Mostra Retroexpectativa 2018/2019 se inicia nesta quinta-feira (17), no Cinema do Dragão

15 de janeiro de 2019 - 14:21 # # # # #

 

Abertura traz exibição de cópia remasterizada em 4K de “Central do Brasil”, em comemoração aos vinte anos do filme. Outro destaque é a projeção de “O Barco”, seguida de debate com o diretor Petrus Cariry, neste sábado (19)

Nesta quinta-feira (17), tem início a Mostra Retroexpectativa 2018/2019, realizada pelo Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Abre oficialmente a mostra a cópia remasterizada em 4K de Central do Brasil, em comemoração aos vinte anos do filme. A exibição será gratuita, às 20h, nas duas salas do cinema. Ao longo da mostra, serão realizados ainda cinco debates com cineastas brasileiros. O primeiro deles é com o diretor e roteirista cearense Petrus Cariry, apresentando o premiado “O Barco”, neste sábado (19), às 19h30, com ingressos a R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia).

De 17 a 30 de janeiro, a Mostra Retroexpectativa 2018/2019 apresenta ao público 74 longas-metragens divididos nas faixas retrospectiva, que reúne os filmes de maior sucesso do ano que passou; expectativa, que adianta os lançamentos do primeiro semestre deste ano; e, por fim, a faixa clássicos, com cópias remasterizadas do cinema mundial. Além dos filmes e debates, a programação oferece também, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, no dia 29 de janeiro, com o programador mineiro Daniel Queiroz; e o Ateliê de Crítica Cinematográfica, que teve início na segunda-feira (14), com o curador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo.

Cada faixa, uma seleção de peso

Segundo Pedro Azevedo, a faixa retrospectiva apresenta os filmes que fizeram boa carreira nas salas do Dragão, como Uma Noite de 12 anos e Me Chame Pelo Seu Nome – que são os de maior bilheteria do ano de 2018 -, mas também filmes inéditos do circuito independente de arte que não tiveram espaço de estreia em Fortaleza como: Minha filha, Meu Anjo, O terceiro assassinato, Rota Selvagem, Museu, Lámen Shop e 1945.

Com 17 filmes na lista, a faixa expectativa traz diversidade com produções de diferentes nacionalidades e que circularam por grandes festivais internacionais, como os de Berlim, Veneza e Cannes. “Mais especial ainda para nós é exibir filmes brasileiros inéditos no circuito comercial e que fizeram excelente carreira em festivais nacionais e internacionais. Serão chances únicas de assistir a filmes como Sol Alegria, Clube dos Canibais, Los Silencios, Lembro Mais dos Corvos, Os Jovens Baumann e O Barco”, destaca Pedro.

Parte do DNA da programação do Cinema do Dragão, os clássicos têm lugar garantido em todas as edições da Mostra Retroexpectativa. Neste ano, o destaque é para a cópia remasterizada em 4K de Central do Brasil, em comemoração aos vinte anos do filme. Será o único da mostra com exibição gratuita, realizada em parceria com a Vídeo Filmes. Além do clássico brasileiro, são destaques ainda dessa faixa os títulos Juventude Transviada e O Iluminado, trazidos em cópias 4K negociadas diretamente com distribuidoras de fora do Brasil.

Discutir cinema

Além da exibição dos filmes, a Mostra Retroexpectativa caracteriza-se por trazer no bojo ações de formação em cinema. Nesta edição, a programação terá cinco debates com os seguintes realizadores brasileiros: Petrus Cariry (filme O BARCO), Beatriz Seigner (filme LOS SILENCIOS), Tavinho Teixeira (filme SOL ALEGRIA), Guto Parente (filme CLUBE DOS CANIBAIS) e Gustavo Vinagre (filme LEMBRO MAIS DOS CORVOS).

Será realizada ainda, em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a masterclass “Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente”, no dia 29 de janeiro, com o programador mineiro Daniel Queiroz, que é um dos coordenadores da Semana de Cinema. Outra novidade da mostra é o Ateliê de Crítica Cinematográfica, com o curador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo. A formação será realizada de 14 a 18 de janeiro, no Porto Iracema. As inscrições já estão encerradas.

NÚMEROS DA MOSTRA

74 longas-metragens

Sendo 17 na faixa de expectativa, 52 na faixa de retrospectiva e 5 na faixa de clássicos

5 debates

1 masterclass

1 ateliê de crítica cinematográfica

LISTA DE FILMES

 

// Retrospectiva

The Square

O dia depois

A câmera de Claire

Em chamas

120 Batimentos por minuto

Deixe a luz do sol entrar

O terceiro assassinato

As boas maneiras

Cachorros

Lámen Shop

A Fábrica de nada

Minha Filha

Meu anjo

A prece

Verão

Assunto de família

Zama

O Processo

Benzinho

Uma noite de 12 anos

Tinta Bruta

Diamantino

Me chame pelo seu nome

Desobediência

The Post – Guerra Secreta

Trama Fantasma

Jurassic World – Reino Ameaçado

Halloween

Infiltrado na Klan

Western

Antes que tudo desapareça

O Parque

Tesnota

Asako I & II

1945

Você nunca esteve realmente aqui

Custódia

Museu

O futuro adiante

O amante duplo

O animal cordial

A casa que Jack construiu

O Sacrifício do Cervo Sagrado

Projeto Florida

Hereditário

A pé ele não vai longe

A Rota Selvagem

Visages, Villages

À sombra de duas mulheres

Amante por um dia

Arábia

A misteriosa morte de Pérola

 

// Expectativa

Raiva

Amor até as cinzas

Amanda

3 Faces

Eu não sou uma bruxa

Imagem e Palavra

Temporada

Los Silencios

Vermelho Sol

Lembro mais dos corvos

Os Jovens Baumann

Estação do Diabo

Guerra Fria

Os Sonâmbulos

O Barco

Sol Alegria

Clube dos Canibais

 

// Clássicos

Central do Brasil

Persona

Juventude Transviada

O Iluminado

Acossado

 

SOBRE A FORMAÇÃO

 

// Ateliê de Crítica Cinematográfica

Facilitador: Pedro Azevedo

A proposta do ateliê consiste em trabalhar noções teóricas e práticas da crítica cinematográfica, construindo um local de experimentação onde os participantes possam escrever textos sobre os filmes exibidos durante a mostra Retroexpectativa 2018/2019. Entre os temas abordados, pretende-se estudar os meios enunciadores da crítica cinematográfica e de que forma o espaço de veiculação altera a estrutura do texto crítico. Também serão trabalhados métodos e técnicas de análise fílmica, estudo de textos e trechos de filmes, e a compreensão da crítica de cinema enquanto instrumento de reflexão, abrindo diálogos entre os elementos internos e externos de um filme.

As críticas produzidas no ateliê serão co-editadas pelo facilitador e publicadas no Blog do Dragão. Além das aulas, os participantes serão agraciados com credenciais de livre acesso ao Cinema do Dragão durante todo o período da mostra.

Período: 14 a 18 de janeiro, das 10h às 13h
Carga horária: 15h

Local: Porto Iracema da Artes (Rua Dragão do Mar, nº 60 – Praia de Iracema)

Vagas: 10
Inscrições: de 8 a 11/01/2019 (até as 12h), no site http://www.portoiracemadasartes.org.br/
*O resultado será divulgado nesta sexta-feira (11), a partir das 18h.

Mini-bio do facilitador

Mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com especialização em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais como a tradicional Retroexpectativa, Fotofestival Solar e o FAROL (Festival Internacional de Cinema de Fortaleza). Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e de Cannes, além de ser membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em diversos festivais nacionais e foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para o Curso de Cinema Audiovisual da Unifor e foi co-idealizador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017.

// Masterclass Distribuição e Exibição do Cinema Brasileiro Independente

Facilitador: Daniel Queiroz

A masterclass abordará as diversas possibilidades de circulação da produção autoral e independente, realizada no Brasil, em curta, média e longa-metragem. Além de apresentar e avaliar o desenvolvimento histórico e como o mercado de distribuição e exibição de filmes está estabelecido no país, ela irá também propor a reflexão sobre novas possibilidades e caminhos, numa área que se encontra em grande transformação. Ela pretende ser útil para produtores e realizadores que planejam a carreira de suas obras e para curadores e programadores interessados no desenvolvimento de projetos de difusão de filmes, abarcando tanto o circuito de mostras e festivais (brasileiros e internacionais), quanto as janelas: cinema, tv e internet/ VOD (video on demand).

Quando: dia 29 de janeiro de 2019

Horário: das 14h às 18h

Local: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 60 – Praia de Iracema)

Vagas: 50 (por ordem de chegada)

Mini-bio do facilitador

Daniel Queiroz nasceu em Belo Horizonte e começou a trabalhar com programação de cinema no CEC – Centro de Estudos Cinematográficos, na década de 1990. Foi Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, programador do Cine Humberto Mauro, do Cine 104 e Diretor Artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Atualmente, é um dos coordenadores da Semana de Cinema, festival do qual participa como programador desde 2013. Em 2018, passou também a atuar também na área de distribuição, com a Embaúba Filmes, que tem em seu catálogo filmes como Arábia, Inferninho, Inaudito, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos e Os Sonâmbulos (www.embaubafilmes.com.br)

SERVIÇO

Mostra Retroexpectativa 2018/2019

Quando: de 17 a 30 de janeiro de 2019

Onde: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Às terças-feiras, o valor do ingresso é promocional, R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).