Fóruns de secretários e gestores de Cultura lançam Carta “Fica, MinC!”

3 de dezembro de 2018 - 13:44 # # # #

 

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados e o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados lançam nesta segunda-feira (03/12), a Carta Aberta “Fica, MinC! Em defesa da permanência do Ministério da Cultura”, um manifesto que versa sobre o cenário que o Brasil tem vivido nos últimos tempos e a gravidade do anúncio da extinção do Ministério da Cultura (MinC). Dessa maneira, os Fóruns se manifestam em defesa da integridade, permanência e fortalecimento institucional do Ministério.

Com ampla participação, representantes de 24 Estados mais o Distrito Federal assinam o manifesto. O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados é presidido, atualmente, pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“Este é mais um momento que exige mobilização em torno das políticas culturais desenvolvidas em todas as esferas da federação – União, Estados e Municípios – e de instituições públicas e privadas, que promovem o acesso aos bens e serviços culturais, o fomento às artes, a preservação do patrimônio cultural e a promoção da diversidade cultural brasileira. A cultura é um direito fundamental e constitucional e é essencial a manutenção de estrutura adequada para a existência permanente e perene de órgãos próprios que possam gerir e executar políticas públicas”, afirma a nota.

Em nota, os Fóruns defendem a permanência e integridade do MinC na estrutura governamental, como um órgão próprio e exclusivo para a gestão e a execução das políticas culturais, em parceria com os estados e municípios e com a sociedade civil. E Defende também a permanência, como órgãos próprios e valorizados, das Secretarias e Fundações estaduais e municipais, que conformam o Sistema Nacional de Cultura. ” É por todas essas razões que o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados conclama a sociedade brasileira e, principalmente, o novo Governo Federal, a fazer uma profunda reflexão e reverter a decisão de extinção do órgão, mantendo a integridade do Ministério da Cultura”, conclui.

 

Leia a Carta Aberta “Fica,MinC! Em defesa da permanência do Ministério da Cultura