Mi: Multiplicidade de sons e tons, gastronomia e artesanato marcam primeiros dias do Festival
21 de julho de 2019 - 11:33

Música popular e erudita, gastronomia e artesanato, conhecimento e aprendizado. Somados à uma importante diversidade de tons e sonoridades, o Festival Mi – Música da Ibiapaba reúne desde a noite de ontem (20) até o próximo sábado (27) uma importante diversidade de tons e sonoridades da música instrumental e da música popular, vindas de alunos, professoras, artistas, profissionais e apreciadores da música de diversas partes do estado, da fronteira Ceará-Piauí e de outros estados do país para trocar experiências neste Festival de formação, gratuito, realizado anualmente pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Estado.
E, foi em meio a esta multiplicidade de sons e culturas que o Mi teve sua primeira noite de atividades, contando com a participação de parceiros como Francisco Magalhães, articulador regional do Sebrae-Ce, Lucileide Lourenço, analista de negócios do Sebrae, Laercio Teixeira, supervisor do Escritório Local da Brisanet, Xaui Peixoto, presidente do Instituto Ecoa – Escola De Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – Sobral, Anibal Sousa, Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa. Estiveram presentes ainda Valéria Cordeiro, Coordenadora Geral do Festival Mi, o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, a Secretária Executiva da Secult, Luisa Cela, e a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult, Suzete Nunes.
A abertura ficou sob a batuta do Maestro Helio, de Croatá, com uma apresentação de não deixar ninguém parado ao som da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, seguida pelo show do músico e letrista Fausto Nilo, que trouxe à Viçosa canções de sua autoria interpretadas por Raimundo Fagner, Moraes Moreira, Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo, e ainda uma belíssima homenagem ao instrumentista Cristiano Pinho, com quem dividiu o palco. Fausto passeou pelo frevo de diversos carnavais brasileiros, músicas que compuseram trilhas de novelas, e ainda outras canções mais intimistas.
Ainda entre as apresentações musicais, a primeira noite de atividades do Festival Mi contou com uma belíssima homenagem a Humberto Teixeira, no show Humbertos de Marcus Café, que fez com que a plateia se mantivesse bastante animada ao som do legítimo forró nordestino, mesmo após a meia noite do dia 21. Com 11 anos em cartaz, o show já ocupou diversos palcos do país, e destaca a grande técnica do cantos popular brasileiro.
Sabores da Serra são destaque na programação
A gastronomia e o artesanato da Serra ganharam um espaço especial nesta 15a Edição do Festival Música da Ibiapaba. Trata-se da Feira do Mi que trouxe nesta primeira noite de atividade os chefs João Lima e Vam, do Culinária da Vam, e os alunos da Escola de Gastronomia Social, dirigida pela Secretaria da Cultura do Estado. O prato, a Galinhada Cearense, atraiu olhares dos visitantes que puderam aprender no local a forma de preparo, conhecer alguns dos segredos culinários da região, e ainda saborear o melhor da Gastronomia da Serra. A cada dia do Festival serão realizado novos pratos com aulas ministradas por chefs convidados.
Esta edição celebra os 15 anos de história, destaca a história de Ibiapaba como inspiração, e a gratidão que temos com o lugar. Além disso, homenageia o querido Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira é um dos principais responsáveis pelos sucesso nacional de canções do Nordeste. Nascido há 100 anos, 2019 é o ano de aplaudir Jackson do Pandeiro e seu legado para a música brasileira. No Mi Jackson que dá nome a um dos palcos.
SERVIÇO
15º Mi – Festival Música da Ibiapaba
20 a 27 de Julho em Viçosa do Ceará
Gratuito e aberto ao público
www.festivalmi.com