Dragão do Mar inicia programa mensal voltado à música eletrônica, com oficina gratuita de técnicas de discotecagem, neste domingo (30)
26 de julho de 2017 - 16:00
Mais novo programa do Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realizado em parceria com o NuAct, o Dragão Eletrônico vai explorar a cibercultura e a música eletrônica, por meio de cursos, palestras e workshops, além de apresentações artísticas. Será ofertada uma atividade ao mês, sempre gratuita
O veloz mundo da cibercultura e da música eletrônica ganha lugar fixo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o lançamento do Dragão Eletrônico. Realizado pelo centro cultural em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura Transcendental (NuACT), este programa propõe-se a oferecer uma série de atividades gratuitas, da formação ao entretenimento, abertas ao público. Com ações ofertadas uma vez ao mês, o Dragão Eletrônico já estreia, neste domingo (30), com a oficina Técnicas de Discotecagem Profissional, ministrada pelo DJ Rodrigo Lobbão, no Auditório. As inscrições estão abertas.
A popularização do computador possibilitou a produção de todo um contexto artístico-cultural fruto desse fenômeno virtual: cibercultura, música eletrônica totalmente produzida por PCs e sintetizadores, video mapping, tecnologias de iluminação etc. “Foi pensando nesse cenário dinâmico, que idealizamos o Dragão Eletrônico. O objetivo é que ele seja uma alavanca para o debate e a troca de conhecimentos entre essas vertentes e seus agentes, promovendo formação de plateia e a formação técnica e intelectual”, afirma o DJ, produtor e cyber ativista JR Animal, que é um dos idealizadores do coletivo artístico NuACT.
Serão palestras, debates, oficinas, workshops e ainda apresentações de música eletrônica, com o intuito de impulsionar e estimular a produção artística e cultural, na cidade, relacionadas à E-Music. A curadoria do Dragão Eletrônico fica a cargo da dupla pensante do NuACT – JR Animal e o produtor e publicitário Paulo Thiago –, que, há quase dez anos, vem fomentando a cena alternativa da música eletrônica no Nordeste e firmando-se como um dos mais atuantes núcleos da região. Os curadores iniciaram parceria com o Dragão do Mar nesta última edição do festival Maloca Dragão, quando foi apresentada a Maloca Eletrônica, cuja programação trazia nomes nacionais e internacionais alternativos do gênero.
“A cena musical eletrônica do Ceará tem se fortalecido e se destacado pela pluralidade de estilos, apresentando uma qualidade técnica e artística ímpar, além de abrir novas oportunidades de trabalho para o mercado. Como um centro de arte e cultura que contempla “todas as tribos”, o Dragão do Mar abre espaço na sua programação para mostrar a riqueza de estilos dentro desse gênero musical e, a partir de apresentações e atividades de formação gratuitas, formar novas plateias e preparar profissionais da música para este nicho em ascensão”, afirma o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.
Oficina
Neste domingo (30), das 15h às 19h, o Dragão Eletrônico realiza a primeira oficina: Técnicas de Discotecagem Profissional, com o DJ Rodrigo Lobbão, um dos mais importantes artistas da cena eletrônica Norte/Nordeste, com vinte anos de discotecagem. Gratuita, a formação é direcionada para DJs, a partir de 18 anos de idade, que já estão mercado e/ou que já possuem nível intermediário de técnicas de mixagem.
A oficina abordará: mixagem em CDJ-2000 modo vinil; noções e iniciação em técnicas de turntablism (scratch, back to back, back spin etc); uso correto de corte de frequência na mixagem (boost mixing, power mixing); uso correto e sensato de efeitos; loops, relaps e cue points, acapellas, mashups ao vivo: formas de criar e mostrar criatividade na pista; e prática entre os convidados.
As inscrições também são gratuitas e já podem ser realizadas, com o preenchimento do formulário disponível no link http://bit.ly/tecnicasdediscotecagem. O critério de seleção será por análise de currículo. São 15 vagas. Os selecionados serão contactados para confirmar inscrição e a lista de nomes da turma formada será divulgada, nesta sexta-feira (29).
SERVIÇO
Dragão Eletrônico – Oficina Técnicas de Discotecagem Profissional
Quando: dia 30 de julho de 2017 (domingo)
Hora: das 15h às 19h
Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Classificação etária: 18 anos
Inscrições on-line: http://bit.ly/tecnicasdediscotecagem
Acesso e inscrições gratuitas
/// SOBRE OS CURADORES
JR Animal
DJ, produtor e tatuador. Sempre entrelaçando arte, música, permacultura, ciências revolucionárias e sustentabilidade, o cyber ativista é um dos principais fomentadores da cena da música eletrônica cearense.
Paulo Thiago
É publicitário, especialista em marketing digital, produtor de teatro e técnico em produção cultural. É um dos idealizadores do coletivo artístico cearense Nuact e da recente agência de artistas AEON Bookings. Desenvolve projetos relacionados com a cena eletrônica nacional há mais de 10 anos e segue representando grandes artistas e futuras promessas do Brasil e da América Latina.