Festival For Rainbow chega ao 12º ano com o tema ‘Respeite as caras’

19 de novembro de 2018 - 16:25 # # #

 

A edição celebra o reconhecimento de diversas identidades de gênero e traz programação com atrações gratuitas, no Dragão do Mar. (Foto: Longa-metragem “Inferninho”,de Guto Parente e Pedro Diógenes)

 

O For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual chega a sua 12ª edição de luta e resistência pela cultura e cidadania LGBT, em Fortaleza. O evento – que acontecerá de 21 a 27 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – traz uma programação repleta de atrações gratuitas, com filmes, shows, exposição, debates, performances e lançamento de livros.

Cisgênero, transgênero, agênero, não-binário, pangênero, andrógino, intersexo, gênero fluido e tantas outras nomenclaturas já são admitidas para definir gênero em diversos lugares do mundo. Em reconhecimento as mais de 50 identidades existentes, em 2018, o For Rainbow celebra a liberdade com a expressão nordestina “Respeite as caras” como tema.

Cinema

Foram mais de 1800 obras inscritas no festival, entre longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros na Mostra Competitiva Internacional. A ideia é traduzir a diversidade sexual e de gênero com um arsenal de filmes inéditos e empoderados, que concorrerão em 13 categorias ao Troféu Elke Maravilha.

Para escolher os vencedores, o júri será composto neste ano apenas por mulheres: a jornalista baiana Lili Cury, a fotógrafa cearense Joyce Vidal, a cineasta cearense Lívia de Paula, a professora do curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lela Lenz e Carine Fiúza, cineasta da Paraíba.

Para a abertura da Mostra Competitiva, o Festival estreia o premiado longa cearense Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes. Entre os principais filmes que serão exibidos ao longo da semana estão também o queniano Rafiki, o brasileiro Tinta Bruta e o documentário Fabiana. O público ainda poderá conferir a Mostra Lilás – com filmes de diretoras cubanas voltados à temática lésbica – e a Mostra Cearense, com três obras de diretores do estado.

Shows, livros e performances

Além do cinema, o For Rainbow leva a Arena do Dragão o show Revolução Preta-Queer – de Mulher Barbada e Luiza Nobel – as bandas Filosofia Inverso e Quintaus, DJs e batalha de smartphones. A cantora Verónica Valenttino encerra o festival subindo ao palco para cantar ao lado da drag Beatrice Papillon.

A programação também apresenta a performance TransMargem, do artista Diego Salvador e o lançamento dos livros O Homem com Alma de Rivotril, de Júnior Ratts; e Cinema Falado, do jornalista Émerson Maranhão.

Debates e resistência

O auditório do Dragão do Mar receberá o II Encontro de Cultura LGBT do Ceará, com representantes da Rede de Coletivos LGBT Periféricos, do Outro Grupo de Teatro, do Coletivo Artístico As Travestidas e do Tambores de Safo em um debate sobre a “Arte na construção da resistência”.

O Festival

Idealizado pela jornalista Verônica Guedes, o For Rainbow se consolidou como um forte braço na resistência por liberdade sexual e de gênero no Ceará. O festival é realizado pelo Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, que atua no fortalecimento das lutas populares de comunidades excluídas. Ao longo dos anos, exibiu mais de 700 filmes voltados ao público LGBT e capacitou mais de 800 pessoas em oficinas técnicas e de sensibilização ao respeito à diversidade.

Serviço:

For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual

Data: 21 a 27 de novembro de 2018

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Evento gratuito