Patrimônio – Secult e Sefaz assinam Convênio de Cooperação Técnica

6 de setembro de 2019 - 13:02 #

Secult e Sefaz assinam Convênio de Cooperação Técnica para revitalizar o Centro de Memória da Fazenda

 

Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz) realiza nesta sexta-feira (6/9) Seminário sobre Memória e Preservação do Patrimônio. Na ocasião, os titulares da Sefaz, representada pela Secretária Executiva Liana Machado, e da Secult, representada pelo secretário Fabiano Piúba, assinaram um Convênio de Cooperação Técnica para revitalizar o Centro de Memória da Fazenda. A ação contará com o trabalho de restauro e conservação realizado pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secult.

Com participação de fazendários, arquitetos, museólogos, historiadores, bibliotecários, estudantes de restauração da Escola Thomaz Pompeu Sobrinho e servidores da Cultura do Estado, o Seminário Sefaz – Memória e Patrimônio teve início nesta manhã (6/9), no auditório da sede III da instituição, com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural da Sefaz. A abertura da atividade contou com a belíssima apresentação realizada pelo Coral Fazendário, sob a regência de Aparecida Silvino.

Dividido em quatro painéis, todos dialogando para despertar o olhar do público para a valorização da história fazendária, o primeiro tratou sobre o centro das discussões o tema “Memória e Patrimônio: Por que preservar?, contando com a participação da arqueóloga do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan CE), Cristiane Buco, e da diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira. Como moderador, o painel teve o brilhante registro do servidor Márcio Amorim, autor do livro Sefaz : Tributo à História. “A história econômica, política e social do Estado se confunde com a história da Sefaz. Portanto, a criação de um Centro de Memória da Sefaz, hoje com 183 anos, será uma ação coletiva, que trará registros desde a época da escravidão, passando pelos coronéis, educadores, generais, os sociólogos, políticos, que refletiram os diferentes momentos do trabalho fazendário dentro de cada época da história do estado”, ressaltou Amorim.

O segundo bloco, intitulado de “Acervos – Preservação, conservação e restauro”, contou com os debatedores Frederico Barros, o arquiteto e restaurador, e a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitorino. A mediação do painel ficou sob a responsabilidade da coordenadora da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), Marley Uchôa.

No turno da tarde, o evento seguirá com o tema “Cidadania Fiscal – Memória e Patrimônio”, no painel 3 tratará dos desafios da preservação da memória institucional. A coordenadora do programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Imaculada Vidal, será convidada a debater o assunto ao lado do presidente do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce), Osmar Diógenes; e da diretora da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (Uffec), Isabel Pires. O diretor da Associação dos Auditores do Ceará (Auditece), Sáris Pinto, será o mediador.
O último bloco do seminário será destinado ao tema “Memória Viva”. O servidor Jaime Cavalcante Filho vai conduzir o debate entre a diretora da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Affec), Elenilda Santos, e os aposentados Carlos Alberto Mendonça e Ivan Limaverde, idealizadores do Centro de Memória da Sefaz.

O seminário Sefaz – Memória e Patrimônio segue até às 17h desta sexta-feira, 6/9, e integra a programação do Mês do Fazendário 2019, evento que reúne uma série de atividades ao longo deste mês, em comemoração ao Dia do Fazendário, celebrado em 28 de setembro.

:: Serviço:
Seminário Memória e Patrimônio
Data: 06/09/2019 (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Sefaz – sede III (av. Alberto Nepomuceno, n◦6, Centro – Fortaleza/CE