia da lealdade e do amor. O Mundo Bita convida a criançada a dar as mãos e valorizar amiguinhas e amiguinhos com todo o coraçã.

LA LOI DU PLUS FORT

França, 2015, 7 min, Animação

Direção: Pascale Hecquet

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Um macaquinho está se esforçando muito para conseguir uma banana enorme. Mas um macaco maior do que ele aparece desejando a mesma banana e de repente chega um macaco ainda mais forte que se apropria dela. O macaquinho então encontra um artifício para comer a maior parte dessa banana, mas ? por sua própria conta e risco!

LÉ COM CRÉ

Brasil (SP), 2018, 5 min 29s, Documentário / Animação

Direção: Cassandra Reis

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito

NICOLAS & GUILLEMETTE

França, 2008, 10 min, Animação

Direção: Virginie Taravel

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Numa loja onde se vendem pequenos bonecos de cordas de plástico, “Nicolas, o pequeno músico” é o único totalmente acabado. Certo dia acorda e decide construir “Guillemette, a pequena bailarina”. Mas por engano ela transforma-se num monstro de mil cabeças

5 MÈTRES 80

França, 2013, 5 min, Animação

Direção: Nicolas Deveaux

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Uma família de girafas inicia uma série de mergulhos acrobáticos em uma piscina olímpica deserta.

DISQUE QUILOMBOLA

Brasil (SP), 2012, 13 min, Documentário

Direção: David Reeks

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

NINA

Brasil (CE), 2019, 2 min 53s, Animação

Direção: Telmo Carvalho

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Nina adora brincar com seus amigos, mas, por ser a única menina, não é chamada para o jogo de futebol. Os meninos, então, descobrem que todos podem brincar juntos. “Nina” é o único filme cearense no MIAU e a mais nova produção na mostra

EL HOMBRE MAS CHIQUITO DEL MUNDO

Argentina e França, 2017, 1 min, Animação

Direção: Juan Pablo Zaramella

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: “El hombre mas chiquito del mundo” é um homem sério e formal, que não ultrapassa a altura de um sapato e vive no mundo real, numa casa real, geralmente usando objetos de tamanho normal e tentando ignorar a sua condição de pequeno. Ao longo da série, que tem ao todo 53 episódios, ele enfrentará tarefas diárias como ir ao cinema, tomar um café ou planejar a suas miniférias. Ele vai resolver os seus problemas de escala de maneiras inusitadas e divertidas, com destaque para a comédia e humor da série. No Miau, somente um episódio será apresentado

O FIM DO RECREIO

Brasil (PR), 2012, 17 min, Ficção

Direção: Nélio Spréa e Vinícius Mazzon

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não come sapo!

FADAS MAGRINHAS

Brasil (PE), 2015, 3 min 24s, Clipe musical

Direção: Daniel Edmundson e André Hora

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Primeiro vídeo clipe das Fadas Magrinhas, um projeto de música infantil das irmãs gêmeas pernambucanas Aninha e Lulu Araújo que utilizam referências da cultura popular nordestina

AQUITÃ, O INDIOZINHO

Brasil (RJ), 2015, 4 min 15s, Animação

Direção: Frata Soares

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém, quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro!

MOBILE

Alemanha, 2010, 7 min, Animação

Direção: Verena Fels

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Uma vaca, afastada da sociedade, toma as rédeas de seu próprio destino e se põe em movimento.