III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais

23 de maio de 2019 - 17:55

III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais ocorre entre os dias 27/5 e 1/6, em Barbalha, Juazeiro e Crato

Com o tema “O Cariri como Encantamento e Território de Bens Culturais” o evento é construído no campo da Interinstitucionalidade por instituições que se identificam com a Preservação do Patrimônio Cultural do Semiárido Brasileiro. Além do III Simpósio, ocorre também o I Seminário de Negócios Criativos e Culturais durante a ação.

O III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais e o I Seminário de Negócios Criativos e Culturais ocorrem, entre os dias 27/5 e 1/6, em Barbalha, Juazeiro e Crato. A atividade é uma realização da Escola de Saberes de Barbalha e do Centro Pró Memória de Barbalha, em parceria com a SECULT, com o Geopark-Araripe, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e conta com o apoio de instituições identificadas com a salvaguarda da cultura. Essa é uma ação acadêmica e popular construída no campo da interinstitucionalidade, cujos realizadores e parceiros são instituições que desenvolvem ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural do semiárido brasileiro.

Durante os seis dias de atividade, o Simpósio trará debates sobre a salvaguarda de bens culturais. Entre os temas estão: as Políticas Públicas para Economia Criativa; a Educação Patrimonial, História e Memória Afrodescendente; os Espaços sagrados: cultura, arte, romaria, peregrinações, paisagens e pessoas; a Cultura Alimentar como patrimônio cultural; os Aspectos simbólicos e ritualísticos da Festa do Pau da Bandeira; o Patrimônio imaterial de Juazeiro do Norte, entre outros. Além dos debates, o evento terá a Audiência Pública sobre operacionalidade e salvaguarda Festa de Santo Antônio de Barbalha, apresentações musicais, a Feira de Economia Criativa e a Terreirada dos Irmãos.

“O Cariri destaca-se em diversos aspectos. Falar desse Cariri é encantar-se com seu território, um lugar repleto de singularidades e pluralidades que o caracterizam como um verdadeiro patrimônio, já reconhecido nos quatro cantos do mundo. Pessoas do Cariri e de diversas regiões do Brasil irão se juntar para pensar possibilidades de reconhecimento, valorização e salvaguarda desse território tão rico e plural”, destaca a coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, Dane de Jade.

“Por meio dos debates, o Simpósio pretende abrir espaços para a audiência pública sobre operacionalidade e salvaguarda da Festa de Santo Antônio de Barbalha. Além disso, consta na programação apresentações musicais, Feira de Economia Criativa e Feirinha Solidária, que ocorrerão diariamente na Escola de Saberes de Barbalha – ESBA, e as Terreiradas, que serão realizadas em espaços nos quais o público será convidado a vivenciar uma experiência estética com a tradição popular”, ressalta também a coordenadora do Escritório Regional da Secult.

Festa do Pau da Bandeira: reconhecimento estadual e nacional

No dia 13 de dezembro de 2018, a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha foi reconhecida como Patrimônio Cultural Cearense, na categoria Celebrações, pela Secretaria da Cultura do Estado. A celebração já é bem cultural reconhecido institucionalmente no âmbito nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que iniciou o processo de registro em 22/04/2010.

Como resultado do reconhecimento e pela necessidade de elaboração de políticas de salvaguarda e tombamentos dos bens culturais do região do Cariri, sul do Estado do Ceará, o III Seminário busca reunir pesquisadores, mestres e brincantes, com o mesmo intuito de promoção da cultura do povo sertanejo e a defesa da sua salvaguarda. Além disso, vem para colaborar com debates e elaboração de documentos, que possam ajudar na elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável.

Práticas Culturais do Seminário Brasileiro ganham destaque

Neste evento com abordagem de temática identificada com estudos do Semiárido Brasileiro, incluindo as práticas culturais, ganham corpo e expressão os grupos de brincantes espalhados nas áreas rurais do entorno da Chapada do Araripe e sediados nas áreas urbanas. Entre eles destacam-se as bandas cabaçais, aboios de vaqueiros, reisados, maneiro-paus, cantadoras de incelenças, penitentes, capoeiras, dança do pau de fita e outros.

Para participar

As inscrições serão realizadas através do site http://cev.urca.br/siseventos/site/iiisimposio .

Mais informações:

Dias 27/5 e 1/6, em Barbalha, Juazeiro e Crato