Em outubro, Festival Internacional de Teatro Infantil convida: “viva essa experiência”

13 de setembro de 2019 - 16:12 # # #

Com apoio da Secretaria da Cultura, a  9ª edição do TIC acontece de 4 a 13 de outubro em Fortaleza e se estende a Canindé, Senador Pompeu, Russas e Camocim, encerrando no dia 27. Toda a programação tem acesso gratuito.

“Viva essa experiência”. Esse é o convite que faz o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que em outubro chega à 9ª edição cheio de surpresas e encantamentos no mês das crianças. São experiências que vão estimular os sentidos do público infantil e adulto, levando-os a rir, pensar, contemplar, brincar e vivenciar as artes e o ambiente do TIC, dentro e fora dos palcos. A ideia é contribuir para os processos de descobertas das crianças, aprendizado, percepção de si mesmos e do mundo a volta.

Com atrações do Ceará, do Brasil e mais quatro países, Bélgica, Espanha, Dinamarca e Itália, o 9º TIC acontece de 4 a 13 de outubro em Fortaleza e circula por mais quatro cidades do interior cearense dentro da ação Circuito TIC: Canindé (10 a 13), Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27). Na capital, o Festival ocupa espaços no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Teatro Porto Dragão, Caixa Cultural Fortaleza (Teatro e pátio), Theatro José de Alencar, Centro Cultural Bom Jardim e Casa Absurda.

No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o TIC levará programação ao Teatro Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Espaço Arena e Praça Verde, com espetáculos, performances e exibições de filmes, de 4 a 12 de outubro, além de uma praça de alimentação ambientada pelo festival. Na CAIXA Cultural Fortaleza a programação acontecerá de 10 a 13, no teatro e no pátio, com espetáculos, performances, instalações artísticas e praça de alimentação, onde o público é convidado a desfrutar do evento como um espaço de convivência para toda a família, dentro de um ambiente festivo, seguro e com experiências artísticas inesquecíveis. Toda a programação do TIC tem acesso gratuito.

ESTREIAS

Três companhias cearenses estreiam espetáculos nesta edição. Um deles é o Pavilhão da Magnólia com “Napoleão” que teve a direção de Marcelo Romagnoli, premiado dramaturgo infanto-juvenil de São Paulo. Há mais de 10 anos o Pavilhão atua com pesquisas e produções teatrais para palco e rua voltadas para crianças, jovens e adultos. O grupo já participou de três edições do TIC, onde estreou o espetáculo “Ogroleto” de Suzanne Lebeau.  “Napoleão” será encenado na abertura do 9º TIC, no dia 4, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. No dia 9, às 9h e 15h, estará no Theatro José de Alencar, em sessões para exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais.

A Cia Prisma de Artes, que desde 1985 alia teatro e trabalho comunitário e possui um número significativo de montagens infantis, estreia “A criança mais velha do mundo”, com texto de Marcelo Romagnoli e direção de Héctor Vásquez. A estreia será no dia 5, às 19h, na Casa Absurda. No dia 10 haverá sessões exclusivas para escolas públicas e projetos sociais no Teatro Dragão do Mar, às 9h e 15h.

Quem também está com novo trabalho no TIC é o Teatro Máquina, com “Paraíso”. A peça convida o público a refletir sobre a poluição no mar, numa aventura de cinco investigadores de antigas civilizações. O espetáculo tem a trilha sonora de Fernando Catatau e a cenografia de Narcélio Grud. As apresentações acontecerão no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim nos dias 5 e 6, às 17h, e na CAIXA Cultural Fortaleza no dia 10, às 15h, e 11, às 15h e 19h. Nas sessões das 15h, o TIC receberá 90 alunos de escolas municipais e projetos sociais. Ambas contarão com serviços de intérpretes de libras e audiodescrição.

Uma performance inédita, criada especialmente pelo TIC será apresentada nesta edição. “Lady LED” reúne quatro damas de pernas de pau adornadas com luzes de LED. Elas se apresentam no Centro Dragão do Mar nos dias 5 e 6, às 19h, no Espaço Arena, e no Pátio da CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 11, 12 e 13 à noite. No dia 12, às 18h, sai em Cortejo para a Praça Verde do Centro Dragão do Mar, onde haverá mais programação do TIC.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Uma das atrações internacionais presentes no 9º TIC é a Compagnie de la Casquette, da Bélgica, com o espetáculo “Los Yayos”, em cartaz nos dias 5 e 6, às 18h, no Teatro Dragão do Mar. O grupo nasceu nos anos 80, no Teatro Montagne Magique, um epicentro do teatro infantil belga, de onde surgiram várias companhias. Há quase 35 anos a La Casquette se dedica ao público juvenil e tem circulado por vários países com seus trabalhos cheios de humor e poesia.

Quem está de volta ao TIC é a companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, criada pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell. No 9º TIC apresentam seu mais recente trabalho para bebês, “Canto do medo”, pela primeira vez no Nordeste. As sessões acontecem nos dias 5 e 6, às 17h, no Teatro Porto Dragão.

O artista italiano Paolo Nani, radicado na Dinamarca, um dos grandes nomes internacionais da palhaçaria, também está de volta ao TIC. Na CAIXA Cultural Fortaleza ele apresenta nos dias 12 e 13, às 17h, o divertido espetáculo “Jekyll On Ice”, onde interpreta um sorveteiro que vive aventuras e desventuras para descobrir um sabor irresistível para os seus sorvetes.

TEATRO E MÚSICA

A Cia Oruã, de São Paulo, criada pelo multiartista Mauro Braga, apresenta “E o palhaço, tem concerto?”, com a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), de Fortaleza. Num concerto com o quarteto da OPN, a presença provocadora e carismática do Palhaço Azevedo quebra os protocolos da música clássica, divertindo a plateia. Com seu violoncelo, Azevedo precisa conquistar a confiança dos músicos e do Maestro para ser o grande solista da noite. As apresentações em Fortaleza acontecem no Theatro José de Alencar no dia 11, às 9h e 15h, para alunos de escolas públicas e projetos sociais, e no Teatro Dragão do Mar no dia 12, às 17h, em sessão aberta ao público.

No Dia das Crianças, o grupo paulista Barbatuques estará na Praça Verde do Dragão do Mar, às 18h30, com o show “Só + um Pouquinho”, título do novo disco e segundo do grupo criado para crianças. Fundado em 1995, o grupo criou uma abordagem musical única, usando percussões corporal e vocal, sapateado e improvisação, e já se apresentou em mais de 20 países. No novo trabalho, apresentam músicas inéditas com ritmos variados e contam crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares, das situações que permeiam o cotidiano e o imaginário das crianças.

TEATRO E DANÇA

A bailarina cearense Rosa Primo apresenta o espetáculo “Iracema”, dia 6, às 19h, na Casa Absurda. O espetáculo de dança parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

No fim de semana das crianças, o Grupo Galhofo, criado há um ano a partir de uma disciplina do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta “O galinheiro de Bragança”, no Teatro Porto Dragão. No dia 11, em sessões exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais, às 9h e 15h, e no dia 12, às 16h, para o público em geral.

O Pátio da CAIXA Cultural Fortaleza receberá três montagens teatrais de lambe-lambe. No dia 12, Ângela Escudeiro apresenta “Circo de Toda Gente – Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores”. No dia 13, o Grupo Ânima participa do festival com “Circo Pirilampo”. Cada espetáculo de lambe-lambe tem duração de 3 minutos e é apresentado numa caixinha para um único espectador de cada vez, das 16h às 17h.

CINE MIAU

Tem cineminha também no TIC. É o Cine MIAU, que acontecerá no Cinema do Dragão nos dias 5, 6 e 12 de outubro, com exibição de curtas-metragens. Lançado em maio deste ano, o MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual surgiu com a ideia de despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidade, com foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.

CIRCUITO TIC

Além da programação em Fortaleza, este ano acontece o Circuito TIC, passando por quatro cidades do interior cearense: Canindé (10 a 13), Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27). Na programação, Cine MIAU e algumas das atrações que se apresentaram em Fortaleza, e mais, Trupe ‘Caba De Chegar, com “A Fábula do Monturo Velho”, Sâmia Bittencourt com “Nada de Música” e “A mulher mais forte do mundo”, Grupo Bricoleiros com “Olha o Olho Menino”, Coletivo WE em “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, K’Os Coletivo em “Guerra de Cupcake”, e a cantora Natasha Faria com o espetáculo “Doidice que Dá”.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, CAIXA Cultural Fortaleza e Enel, o 9º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Cagece e CAIXA. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Instituto Dragão do Mar, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Parceria: Centro Cultural Dragão do Mar, Porto Dragão, Centro Cultural do Bom Jardim, Theatro José de Alencar e Ação Humanitária. Promoção: Invento Produções Culturais, D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO – TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (4 a 13/10), Canindé (10 a 13), Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27). Mais informações: www.festivaltic.com.br