Comenda Patativa do Assaré foi entregue na noite desta terça, 4/6

5 de junho de 2019 - 11:00 # #

Comenda Patativa do Assaré foi entregue na noite desta terça, 4/6

Uma noite da cultura popular tradicional. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou, na noite desta terça-feira, 4/6, no Theatro José de Alencar (TJA), a cerimônia de entrega da Comenda Patativa do Assaré, condecoração dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional. Receberam a comenda a folclorista Elzenir Colares – representada pelo presidente do Grupo de Tradições Cearenses Artur Rocha -, o repentista e poeta Pedro Bandeira – que encantou o público com sua poesia -, e o também poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam), representado por sua filha Polyana Gonçalves.

“Esta comenda que foi instituída honra o Patativa do Assaré. É mais uma maneira de termos sua presença, sua força e sua poesia entre nós. E ela honra também os que a recebem, responsáveis por darem significado à nossa identidade cearense”, destacou a vice-governadora Izolda Cela em sua fala durante a cerimônia.

O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, aproveitou para ressaltar o poeta que dá nome à Comenda. “Patativa foi um artista que não separava a vida da obra, a ética da estética. Obra e vida caminhando juntas. Um homem agricultor, ao tempo que lavrava as terra, lavrava também as palavras. Uma poesia que representa e traduz o sertão nordestino. Viva Patativa!”, frisou.

Estiveram também presentes na cerimônia o desembargador Durval Aires Filho; o secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva; e os netos de Patativa do Assaré, Isabel Gonçalves e Daniel Gonçalves. A noite contou ainda com a apresentação da dupla de cantadores Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, além dos cordelistas Otávio Menezes e Klévisson Viana e com o encerramento do Grupo de Tradições Cearenses. O evento contou também com a participação da Orquestra de Sopros de Pindoretama.

A cerimônia de entrega da Comenda Patativa do Assaré fez parte da programação de comemoração dos 109 anos do histórico Theatro José de Alencar.

Conheça os agraciados com a Comenda

Elzenir Colares – Coordenou o Grupo de Tradições Cearenses por 45 anos. A professora/pesquisadora/artista, concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”. Em 1995, recebeu a maior comenda do município de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira. Elzenir Colares formou uma geração de estudiosos do folclore de sua terra e atualmente mais de uma dezena de grupos de vivência da cultura popular existentes em Fortaleza tiveram o seu ideal como ponto de partida. Em 12 de outubro de 2019, o Grupo de Tradições Cearenses irá completar 53 anos.

Pedro Bandeira – Pedro Bandeira Pereira de Caldas nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas, sendo filho de Tobias Pereira de Caldas e da poetisa Maria Bandeira de França. É neto materno do famoso cantador nordestino, Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento repentista. Recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018. Aos 6 anos de idade já fazia versos, e aos 17 tornou-se cantador profissional, formou-se em Letras, Teologia e Direito. É poeta, repentista, cantador, cordelista, escritor, radialista e apresentador de televisão, conhecido como o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”.

Geraldo Gonçalves (In Memoriam) – Assim como seu primo Patativa, Geraldo Gonçalves nasceu em Assaré, na Região do Cariri, em setembro de 1945. Faleceu com 72 anos, dos quais grande parte foram dedicados à elaboração de trabalhos na literatura popular, literatura de cordel, declamações poéticas, sonetos, trovas e composições de músicas. Fundador da Academia de Letras e Literatura Popular Patativa do Assaré, e parceiro de pelejas de Patativa. Foi reconhecido por sua vasta contribuição à cultura popular tradicional cearense como Mestre dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular, pela Secult de Assaré e Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, título concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018.

O que é a Comenda Patativa do Assaré

A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.

A proposta de concessão da Comenda Patativa do Assaré é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que tenham prestado relevantes serviços e contribuição em prol da cultura popular tradicional podem ser indicados à Comenda, devendo preencher os seguintes requisitos: distinguir-se por sua atuação no âmbito da cultura popular tradicional; ser autor de trabalho de notório mérito no âmbito da cultura popular tradicional. Os indicados poderão estar ativos, aposentados ou ainda “in memoriam”.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão.Com a medida certa entre a emoção e a razão, nunca silenciou diante de censuras, nem mesmo durante o regime ditatorial. Colocou também sua poesia a serviço de lutas sociais