Secult celebra dia Nacional dos Povos Ciganos

21 de maio de 2019 - 12:19 # # #

Data será celebrada nesta sexta-feira (24/5), em grande estilo, no Cineteatro São Luiz

Uma política de reconhecimento, de diversidade, de pertencimento. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Cineteatro São Luiz celebram, em programação no cineteatro, na sexta-feira (24/5), a partir das 11h, o “Dia Nacional dos Povos Ciganos”. O evento tem entrada gratuita, ocorre no Foyer do Cineteatro e traz em sua programação: quiromancia, música em Chíbi com Renner Django e apresentação do grupo de dança Jim Calon. Além de falas de representantes do poder público e do povo cigano, este representado pelo Cigano Calon Rogério Ribeiro, presidente do Instituto Cigano do Brasil. O espetáculo “Orgulho de ser Cigano: um encanto milenar de povos proféticos com olhar ardente” revela características étnicas da cultura cigana, marcada pela sua ligação com a natureza, com a música, dança e fé. Uma data importante para as identidades, para o reconhecimento desse povo, sua historia, luta, legado.

Quiromancia

Magia expressa na arte da cartomancia cigana, a quiromancia é leitura de mãos. Traço marcante da tradição cigana.

Apresentação do grupo de dança Jim Calon

A apresentação das danças ciganas será realizada pelo grupo “Jim Calon” (Coração Cigano), composto por jovens e filhos de ciganos cearenses que buscam o fortalecimento e a preservação da cultura cigana no estado.

As danças, de ritmo forte, batidas marcadas, passadas firmes e movimentos de mistério e sedução são guiadas pelo compasso do coração cigano. Expressa à liberdade e revela, a cada movimento, a verdade e o sentimento cigano. A dança cigana é uma espécie de oração/mantra, que busca a sua comunhão com a natureza e com o sagrado.

Música em Chíbi com Renner Django

As apresentações musicais serão feita pelo cigano Renne Django, artista sobralense, cantor, compositor e multi-instrumentista de músicas latinas com essência flamenca; e pelo artista, cantor e compositor cigano Joaquim Ferreira, que traduz ao som do seu violão a herança cigana de costumes e tradição.

A poesia expressa na música cigana revela seu cotidiano, algumas são de dialeto Chíbi (dialeto próprio do Cigano Calon) e reforçam o mistério e a proteção características dos ciganos diante das dificuldades enfrentadas.

Instituto Cigano do Brasil

O Instituto de Cultura, Desenvolvimento Social e Território do Povo Cigano do Brasil – Instituto Cigano do Brasil – ICB é uma entidade representativa do povo de etnia cigana no Ceará e em todo o Brasil, entidade de natureza social e cultural, fundada em 01 de Outubro de 2018, com sede e foro na cidade de Caucaia, Estado do Ceará. É um Instituto de estudos, atendimento e defesa dos direitos dos Povos Ciganos do Brasil.

Serviço

Evento: Dia Nacional dos Povos Ciganos

Data: 24/05, das 11h às 13h

Entrada: gratuita

Local: Rua Major Facundo, 500 – Centro