Com apoio da Secult, Ecléticos Livre Festival 2019 acontece em Fortaleza: Edição genuinamente nordestina e com atrações do cenário da música independente nacional

17 de setembro de 2019 - 17:48 # # # #

O festival, que conta com apoio da Secult, acontece no Parque do Cocó Área Adahil Barreto, dia 28 de setembro (sábado), com programação totalmente gratuita, trazendo este ano Almério (PE), Luedji Luna (BA), Bruna Ene (CE), Limiar do Desconhecido (CE) e Sol na Macambira (CE).

Levantando a bandeira da liberdade e do respeito às diferenças, o festival que já faz parte do calendário dos principais eventos do Estado, mais uma vez traz atrações que estão despontando no cenário nacional. O Ecléticos Livre Festival, que acontece no próximo dia 28 de setembro (sábado),  já contou com  Tiê (SP), Jaloo (PA), Maria Alcina (MG), Tuyo (PR), Priscila Tossan (RJ), Curumin (SP), Jesuton (UK), Lia Paris (SP) e outros artistas também locais como Mel Mattos, Daniel Peixoto, Jord Guedes, Daniel Groove, Banda Pimenta Malagueta e Guetto Roots.

Ocupando a área do Parque Adahil Barreto, que faz parte do Parque do Cocó, o festival está com uma programação musical com diversas estéticas sonoras da cultura popular do Nordeste. Almério, natural de Altinho (PE), é destaque na música brasileira contemporânea, com dois álbuns autorais, Almério (2014) e Desempena (2017), além do recém lançado “Acaso Casa”, gravado ao vivo com a cantora Mariene de Castro que, já caiu nas graças da crítica. O cantor pernambucano é  ganhador do Prêmio da Música Brasileira 2018, na categoria Cantor Revelação Petrobras – além de ser indicado neste mesmo prêmio na categoria Melhor Cantor, junto com Chico César e Lulu Santos. O show de Almério conta com participação especial da, também pernambucana, Isabela Moraes.

Outra recente revelação da música brasileira é a cantora baiana Luedji Luna, que apresenta o show “Um Corpo no Mundo”, lançado em 2017. Com um som que mistura a africanidade com brasilidade, Luedji teve seu trabalho reconhecido ganhando o Prêmio Afro (2017) e Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018).

Bruna Ene (CE), a cantora lançou recentemente seu EP autoral, sobe ao palco do Ecléticos para mostrar todo seu talento e carisma, acompanhada do seu fiel escudeiro, o instrumento ukelele, suas canções que abordam o cotidiano de uma maneira divertida e autêntica, tendo o amor como protagonista.

Do Cariri, vem a banda Sol na Macambira (CE), que traz um repertório autoral, genuinamente nordestino, a partir da mistura de ritmos como maracatu, coco, ciranda, baião, caboclinho e cabaçal. Também do Cariri, vem a banda Limiar do Desconhecido (CE), mostrando que no Nordeste também se faz punk rock.

Mais:

Além do Palco Musical o festival conta com Arena de Performances, Musicalização Infantil, Intervenções Sonoras – “Desafio Musical em 10 minutos”, Feira Criativa e Gastronômica.

O Ecléticos Livre Festival, está em sua quarta edição, conta com parceria da Enel, apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), o evento é uma realização da WM Cultural em parceria com o projeto musical do “Cariri Tem disso sim” e conta com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Valores do festival

O foco do festival é a acessibilidade, a mobilidade urbana e a sustentabilidade atraindo o cearense e o público que visita a capital cearense para refletir sobre atitude consciente e responsabilidade social. Para isso, além da gratuidade do evento, como já é tradição, o festival oferece transporte coletivo direcionado com ônibus saindo da sede dos CUCAS, direto para o Parque do Cocó Área Adahil Barreto.

De acordo com William Mendonça, a “proposta de utilizar os equipamentos/sedes da Rede CUCA como ponto de encontro para a saída das caravanas em direção ao Parque do Cocó Área Adahil Barreto, é uma contribuição para o amadurecimento do debate sobre a mobilidade urbana, fator essencial para certificação da acessibilidade na programação cultural do Estado do Ceará”.

SOBRE ALMÉRIO (PE)

Almério é natural de Altinho (PE). Iniciou sua carreira cantando em bares de Caruaru (PE) e atuando em peças teatrais também da cidade. O teatro contribuiu para seu perfil de artista performático. Em 2004 conheceu a banda de pífanos “Zé do Estado” e propôs ao grupo um projeto para unir os talentos – realizado inicialmente na Feira de Caruaru (PE) – cantada e eternizada por Luiz Gonzaga – e que circulou por vários eventos importantes do Estado de Pernambuco, e tornou o pífano uma das principais bases de sua sonoridade. Almério foi o vencedor do Troféu Catavento em 2014, da Rádio Cultura, do mesmo grupo da TV Cultura (SP), como Revelação Musical Masculina. Participou, como ator-cantor, de temporada em São Paulo no musical GABRIELA – de João Falcão, em 2016. Realizou, junto com Juliano Holanda, a turnê Corre Campo, em cidades do agreste de Pernambuco, entre elas, Caruaru (PE).

Lançou seu novo CD, o segundo de sua carreira, chamado DESEMPENA – com o patrocínio do selo Natura Musical – em abril de 2017. O pernambucano realizou duas apresentações na Fundição Progresso (Rio de Janeiro), abrindo o show O Grande Encontro, de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Realizou apresentação na casa de shows Baile Perfumado, em Recife, abrindo o show de Elza Soares, “A Mulher do fim do mundo”. Realizou apresentações do show DESEMPENA em São Paulo – no SESC Santana (SP) em 2017 e no SESC Belenzinho (SP) em 2018. Realizou apresentação no Rock In Rio 2017 – em show com Johnny Hooker e Liniker. Fez participação no show Segue o Baile, também no Rock In Rio 2017, cantando junto com Sérgio Loroza, Tico Santa Cruz e Zé Ricardo.

Estreou em 2019 o show Acaso Casa, junto com a cantora baiana Mariene de Castro – com direção de José Maurício Machline. O show Acaso Casa já foi apresentado no Rio de Janeiro e São Paulo – com sucesso de público e da crítica. Em 2018 realizou apresentações para o Porto Musical, “Baile Eu Acho é Pouco”, Carnaval do Recife e Carnaval de Olinda. Também fez o pocket show de encerramento da Rio Creative Conference – RIO2C, na Cidade das Artes (RJ) – além de show no Festival TOCA! Toda Canção (RJ), e também a abertura do show de retorno aos palcos do Cordel do Fogo Encantado em 2018. Realizou turnê em Portugal, apresentando-se nas cidades de Lisboa e Porto, onde fez o show de abertura de “O Grande Encontro” (Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo), além de show na cidade de Coimbra, onde se apresentou no Salão Brasil, e Amarante, onde apresentou show no Festival MIMO 2018. Realizou apresentação no Festival SAI DA REDE CCBB, nas cidades de Brasília/DF, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG. Realizou a gravação do DVD DESEMPENA VIVO – a ser lançado em 2019, pelo selo Biscoito Fino – além de se tornar especial no Canal Brasil. Almério participou do projeto Conexidade, na Praça XV, Centro do Rio de Janeiro, em show conjunto com Zélia Duncan, Maria Gadú e Larissa Luz, com direção de Pretinho da Serrinha. Apresentou em São Paulo, no SESC Bom Retiro, o show Almério convida Karina Buhr. Realizou a Gravação do CD ao vivo do show Acaso Casa, em parceria com a cantora Mariene de Castro, lançado em setembro de 2019 pela Biscoito Fino.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE ISABELA MORAES (PE)

A cantora e compositora Isabela Moraes nasceu em Caruaru (PE). Sua primeira referência artística foi poesia – aos 12 anos quando começou a compor. Suas composições são sempre direcionadas pela intuição e sensibilidade musical. A pernambucana subiu no palco pela primeira vez em Belém do Pará numa maratona colegial onde interpretou uma de suas composições. Identificando-se muito com a MPB, começou a cantar nas noites de Caruaru (PE) acompanhada por violão, experiência fundamental para sua carreira, trabalho que a levou para os Emirados Árabes Unidos, mais precisamente para a cidade de Ajman, onde se apresentou por três meses (acompanhada por Harpa, Violão e Percussão). Esta vivência fora do Brasil acrescentou à sua cultura musical mais sensibilidade e experiência artística, o que a fez crescer profissionalmente. Voltando ao Brasil, gravou seu primeiro registro ao vivo, intitulado “Agora ou nunca mais” onde reuniu dez músicas inéditas de sua autoria, apresentando toda a sua sensibilidade musical.

A aceitação desse primeiro trabalho foi imediata, e sua música começou a tocar nas rádios do Recife. Em 2008 gravou seu segundo registro, ao vivo, “Bandeira em Marte”, muito elogiado pela crítica e bem recebido pelo público. Com este show, iniciou a turnê em sua terra natal, Caruaru (PE), passando por Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itumbiara (GO) e Santarém (PA). Com mão certeira em suas composições, Isabela finca sua bandeira na história da música brasileira. Em 2018 realizou uma série de shows, entre eles um pitching na RIO2C – no Rio de Janeiro – um dos maiores eventos de música e audiovisual da América Latina, além de gravar o programa “Por Acaso no Rival”, de Zé Maurício Machline (Diretor do Prêmio da Música Brasileira). Em 2019 lança seu primeiro CD, intitulado “Ao redor do Sol

SOBRE LUEDJI LUNA (BA)

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna lançou seu primeiro disco “Um Corpo no Mundo” em 2017. O álbum reúne diversas sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente no que se refere à identidade afrobrasileira. Reconhecido, o trabalho foi contemplado com o Prêmio Afro (2017) e Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018). O show é uma proposta para se pensar a identidade, é o olhar da cantora sobre si mesma, a partir do contato, ainda que disperso, com os imigrantes africanos em São Paulo. O projeto se fundamenta na ideia do não pertencimento, do corpo que ocupa o espaço, mas não se identifica, e da necessidade de conexão com a ancestralidade.

SOBRE BRUNA ENE (CE)

Uma voz suave e o coração cheio de sonhos pelo mundo. Assim é a cantora Bruna Ene, que lança seu primeiro EP.

A mulher de riso fácil e que domina o palco, tem conquistado vários seguidores nas redes sociais através de seu talento. Com seu fiel escudeiro, o instrumento musical ukelele, ela imprime sua personalidade em composições que abordam o cotidiano, mas de uma maneira meiga, divertida e autêntica, tendo o amor como protagonista.

Seu primeiro projeto autoral é basicamente uma autobiografia numa trajetória de desilusões amorosas. Sofrer? Claro que sim, desde que seja para rir das próprias dores, até para aliviar. Foi assim que nasceu as composições de Bruna, que também têm os lugares do mundo que visita como inspiração. Integrante da nova leva de talentos da música cearense, a cantora levanta a bandeira do brega, justamente por conta desse sofrer com humor.

O EP conta com cinco faixas: “Só”, “Amar à toa”, “Eu pensei que era amor”, “Trinta” e “Once”, que misturam rock, pop e brega.  A cantora fala que a decisão de partir para um projeto autoral contou com a colaboração de amigos e profissionais do mercado, que foram essenciais para traçar seu caminho musical. “Quando eu decidi que faria meu projeto autoral, contei com o apoio do meu grande amigo André Loureiro, produtor de audiovisual, que na época já morava em São Paulo e me apresentou pessoas que traçaram meus primeiros passos nessa jornada, com destaque para Raul Alaune, produtor musical que assina a produção de muitas das minhas músicas e de Jeff Pina, uma referência na produção do meu estilo, sendo músico de grandes artistas nacionais”, diz Bruna. O EP já está disponível em todas as plataformas digitais.

SOBRE A BANDA LIMIAR DO DESCONHECIDO (CE)

Em busca pelo conhecimento, a Limiar do Desconhecido abriga uma gama de estilos fruto das influências estéticas de seus componentes. O grupo bebe da fonte “Steampunk”, e permeia pelos campos da música circense, Folk, Rock Progressivo e Punk Cabaret. Toda essa mistura resulta em um som experimental, propondo alternativas de  ampliação do som-corpo-palavra.

As áreas de interesse e influência estética percorrem os caminhos da filosofia, artes visuais, teatro, dança e literatura, confluindo no ponto de encontro da música. Neste sentido, assumem o grande desafio que é formular através da proposta musical as perguntas que nascem da percepção, com a soma de diversas áreas do conhecimento.

SOBRE A BANDA SOL NA MACAMBIRA (CE)

A Banda Sol na Macambira surgiu de uma experiência musical iniciada na cidade de Juazeiro do Norte (CE) no ano de 2005. A partir da formação continuada frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional e conquistou expressividade na música regional caririense.

A banda está fincada nas raízes da música nordestina, apresentando repertório autoral a partir da mistura de ritmos como maracatu, coco, ciranda, baião, caboclinho, e cabaçal. Com a presença de pífanos, rabeca, ferros, couros e cabaças, o grupo conta histórias e canta o cotidiano do Cariri levando o público num passeio sonoro que instiga a discussão crítica acerca dos valores sociais e proporciona valiosa apreciação de sua original construção musical.

A Sol na Macambira é uma banda independente e engajada em causas sociais que mantém vínculos com instituições como APAE-Crato, Coletivo Camaradas e desenvolve ações formativas no contexto da arte, saúde e educação, além de estar à frente do Movimento Zabumbar.

 

PROGRAMAÇÃO

Espaço de Ações Formativas

MANHÃ:  Musicalização Infantil (10h às 11h)

TARDE/NOITE:  Intervenções Sonoras – “Desafio Musical em 10 minutos” (16h às 19h)

Palco Musical

16h – Sol na Macambira (CE)

17h – Limiar do Desconhecido (CE)

18h – Bruna Ene (CE)

19h10 – Almério (PE), participação especial de Isabela Moraes (PE)

20h30 – Luedji Luna (BA)

Arena das Performances

De 16h40 às 20h10, com abertura do Coco do Iguape Mestre Cabral

Feira Criativa e Gastronômica

De 16h às 22h.

 

SERVIÇO:

Ecléticos Livre Festival | 4ª edição

Quando: 28/09, 9h às 11h  e 16h às 21h

Onde: Parque do Cocó | Área Adahil Barreto  (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres)

Acesso: GRATUITO

Classificação: LIVRE

Redes Sociais: @festivalecleticos