Com apoio da Secult, projeto Mandacaru foi lançado neste sábado, 16/9

17 de setembro de 2017 - 11:41

 



A Cultura transformando vidas. Na tarde do último sábado, 16/9, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebeu o lançamento do projeto Mandacaru, que promove a reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade. De iniciativa do iFoto, o projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Edital de Demanda Espontânea.

Por meio de uma publicação cultural envolvendo vários fotógrafos e jornalistas cearenses, o projeto gera renda para as pessoas em situação de rua, que se tornaram agentes culturais da cidade. Eles irão distribuir a mais nova revista de arte e cultura do Ceará. Dos R$5 que você paga pela revista, R$4 são dos vendedores, agentes de cultura que irão circular por Fortaleza.

O lançamento do projeto, no Dragão do Mar, foi marcado por um bate-papo sobre a iniciativa de mudar vidas a partir da cultura. Estiveram presentes o editor da publicação, Ademar Assaoka; a fotojornalista Iana Soares; a professora e socióloga Camila Holanda; o diretor do iFoto, Beto Skeff; e o fotógrafo Alan Uchôa, entre outros colaboradores da revista, além dos agentes culturais João Bosco, Natiele e Francisco Sousa.

“Mandacaru é um símbolo da resistência. Símbolo do Nordeste. Pra mim, esses agentes culturais são mandacarus”, afirmou Ademar Assaoka ao explicar a origem do nome do projeto. A ideia, segundo ele, é que a publicação seja trimestral e possa reunir tanto renomados nomes da fotografia e do jornalismo, quanto jovens talentos.

O Mandacaru floresceu para Francisco Sousa, o mais novo agente cultural, que passou por formação ofertada pelo projeto. Com a revista em mãos, ele já aproveitava para convidar as pessoas que chegavam ao Dragão do Mar para conhecer o produto cultural. “Fiquei agradecido pelo projeto e estou ansioso pra começar as vendas. Ele é um projeto bonito e dedicado. Se o povo pudesse conhecer esse projeto seria muito bom. É um projeto ideal, que traz para os moradores de rua esperança que as vezes é perdida”, comentou.

A revista Mandacaru também contou com a colaboração de nomes da fotografia como Silas de Paula, Celso Oliveira, Igor de Melo e Galba Nogueira.Entre os jornalistas estão Ronaldo Salgado, Beatriz Jucá e Luciano Almeida.