NOTA DE SOLIDARIEDADE A ÉMERSON MARANHÃO E ALLAN DEBERTON DA SÉRIE TRANSVERSAIS

18 de agosto de 2019 - 14:26

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) vem a público manifestar sua solidariedade com o diretor Émerson Maranhão e produtor Allan Deberton da série “Transversais”, obra finalista do bloco “diversidade de gênero”, resultado de edital público da “RDE/FSA PRODAV” para a programação em TVs públicas. Nossa solidariedade também se estende a Maurício Macedo, produtor de “O sexo reverso” e aos diretores e produtores das séries “Afronte” e “Religare queer” também finalistas no referido edital.

A Secult não pactua com qualquer tipo de manifestação discriminatória – venha de onde vier – que afronte contra a livre expressão artística e cultural de todos os grupos sociais, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação, conforme determina o item IV do Artigo 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que trata dos direitos fundamentais.

A diversidade em toda sua plenitude cultural, étnica, territorial, artística, religiosa e de gêneros é a premissa básica das políticas e programas da Secult. Vale salientar que o projeto “Transversais” é um desdobramento do premiado curta-metragem “Aqueles Dois”, realizado por Émerson Maranhão e Allan Deberton contemplados no edital Cultura LGBT, lançado em 2016 pela Secult voltado para a promoção da memória, dos direitos e da visibilidade das manifestações culturais e artísticas dessa temática

Parafraseando Fernando Pessoa, toda maneira de amar e de expressão artística valem a pena quando a alma não é pequena.

Fabiano dos Santos Piúba
Secretário da Cultura do Estado do Ceará