Vila da Música Monsenhor Ágio e SOLIBEL promovem a VII edição do Festival de Música Cordas Ágio

5 de julho de 2019 - 12:31

Um encontro musical em reconhecimento ao trabalho de sua maior inspiração, o Monsenhor Ágio Augusto Moreira,  falecido no último dia 12 de junho de 2019, com 101 anos.

Em clima de homenagem, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e a Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL) realizam, de 07 a 13 de julho de 2019, a VII edição do Festival de Música Cordas Ágio, em Belmonte, na cidade do Crato.

O VII Festival de Música Cordas Ágio tem como objetivo proporcionar ações de formação e fruição, buscando contribuir para a difusão do ensino da Música e fortalecer, por meio do potencial transformador das artes, o desenvolvimento integral dos indivíduos, de forma a inseri-los na construção de sociedades justas e sustentáveis.

O Festival de Música Cordas Ágio reunirá, por sete dias consecutivos, músicos, educadores, atores, gestores, técnicos e a comunidade do Belmonte, tendo a música como fio condutor das diversas atividades programadas, como as ações formativas, performances musicais, recitais de música erudita e popular, exposições, feiras temáticas e um espetáculo teatral.

Este ano o Cordas Ágio volta suas homenagens àquele que em vida, sem dúvida,  foi o maior incentivador e promotor do ensino de música no Cariri, o Monsenhor Ágio Moreira. De acordo com Dane de Jade, gestora da Vila da Música, apesar do luto, a comunidade do Belmonte acolherá com grande emoção o Festival. “Vestidos da alegria peculiar do Monsenhor Ágio, que realizaremos mais esta edição em respeito a ele, que sempre acreditou que a música é um poderoso instrumento de transformação social e humano” afirma Dane.

De acordo com a gestora, no ano passado, o Festival contou com um público estimado em 6.382 pessoas, que participou das 24 oficinas e 39 apresentações artísticas durante os dez dias de programação. “O Festival tem forte valor afetivo para a comunidade e os seus frutos começam aparecer, basta que se observe a trajetória de alguns dos participantes, seja como profissionais, pesquisadores ou mesmo como espectador e apreciador da música de qualidade” pontua.

 

O Festival de Música Cordas Ágio conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal do Crato, através das Secretarias de Cultura, Educação e Turismo. E o agradecimento especial a ENEL.

 

Em memória de sua maior inspiração

Esta edição homenageia o maior incentivador do ensino de música da região do Cariri, o Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Filho de Augusto Moreira e Raimunda Moreira, natural da cidade de Quixará hoje Farias Brito, na época terras pertencentes ao município de Assaré. Padre Ágio iniciou sua formação religiosa em Campinas, retornou ao Ceará para estudar no  Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde aprimorou os estudos em música clássica e Canto Gregoriano, para em seguida concluir os estudos no Seminário São José, no Crato.

A partir de então dedicou sua vida ao ensino e à promoção da música, gosto que o permitiu formar uma orquestra no Seminário São José, bem como tornar-se professor de música por muitos anos no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, do qual também foi um dos fundadores.

Vivendo na comunidade do Belmonte, construiu com a ajuda de agricultores e trabalhadores dos engenhos da redondeza, a Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos e, posteriormente, fundou a Sociedade Lírica do Belmonte.

Monsenhor Ágio faleceu no dia 12 de junho de 2019, em sua residência, no sítio Belmonte, em Crato, após 101 anos de vida e amor à música.

Saiba mais:

O Festival de Música Cordas Ágio teve sua primeira edição em 2012, na Sociedade Lírica do Belmonte, no município do Crato-CE. A SOLIBEL desenvolve um trabalho de formação musical com crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade há 50 anos. A proposta do Festival de Música Cordas Ágio nasceu do entendimento de que seus alunos precisam fortalecer a aprendizagem e, a partir da troca de experiências e conhecimentos, construir novos patamares de valorização das suas identidades musicais galgando a profissionalização e a formação superior em música, inclusive, para preservar nas gerações futuras o seu patrimônio artístico e cultural.

 

:: Serviço: VII Festival de Música Cordas Ágio

De 07 a 13 de julho de 2019

Local: Vila da Música – Avenida José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte / Crato.

Informações: (88) 3521.4335

Solibel – Avenida José Horácio Pequeno, 1386 – Belmonte / Crato.

 

>> PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA CORDAS ÁGIO

 

DIA 07/07

08h – Credenciamento (Receptivo Vila da Música)

18h- Solenidade de Abertura

19h – Orquestra Mirim da Vila da Música

19h30 – Concertino em Eb – Ernest Sachse com Ítalo Ferro e Tiago Callou.

Local: Auditório Vila da Música

20h – Espetáculo “Plantou Palavra Colheu Poesia” com Daniele Yanes, Miguel Campelo e Gleiton Silva.

Local: Quadra Poliesportiva da Vila da Música

20h30 – Abertura da Exposição: Ágio, o Padre do Belo Amor.

Local: Biblioteca da Vila da Música

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

07 a 13/07 – Feira de Arte e Cultura da Vila da Música

07 a 13/07 – Feira Cariri Criativo

07 a 13/07 – Rapadura Culturarte Especial de Música

Local: Estacionamento da Vila da Música

 

AÇÕES FORMATIVAS (VILA DA MÚSICA E SOLIBEL)

08 a 13/07 – Oficinas: Vocal/Instrumental/Práticas Coletivas, entre outras: Professores convidados: Mestre Macaúba, Carlos Malta, Lia Veras, Arley França, Wagner Campos, Fatinha Gomes, Pedro Paulo, Cleivan Paiva, Izaira Silvino, Beliza Guedes, Mestre Aécio de Zaira, Evânio Soares, Francisco Gomide, Flauberto Gomes, Vinicius Pinho, Leone Frazão, Wesley Santana,

Italo Ferro, Pedro Paulo, Zé do Norte, Rodrigo Santos, Júnior Crato, Angelo Santiago e Rondinelly Bezerra.

 PRAÇA ZÉ PAJÉ – 17h

08/07 – Chorinho com Mestre Macaúba e alunos

09/07 – Chorinho com Mestre Macaúba e alunos

10/07 – Chorinho com Mestre Macaúba e alunos

11/07 – Encontro de sopros com Carlos Malta e alunos

12/07 – Encontro de sopros com Carlos Malta e alunos

AUDITÓRIO VILA DA MÚSICA – 19h

08/07 – Quinteto Vila

09/07 – Distinto Duo

10/07 – Orquestra Padre Davi Moreira

11/07 – Camerata de Violões

12/07 –Resultado das Oficinas

13/07 – Resultado das Oficinas

ESPAÇO PADRE ÁGIO – 21h (Estacionamento da Vila da Música)

07/07 – Música para Padre Ágio – O Padre do Amor.

Orquestra Solibel Jovem e Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

08/07 – Apresentação Cordas Ágio e show “Agora Voe” com Fatinha Gomes

09/07 – Apresentação Cordas Ágio e show de João do Crato “Remoenda”

10/07 – Apresentação Cordas Ágio e show do Pedro Paulo “Crato/SP”.

11/07 – Apresentação Cordas Ágio e Show de Carlos Malta e convidados

12/07 – Apresentação Cordas Ágio e show do Pachelly Jamacaru.

13/07 – Apresentação Cordas Ágio e show “América” do Cleivan Paiva.

*Programação sujeita a alteração.