Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CDIC) realiza aula inaugural da 3ª turma

12 de março de 2019 - 11:54 # #

Curso de Iniciação em Dança Contemporânea – Foto Salvino Lobo

A Aula inaugural da terceira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará – Prodança, ocorreu nesta terça-feira (12/03), no Theatro José de Alencar, contando com a presença de alunos das 3 turmas do curso, professores como Fabiano Veríssimo, Victor Hugo Portela, da Diretora do TJA Selma Santiago e do coordenador Ernesto Gadelha, da Coordenadoria de Conhecimento e Formação – CCFOR da Secretaria da Cultura do Estado.

Para Selma Santiago, este é um espaço de experimentação importantíssimo, que prepara e forma alunos que podem seguir no futuro através da Dança. “A partir de uma demanda do grupo de dança, nós reformamos a sala de dança que hoje recebe os alunos do curso. Com isso, a dança ampliou bastante a sua atuação no Theatro José de Alencar”, destacou Selma.

Idealizado por Silvia Moura, o CIDC surgiu em 2017, agregando-se à Escola Livre de Artes Cênicas do Theatro José de Alencar, proporcionando a jovens e adultos uma formação básica em Dança Contemporânea, de modo a ampliar as noções de corpo para o desenvolvimento de potencialidades e a sensibilizar para uma construção de vínculos com a área.
Com 8 meses de duração, em aulas que ocorrem de segunda à sexta, os conteúdos do curso se dividem em Iniciação ao Movimento, História da Dança, Abordagens Técnicas, Improvisação, Iniciação a Apreciação em Dança, Iniciação a Composição Coreográfica e Composição, Dramaturgia e Montagem.

Contemplado no Edital Escolas da Cultura – Escolas Livres de Formação Artística e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o curso tem prevista a formação de mais duas turmas até 2020. “A dança ocupou seu espaço dentro do Escolas Livres. Torcemos para que este curso se amplie, fortaleça e se enraíze. Nós juntos, secretaria e sociedade civil vamos fortalecer este projeto, dando mais importância ainda às escolas de dança do nosso estado”, ressaltou o coordenador Ernesto.

A Prodança vem participando ativamente como instância representativa da categoria de dança no Ceará, diante da comunidade artística e da sociedade em geral e tem contribuído para o desenvolvimento de atividades nos âmbitos educativo, social, político e cultural, estimulando em suas ações a reflexão crítica sobre o atual contexto da dança e construindo coletivamente a cena cearense.

:: A Dança no TJA

Há 20 anos o TJA abrigou a primeira turma da Colégio de Dança do Ceará, naquele momento era urgente darmos mais importância às escolas de Dança do Estado.

Além do Curso do Colégio de Dança, o teatro abrigou por muitos anos o Ballet Hugo Bianchi, e o curso de sapateado.