NOTA DE PESAR – Mestre Piauí – Boi de Reisado (Quixeramobim-CE)

18 de março de 2019 - 17:28 # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com pesar, se despede do nosso querido Mestre Piauí (Antônio Batista da Silva, do Boi de Reisado – Quixeramobim-CE). Ele fez sua partida na tarde dessa segunda-feira, dia 18 de março. Com um sorriso sempre aberto, um passo maroto de quem leva a vida com arte e alegria, Mestre Piauí é da felicidade, é da brincadeira, de saber festejar. Mestre Piauí é Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará desde o ano de 2005. E, em 2016, é reconhecido também com Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Secult se despede do Mestre, que os encantados o recebem na paz e na Luz.

A Secult agradece por sua existência, sua obra, sua vida, seus ensinamentos e seu legado. Piauí é um dos responsáveis pela continuidade e permanência da tradição do “boi de reisado” no município. De brincante no Boi no grupo de Antônio Maria Águeda, passou a mestre, principal condutor da brincadeira. Ganhou fama como brincante e o reconhecimento da comunidade, tornando-se referência cultural da região. O Mestre participou das últimas edições do Encontro Mestres do Mundo, esteve conosco altivo e participativo, estava presente com frequência também em demais eventos e equipamentos da Secult, em especial nas programações da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá.

Sua alegria fica. Seu legado permanece. Nosso eterno agradecimento. Siga na luz. Viva o Mestre Piauí!

Confira aqui o histórico:

HISTÓRICO DE VIDA ANTONIO BATISTA DA SILVA

Mestre Piauí – Boi de reisado. Quixeramobim-CE

Nasceu em Quixeramobim a 15 de setembro de 1939. Filho de José Belarmino da Silva e Adelaide Batista da Silva. Criança residia no bairro Maravilha, Arrebalde, do outro lado do rio que margeia a cidade, onde só existiam 6 casas. Foi ali que ganhou o apelido de Piauí. Ele ajudava os tropeiros, condutores de gado que rumavam pra bandas do Piauí ou delas voltavam trazendo boiadas. Participou do “ciclo do boi” pós-colonial, numa região – Sertão Central – pródiga ainda hoje em criatórios do gado.

Antonio Batista, ainda rapazinho mas já conhecido por Piauí, passou a frequentar os ensaios da brincadeira de boi que era feita pelo mestre Antonio Mariagda, até integrar-se no grupo de folguedo.

Frequentou escola somente até conseguir assinar o próprio nome. Exerce a profissão de vigilante em uma escola do bairro onde mora.

O trabalho desenvolvido pelo Mestre Piauí foi tema da dissertação de Mestrado em História, pela Universidade Federal do Ceará, do professor Danilo Almeida Patrício, cuja dissertação foi publicado em livro em 2013, com lançamento realizado na Casa de Antonio Conselheiro, em Quixeramobim.

Foi homenageado em 2004 durante o I Festival de Trovadores e Repentistas, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, juntamente com o cantor e compositor Fausto Nilo, também nascido em Quixeramobim.

Em reconhecimento ao seu trabalho destacado de brincante de Boi de Reisado, a Secretaria da Cultura e Turismo de Quixeramobim propôs, no ano de 2005 a sua inscrição no edital Mestres da Cultura. Sendo selecionado, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional, do Governo do Estado, no mesmo ano. A partir de então vem participando nas oficinas e rodas de cultura, e espetáculos, eixos temáticos da programação do Encontro Mestres do Mundo, promovido anualmente pelo Governo do Estado com o objetivo de mostrar o saber tradicional e valorizar o artista popular.

Reside à Rua G, Bairro Argentina Siqueira, em Quixeramobim.

Fonte de consulta: Processo Edital Mestres da Cultura-2005, arquivado na Coordenadoria do Patrimônio Cultural, da SECULT.