Festival Música da Ibiapaba

19 de junho de 2017 - 13:27

 

 

A 13ª edição do Festival Música da Ibiapaba (MI) está com inscrições abertas a partir de 20 de junho até 4 de julho. Durante os oito dias do evento, que ocorre de 22 a 29 de julho, em Viçosa do Ceará, serão oferecidas oficinas e workshops, ministrados por professores de diversas partes do País. Inscreva-se aqui.

São 400 vagas destinadas a estudantes da rede pública estadual e outras 200 para o público em geral. A curadoria é do maestro da Osuece, o pernambucano Alfredo Barros, de Amilson Godoy, regente da Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo, e do produtor musical, Daniel Ganjaman.

Confira as opções de oficinas, consulte o regulamento e participe!

Saiba mais sobre o Festival Música da Ibiapaba

 



CURSOS 2017


NÚCLEO INSTRUMENTAL

01. Oficina de Sopros (nível médio). Heriberto Porto (CE), Arimatéia Veríssimo (PB), Heleno Feitosa (Costinha PB), Gilvando Pereira (Azeitona PB), Ranilson Farias (RN), Robson Lima (CE) e Sandoval Moreno (PB).

Estudo de técnicas e recursos expressivos dos instrumentos de sopro voltado para a execução da música popular brasileira, em seus diversos gêneros e estilos. Trabalho de postura e embocadura essenciais à sonoridade. Estudo da respiração como conhecimento fundamental para os instrumentistas de sopro, e das diferentes articulações e de sua importância na prática do instrumento e da prática de música em grupo. Prática de leitura musical e de transposição. Técnica instrumental, estudo de tonalidades, escalas e arpejos variados. Desenvolvimento da capacidade de percepção harmônica, rítmica e melódica, noções de interpretação de arranjos de MPB.

Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento, conhecimento básico de solfejo. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento. Público alvo: Instrumentistas sopro: Flauta transversal, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Trompa, Tuba e Bombardino.

02. Oficina de Sopros (nível avançado). Heriberto Porto (CE), Arimatéia Veríssimo (PB), Heleno Feitosa (Costinha PB), Gilvando Pereira (Azeitona PB), Ranilson Farias (RN), Robson Lima (CE) e Sandoval Moreno (PB).

Estudos de técnicas e recursos expressivos dos instrumentos de sopro voltado para a execução da música popular brasileira, em seus diversos gêneros e estilos. Prática de leitura e transposição melódica. Prática de música em grupo e como solista. Estudos técnicos avançados. Percepção harmônica, rítmica e melódica, execução e interpretação de arranjos da MPB e noções de improviso.

Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, conhecimento de solfejo.  Mínimo de 05 anos de prática de instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer o seu instrumento.

Público alvo: Instrumentistas sopro, professores em projetos e bandas de música: Flauta transversal, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Trompa, tuba e Bombardino.

03. Oficina de Cordas Populares (nível médio) Profa. Carol Paresi (SP)

Oficina direcionada aos instrumentistas enquanto solistas. Será trabalhado o sotaque da música popular brasileira através de arcadas e acentos com motes rítmicos e harmônicos, aprofundando na linguagem do Forró, com um material didático impresso.

Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento, conhecimento básico de solfejo. Mínimo de 02 anos de prática do instrumento, com domínio na primeira posição do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento.

04. Oficina de Cordas Populares (nível avançado  Profa. Carol Paresi (SP)

Oficina direcionado aos instrumentistas enquanto solistas. Será trabalhado o sotaque da música popular brasileira através de arcadas e acentos com motes rítmicos e harmônicos, introduzindo as ferramentas de improvisação na linguagem do Forró, com um material didático impresso.

Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento, conhecimento básico de solfejo. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento, com domínio na primeira posição do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento.

05. Acordeão. (nível médio/avançado) Prof. Rodolf Forte (CE)

Estudo referente à abordagem técnica do instrumento. Estudos específicos da tessitura e variedades no uso dos teclados, baixos ou botoneiras e fole. Conhecimento dos principais acordeonistas brasileiros: representação, biografia, influências e escolas por eles elaboradas.  Panorama do instrumento, suas concepções técnicas, históricas, recursos expressivos, com uma abordagem do seu uso na música popular brasileira.

Pré-requisitos: Conhecimento básico do instrumento e seu uso; desenvoltura elementar em algum estilo referente ao acordeão. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento. Público alvo: Acordeonistas.

06. Teclado e Piano (nível médio). Prof. Misael da Hora (RJ)

O pianista solista. Método para aprender o que tocar, onde tocar, de que forma tocar e quando tocar.(técnicas de interpretação). Detalhes técnica da construção do instrumento e sua influência no desempenho. Harmonia e improvisação. Baseado na metodologia Hal Crook (Berklee College of Music). Domínio do sotaque. Compassos / Click desdobrado ou americano. Sotaque americano ou brasileiro. Domine essa técnica. Mudanças no swing  2/4 –  4/4. Sutilezas no play do músico.

Pré-requisitos: Noções básicas sobre técnicas do instrumento e da leitura. Mínimo 02 anos de prática. O conhecimento de escalas e arpejos e formação de acordes. Repertório básico. Nota: Os alunos deverão trazer o seu instrumento, bem como de banana cabo / banana. Público-alvo: Pianistas e tecladistas.

07. Teclado e Piano (nível avançado). Prof. Misael da Hora (RJ)

O pianista solista. Método para aprender o que tocar, onde tocar, de que forma tocar e quando tocar.(técnicas de interpretação). Técnica da construção do instrumento e sua influência no desempenho. Harmonia, improvisação e desenvolvimento técnico. Baseado na metodologia Hal Crook (Berklee College of Music). Técnicas de instrumento alta performance. Domínio do sotaque. Compassos / Click desdobrado ou americano. Sotaque americano ou brasileiro. Domine essa técnica. Mudanças no swing  2/4 –  4/4. Sutilezas no play do músico.

Pré-requisitos: Noções básicas sobre técnicas do instrumento e da leitura. Mínimo 04 anos de prática. O conhecimento de escalas e arpejos e formação de acordes. Repertório básico. Nota: Os alunos deverão trazer o seu instrumento, bem como de banana cabo / banana. Público-alvo: Pianistas e tecladistas.

08. Violão (nível médio/avançado) Prof. Eduardo Holanda (CE)

Execução de música popular em seus diversos gêneros e estilos: jazz, blues, flamenco, gypsy jazz (jazz cigano)etc. Harmonia, rítmica e melodias do repertório musical. Técnicas de execuções variadas: dedos, palheta e técnica híbrida.

Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras e partituras. Formação de escalas maiores e menores, intervalos e arpejos, modos e campo harmônico. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento, cabo banana/banana no caso de violões elétricos. Público alvo: Violonistas.

09. Violão de Acompanhamento (nível médio/avançado) Prof. Eduardo Holanda (CE)

Abordagem da diversidade dos ritmos brasileiros na execução violonística. O curso pretende mostrar aos alunos, aspectos do uso do violão para acompanhamento de música popular, principalmente sobre a harmonia, com ênfase na criação. Abrange também aspectos éticos referentes a exibições públicas. Audições didáticas.

Pré-requisitos: Mínimo de 04 anos de prática. Conhecimento de leitura de cifras. Público alvo: Violonistas.

10. Guitarra (nível médio). Prof. Alexandre Carvalho (RJ)

Revisão e complementação dos conhecimentos básicos e técnicos relativos ao estudo do instrumento, abordando os princípios históricos e evolutivos do mesmo. Noções sobre tecnologias (modelação e processamento de efeitos), estilos, planejamento de estudo, postura, técnica, escala maior e menor natural, escala pentatônica menor e maior, iniciação a improvisação tonal (centros tonais), modos do tom maior, acordes de tríades e tétrades.

Pré-requisitos: Conhecimentos de teoria musical (principalmente sobre intervalos e escalas maiores) e domínio técnico do instrumento, com prática em leitura de cifras e improvisação. Mínimo de 2 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento e cabo. Público alvo: Guitarristas.

11. Guitarra (nível avançado) Prof. Alexandre Carvalho (RJ)

Revisão e complementação dos conhecimentos técnicos relativos ao estudo do instrumento, enfatizando a conscientização sobre os princípios históricos e evolutivos do mesmo, bem como assuntos correlatos para uma prática mais elaborada. Utilização de arpejos, escalas e modos na improvisação, e aspectos harmônicos diagramáticos relativos ao estudo do  instrumento. Revisão e complementação dos conhecimentos técnicos relativos ao estudo do instrumento, enfatizando a conscientização sobre os princípios históricos e evolutivos do mesmo, bem como assuntos correlatos para uma prática mais elaborada. Utilização de arpejos, escalas e modos na improvisação, e aspectos harmônicos diagramáticos relativos ao estudo do  instrumento. .

12. Contrabaixo (nível médio). Prof. Miquéias dos Santos (CE)

Abordagem prática para uma revisão e aprimoramento considerando os aspectos técnicos, harmônicos e rítmicos aplicados ao contrabaixo elétrico. Levadas, ritmos brasileiros, solos e acompanhamento em trio e em diversas formações. Postura e alongamentos – cifras – Mapeamento do braço.

Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras, leitura na clave de Fá. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento, cabo banana/banana. Público alvo: Baixistas.

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13. Contrabaixo (nível avançado). Prof. Miquéias dos Santos (CE)

Estudo de técnicas e recursos expressivos do instrumento voltado para a execução de música popular brasileira em seus diversos gêneros e estilos. Estímulo e desenvolvimento do potencial musical crítico e criativo do aluno. Abordagem prática para uma revisão e aprimoramento dos fundamentos, condução e improvisação, envolvendo aspectos técnicos, harmônicos e rítmicos aplicados ao contrabaixo elétrico.

Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras, leitura na clave de Fá. Mínimo de 05 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento e cabo banana/banana. Público alvo: Baixistas.

14. Bateria (nível médio). Prof. Pascoal Meireles (RJ)

Experimentação e prática de bateria. Estudo de aperfeiçoamento do instrumento através de técnicas de execução, postura, afinação, levadas para os variados gêneros encontrados na música popular (samba, frevo, baião, funk, rock etc.) e elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e formas musicais.

Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento e noções de leitura rítmica.  O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito).  Mínimo de 04 anos de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas.

15. Bateria (nível avançado). Prof. Pascoal Meireles (RJ)

Estudo de aperfeiçoamento no instrumento. Técnica. Postura. Gêneros da música popular. Elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e forma musical. Técnicas de improvisação, andamento e dinâmica. Estudo e criação de frases rítmicas. Aperfeiçoamento de “grooves”. Conhecimento de andamento e dinâmica e levadas. Técnicas de condução do Hi-Hat e improvisação.

Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento e de leitura rítmica. O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito). Mínimo de 05 de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas.

16. Percussão (nível médio). Prof. Ary Dias (RJ)

O método de ensino de percussão brasileira do percussionista Ary Dias foi especialmente criado tanto para alunos avançados como para iniciantes e de tal maneira que, num curto período de tempo, os avançados terão adquirido mais experiência musical e os iniciantes estarão se sentindo confiantes e com mais intimidade com os instrumentos. As aulas serão orientadas através de partituras ou de aulas práticas com todos os fundamentos teóricos, a depender do nível musical do aluno. Prática da técnica de execução dos instrumentos. Conhecimento básico da leitura rítmica. Trabalho com variados ritmos.

Pré-requisitos: Desenvoltura com os instrumentos de percussão e noções de leitura rítmica. O aluno deverá trazer alguns instrumentos pequenos de percussão (ex: triângulo, pandeiro, caxixi, ganzá, cowbell, tamborim, bongô). Mínimo de 03 anos de prática do instrumento. Público alvo: Percussionistas.

17. Percussão (nível avançado). Prof. Ary Dias (RJ)

O método de ensino de percussão brasileira do percussionista Ary Dias foi especialmente criado tanto para alunos avançados como para iniciantes e de tal maneira que, num curto período de tempo, os avançados terão adquirido mais experiência musical e os iniciantes estarão se sentindo confiantes e com mais intimidade com os instrumentos. As aulas serão orientadas através de partituras ou de aulas práticas com todos os fundamentos teóricos, a depender do nível musical do aluno. Prática da técnica de execução dos instrumentos. Estudo avançado da leitura rítmica. Trabalho com variados ritmos, elaboração de arranjos e conceitos de solos.

18a, 18b e 18c. Prática de conjunto de MPB/Jazz A (nível médio/avançado). Prof. Miquéias dos Santos (CE), Prof. Alexandre Carvalho (RJ) Prof. Pascoal Meireles (RJ)

Estudo de repertório específico para as diversas formações instrumentais na música popular brasileira e no jazz. Desenvolvimento das habilidades inerentes à prática em grupo. Dinâmica. Interpretação. Sociabilidade. Prática auditiva.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para oficinas do Núcleo Instrumental. Domínio técnico do instrumento e boa fluência de leitura de partituras. Mínimo de 04 anos de prática com o instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

19. Camerata de Violões (nível médio/avançado) Prof. Eduardo Holanda (CE)

Formação de uma orquestra de câmara de violões e o estudo dos meios que propiciam um bom desempenho da atividade em grupo com violões, que vão desde a exploração dos recursos do timbre, afinação, dinâmica, textura, ritmo e sonoridade que uma orquestra de violões pode obter, até a compreensão dos signos básicos de regência. Adaptação e entrosamento com o grupo. O repertório consistirá de arranjos de música popular brasileira.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas de violão. Mínimo de 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Violonistas.

20. Prática de Orquestra Popular (nível médio/avançado) Profa. Carol Panesi (SP)

O enfoque é a prática de conjunto, desenvolvendo a escuta e interação entre os músicos. Os arranjos a serem trabalhados são elaborados de acordo com o formato e nível do grupo em questão, sempre privilegiando o sotaque e valorizando a música popular e regional do Brasil através do olhar da Música Universal. Público alvo: Instrumentos – Violino, viola de arco, cello e contrabaixo acústico.

Pré-requisitos: Domínio técnico do seu instrumento, leitura de partitura, cifras. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento,

21. Prática de Banda de Música (nível avançado). Prof. Sandoval Moreno (PB)

Trabalhar os diversos naipes da banda com um repertório de música instrumental especificamente para banda de música, abordando articulações e inflexões próprias à sua interpretação e desempenho, incluindo técnica e sonoridade, objetivando a vivência musical em conjunto e a apresentação pública.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do núcleo instrumental. Mínimo de 05 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (Alunos selecionados durante o Festival)

22. Prática de Big Band (nível avançado). Prof. Ranilson Farias ( PB)

Abordagem de articulações e inflexões próprias à execução dos grupos de sopro na MPB. Sonoridade. Improvisação. Prática de arranjos específicos para metais, madeiras,baixo, guitarra, teclado, bateria e percussão.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do núcleo instrumental. Mínimo de 05 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (Alunos selecionados durante o Festival)

23. Orquestra de Acordeões. (nível médio/avançado) Rodolf Forte (CE)

Estudo de repertório de música popular brasileira para grupo de acordeões.  Desenvolvimento das habilidades musicais comuns à prática em conjunto. Percepção auditiva. Interpretação. Dinâmica.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Público alvo: Instrumentistas.

24a e 24b. Prática de Conjunto de Choro A e B (nível médio/avançado). Prof. Pablo Garcia (CE)

Prática em grupo para diversos instrumentos. Possibilidades de contracantos para instrumentos solistas e acompanhadores. Elementos da linguagem do choro, através de arranjos e transcrições de gravações de temas de mestres do gênero. Vocabulário musical do choro a partir do aprendizado e análise de um repertório básico.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Domínio técnico do instrumento e boa fluência de leitura de partituras. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Público alvo: Instrumentistas (violão de sete, violão de seis, cavaquinho, bandolim, clarineta, flauta, trompete, trombone,pandeiro, teclado, percussão e outros instrumentistas) (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

25. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado).

Trabalhar em um grupo de sopros um repertório de música instrumental brasileira, abordando articulações e inflexões próprias à interpretação e à performance, incluindo técnica, sonoridade e improvisação. Arranjos escritos especificamente para a formação de sopros. O instrumentista aprende a se comportar em função dos outros músicos do grupo, tocando em formações diferentes, trabalhando a interpretação, a dinâmica, percebendo o ouvir e o tocar.

Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Mínimo de 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas.

25a. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado)Flauta

25b. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado) Clarineta

25c. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado). Saxofone

25d. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado). Trompete

25e. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado). Trombone

25g Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado). Trompa

26. Prática de Conjunto de Percussão (nível médio/avançado)

NÚCLEO VOCAL

27a, 27b, 27c. Técnica Vocal para o Cantor Popular.  Profª. Aparecida Silvino (CE)

Aspectos Técnicos do Canto e Interpretação Vocal para o Cantor Popular – Abordagem de vivência  prática dos diversos aspectos da técnica vocal e da interpretação, voltados para o canto popular. Aulas práticas e dinâmicas, com a realização de exercícios de respiração e vocalises por todos os alunos. Apresentações em sala de canções interpretadas pelos alunos, individualmente ou em grupo, acompanhadas pela professora, pelos próprios alunos da oficina ou convidados. Dúvidas e questões (técnicas e/ou interpretativas) que forem aparecendo, serão debatidas durante o próprio processo prático. Haverá, ainda, espaço para discussão sobre a carreira do cantor, autoprodução ou outros aspectos julgados relevantes no decorrer das aulas. O(A) aluno(a) deverá trazer sugestões de repertório em partitura (melodia e cifra preferencialmente). Pré-requisitos: Ter mais de 16 anos; mínimo 03 anos de experiência como cantor(a) solista. Público alvo: Cantores e solistas.

28. Prática de Grupo Vocal. (nível médio) Prof. Pablo Trindade (UR)

Oficina destinada à preparação de arranjos vocais “a capella” ou com acompanhamento; abordagens de aspectos técnicos dos arranjos; exercícios de técnica vocal aplicada a grupos  vocais e dinâmica de ensaio. Pré-requisitos: Ter mais de 16 anos. Ter no mínimo 03 anos de experiência como cantor solista ou prática coral. Leitura de partitura em nível médio. Público alvo: Cantores e Cantoras.

29. Prática de Grupo Vocal. (nível avançado) Prof. Pablo Trindade (UR)

Oficina destinada à preparação de arranjos vocais “a capella” ou com acompanhamento; abordagens de aspectos técnicos dos arranjos; exercícios de técnica vocal aplicada a grupos vocais e dinâmica de ensaio. Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos. Ter no mínimo 05 anos de experiência como cantor solista ou prática coral. Leitura de partitura. Público alvo: Cantores.

30. Laboratório Coral de Música Popular (nível avançado) Prof. Pablo Trindade (UR)

Formação de um grupo coral que executará arranjos originais de MPB. numa proposta estética de integração das artes. Música: respiração, dinâmica e fraseio, percepção melódica, harmônica e rítmica, produção sonora vocal e corporal. Movimento: percepção espacial/ritmo corporal, o papel da expressão corporal e teatral. Comunicação: grupo e público, musical e corporal. Proposta estética conceitual: cenografia e recursos técnicos teatrais, encenação, figurino, performance, roteiro e repertório.

Pré-requisitos: boa afinação; independência rítmica e harmônica; compreensão da linguagem musical. Público alvo: Regentes de Coral, professores de música, estudantes de música, instrumentistas, cantores, arranjadores.

NÚCLEO DE ESTRUTURAÇÃO E HISTÓRIA

31. História da MPB. Prof. Rodolf Forte (CE)

O curso tem como parâmetros fundamentais estabelecer e refletir sobre conceitos delimitadores da vida sócio-artística de cada um dos referidos nomes pré-estabelecidos. Serão observados e discutidos pontos cruciais da historiografia, produção artística, vivências, imagens e continuidade de suas respectivas obras através de novas roupagens e de discípulos, assumidamente compromissados com o fato do resgate e conceituação de suas obras, abordando também o papel da mídia em referência a música popular brasileira.

Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores e estudantes de música

32. Harmonia Popular. (nível médio/avançada) Prof. Misael Hora (RJ)

Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores e estudantes de música

Pré-requisitos: O candidato deverá demonstrar um nível mínimo de proficiência técnica no instrumento, e de experiência com leitura e realização de cifras, conhecimentos das escalas maiores e menores e intervalos. Mínimo de 04 anos de prática de instrumento. Público alvo: Instrumentistas, cantores e professores de música.

33a, 33b e 33c. Leitura e Percepção Musical – Profs. Heriberto Porto (CE), Pablo Garcia (CE) e Arthur Barbosa (CE)

Prática de leitura musical por meio de exercícios melódicos propostos. Solfejos no âmbito melódico de uma oitava, no âmbito rítmico até a semicolcheia, incluindo ponto de aumento e pausas equivalentes. Compreensão e aplicação dos sinais e elementos estruturais da partitura musical tradicional.

Pré-requisitos: Mínimo de 02 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores de música. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

34. Arranjo e Orquestração para Música Popular (nível médio) Prof. Arthur Barbosa (CE)

Estudo de técnicas e procedimentos de complexidade média, envolvidos na elaboração de arranjos e transcrições de música instrumental para diferentes formações,dando ênfase especial às formações sinfônicas abordando todos os instrumentos de orquestra sinfônica e suas características e tessituras. Abordagem de princípios básicos tutoriais do software FINALE (a partir da versão 2012, caso o aluno o traga instalado em seu laptop).

Pré-requisitos: Tocar um instrumento, saber ler e escrever música, análise de música nível básico (harmonia, melodia, ritmo). Mínimo de 5 anos de prática de instrumento, ou prática vocal.

Público Alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização, regentes.

Obs: Recomendado mas não obrigatório possuir um laptop com o programa FINALE instalado (versão 2012 ou posterior)

35. Arranjo e Orquestração para Música Popular (nível avançado) Prof. Arthur Barbosa (CE)

Estudo de técnicas e procedimentos de complexidade avançada, envolvidos na elaboração de arranjos e transcrições de música instrumental para diferentes formações,dando ênfase especial às formações sinfônicas abordando todos os instrumentos de orquestra sinfônica e suas características e tessituras. Abordagem de princípios medianos tutoriais do software FINALE (a partir da versão 2012, caso o aluno o traga instalado em seu laptop). Além disso haverá abordagem sobre Música de Cena (Musicais, Teatro e Dança).

Pré-requisitos: Tocar um instrumento, saber ler e escrever música, ter noções básicas de orquestração, análise de música nível médio (harmonia, melodia, ritmo), transposição de melodias e progressões harmônicas. Mínimo de 8 anos de prática de instrumento, ou prática vocal.

Público Alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização, regentes.

Obs: Recomendado mas não obrigatório possuir um laptop com o programa FINALE instalado (versão 2012 ou posterior)

NÚCLEO DE DIDÁTICA MUSICAL

36. Regência e Metodologia Aplicada ao Ensino de Música nas Bandas. (avançado). Prof. Sandoval Moreno (PB).

Introdução aos aspectos fundamentais da técnica da regência, compreendendo suas concepções estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos visando à formação do regente de banda, enfatizando também as metodologias aplicadas ao ensino de música nas bandas.

Pré-requisitos: Ser mestre de bandas, regente, professor  de banda de música. 06 anos de prática instrumental e estudos de teoria.

Público alvo: Regentes de banda ou orquestra, instrumentistas, compositores e arranjadores.

NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS

37. “Instrumentos que brotam da alma” Prof. Orlângelo Leal (CE)

Vivência musical com mestres da cultura Popular – Criação e prática instrumental de pífanos, sanfona, Rabeca, Voz e Percussão.

38. Oficina de Reparos e Manutenção de Instrumentos Prof. Adevilson Cerqueira (PR)        

Estrutura dos instrumentos ; Desmontagem e montagem dos instrumentos; Ferramentas habituais (descrição e utilização); Ferramentas especiais (adaptações); Manutenção dos instrumentos; Confecção de sapatilhas (abafadores); Processos da soldagem; Diversos tipos de molas; Substituição de calços, molas e sapatilhas; Como descobrir e resolver o problema no instrumento; Aprendizado da solda e seus aspectos; Recuperação de uma peça amassada; Escolha do material de consumo para manutenção.

Obs.: Os alunos participantes desse curso deverão trazer  instrumentos que estiverem necessitando de reparos para o aprendizado.

39. Música Sintética – laboratório de criação sonora  Prof. Chico Correa (PB)

A metodologia compreende abordagem sobre principais ferramentas e processos de criação musical, passando por programas de edição, criação de beats e síntese de som. A primeira parte da aula é expositiva sobre aplicativos e processos utilizados para, num segundo momento, desenvolver  junto aos alunos a prática em formato de laboratório criativo. Será criada uma biblioteca de samples, a partir de áudio coletado pelos alunos e o uso de hardware (sintetizadores e máquinas de ritmo) levado pelo ministrante. Público alvo: djs, produtores musicais, djs, músicos em geral.

40. Laboratório Percussivo: do Corpo ao Sample Prof. Bruno Buarque (SP)

O curso abordará práticas de percussão corporal ( técnica Barbatuques ) e uso da tecnologia para fins musicais como construção de batidas e uso de samples em drum machines como Akai MPC 1000,  Akai MPC Live e  Roland SPD-SX.O curso iniciará com aprendizado de timbres corporais, levadas básicas e jogos de improvisação baseados na tècnica Barbatuques.Num segundo momento serão discutidos possibilidades e caminhos ao montar uma base rítmica para uma composição autoral. Na terceira etapa será abordado o uso da tecnologia como ferramenta para tocar, compor batidas, e uso de samples ao vivo usando como exemplo drum machines como Mpc 1000 e Mpc live. Público alvo: bateristas, percussionistas, produtores musicais e mùsicos em geral.

41. Harmonia, improvisação e processo criativo Prof. Dustan Gallas (CE)

Desenvolver uma compreensão a respeito das técnicas para desenvolvimento criativo e aprofundamento do material formal do conteúdo teórico musical, utilizando da metodologia de aulas expositivas, sugestões de práticas e  exercícios de fixação. Conteúdo: Introdução a Harmonia ; Campo Harmônico; Arpejos; Modos; Técnicas de Improvisação; Substituições; Motivos; Intervalos ; Processo Criativo; Referências; Desenvolvimento Estética; Instrumentação.

42. Introdução a Produção musical e Técnicas em Home Studio. Prof. Daniel Ganjanman (SP)

A oficina de Produção Musical tem como objetivo apresentar as etapas da produção sonora, incluindo os processo de Pré-Produção, Captação, Edição, Mixagem e Masterização. O conteúdo desta atividade, aborda os seguintes pontos: Como montar o seu Home Studio; Fundamentos da acústica musical; Campos de atuação do produtor musical; áudio digital. Público-alvo: músicos em geral.

43. Composição de beats. Prof. Ivan Timbó (CE)

A oficina apresenta para músicos o universo do homestudio e da produção musical. Demonstrando os equipamentos básicos, técnicas de produção e o processo passo a passo de uma gravação em home studio. Público Alvo: Músicos. Atividade  de culminância: Realização de uma gravação produzida pelos alunos da oficina. Após a realização do minicurso o aluno conhecerá os equipamentos básicos para montagem de um homestudio e saberá se portar de maneira eficiente dentro do estúdio de gravação, tendo as noções básicas dos processos de uma produção musical.

44. Introdução ao homestudio. Prof. Ivan Timbó (CE)

A oficina é direcionada para djs, beatmakers e músicos. Apresenta os processos de composição de beats, passando por técnicas de sampler, edição e saquenciamento de áudio. Público Alvo: Djs, beatmakers  e músicos. Atividade  de culminância: Produção de beats com os alunos da oficina. Após a realização da oficina o aluno conhecerá os processos básicos para a composição de beats.

45. Oficina de Criação, Introdução ao Marketing e ao Áudio para Artistas – Projeto Rivera (CE)

Introdução ao Áudio e Home-Studio. Como gravar e auto produzir suas próprias canções. Como uma composição bem feita pode afetar em um ótimo resultado. Equipamentos e Situações adaptadas para uma produção de baixo custo.

Introdução ao Marketing, Redes Sociais e Assessoria de Imprensa. Ferramentas para design e publicações. Canais e formatos de comunicação com agentes da imprensa. Como produzir conteúdo para web. Audiovisual e Fotográfico.

Criação, Design e Palco. Como o artesanato pode ajudar na carreira do Artista.  Formas de decorar o seu palco e transformar o show num espetáculo. Desenrolar problemas simples com soluções ecológicas e reaproveitáveis. Todo a oficina é focada em dar alta performance para todas as ações que o artista precise, com baixo orçamento e idealizando um resultado profissional.

CORPO DOCENTE

Adevilson Cerqueira (PR)

Participou de cursos tais como: Conserto de Instrumentos Musicais com o luthier Adauto Vieira de Paula – Ponta Grossa –PR. Conserto e Manutenção de Instrumentos Musicais com o luthier José Vieira Filho – Florianópolis – SC. Oficina de Reparo  de Instrumentos com o Professor Daniel Tamborin, pela Funarte em Florianópolis SC Estágio na fábrica de instrumentos musicais Weril – Franco da Rocha – SP. 1º Sgt Músico da Reserva do Exército. Sua atuação como luthier: desde 1982. Músico da Banda Escola Lyra dos Campos de Ponta Grossa –PR, de 1977 a 1982. Músico da Banda do 13° Batalhão de Infantaria Blindado em Ponta Grossa – PR, de 1983 a 1988. Músico da Banda do 63° Batalhão de Infantaria em Florianópolis – SC, de 1989 a 2006. Participação em eventos com  as bandas: Banda Marcial do Colégio São Luiz de Brusque Santa Catarina; Banda Filarmônica Comercial de Florianópolis Santa Catarina; Banda União Josefense de São José Santa Catarina; Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa Paraná; Banda Marcial do Colégio Salesiano de Itajaí – SC. Membro da Associação de Luthiers do Brasil.

Alexandre Carvalho (RJ)

O guitarrista e compositor Alexandre Carvalho é  considerado pela crítica como uma referência da guitarra jazzística no Brasil e nos EUA.  Já atuou com os maiores nomes do jazz nacional e internacional dentre os quais destacam-se Danilo Perez, Delfeayo Marsallis, Jeff Andrews, Claudio Roditi, Marcio Montarroyos, Mauro Senise, Leo Gandelman, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva, Paulo Russo e Pascoal Meirelles, além de fazer parte dos quintetos Victor Assis Brasil e do Pró-Jazz de Juiz de Fora sob a liderança do maestro Sylvio Gomes. Atuou também na MPB em 3 turnês mundiais com o cantor e compositor  João Bosco.  Seu disco em parceria com Idriss Boudrioua, Central Park West foi considerado pela crítica do Jornal O Globo como um dos melhores do gênero já lançados no Brasil. É atuante na área acadêmica e pedagógica. É Doutor em Música pela Manhattan School of Music, tendo integrado o corpo docente daquela instituição em 2007. Escreve artigos para as revistas Guitar Player e Guitar Class, alem de publicar artigos  acadêmicos em colóquios e eventos de pesquisa musical avançada.

Aparecida Silvino (CE)

Cantora, compositora e regente cearense. Começou a aprender piano aos quatro anos de idade. Aprendeu a ler música antes mesmo da alfabetização formal. Estudou piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, dos 5 aos 16 anos. Cantou em diversos grupos corais em Fortaleza atuando também como orientadora vocal e regente.  Em 1990, mudou-se para São Paulo e passou a estudar com Hans-Joachin Koelreutter. Em 1992, viajou para os Estados Unidos onde permaneceu por 6 meses fazendo cursos de canto. Atualmente rege corais e dedica-se a sua carreira como cantora. Tem três discos gravados.

Arimatéia Veríssimo (PB)

Bacharel em Música (clarinete) pela UFPB; Mestre em Música (clarinete) pela UFBA. Foi um dos vencedores do I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Em 1986, atuou como solista dessa referida orquestra executando o concerto n. 1 de Weber para clarinete e orquestra. Foi solista com a Orquestra Sinfônica da Paraíba nos anos: 1986 (concerto n. 1 de Weber para clarinete e orquestra) regência – Alberto Kaplan; 2008 (Concerto em Mib Maior para Saxofone e Orquestra do compositor Alexandre Glazounov) regência – Osman Gióia; 2015 (Fantasia para sax soprano e Orquestra – H. Villa Lobos) regência – Ligia Amadio. Em 1995, atuou como clarinetista principal da Orquestra de Câmara de Curitiba em tournée nacional, dentro do projeto “Banco do Brasil Musical”, acompanhando os artistas Wagner Tiso e Paulo Moura. Nos anos 90 foi o clarinetista principal da Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste sob a regência do maestro Aylton Escobar. Em abril de 2017 foi solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba em turnê realizada nas cidades de João Pessoa, Mossoró, Fortaleza, Teresina e São Luiz, executando a Fantasia para sax soprano e Orquestra – H. Villa Lobos, sob a regência de Thiago Santos.  Ministrou cursos de clarinete e saxofone em diversas cidades do Nordeste. Atualmente é professor de clarinete e saxofone da UFPB; clarinetista e coordenador da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba; membro fundador e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá.

Arthur Barbosa (CE)

Compositor e Regente. Suas obras têm sido executadas em mais de vinte países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália, Hungria entre outros. Em novembro de 2005 teve sua obra “Sinfonia Brasileira” estreada mundialmente nos Estados Unidos com a orquestra Symphony of the Americas e em novembro de 2007 teve outra estreia mundial nos EUA, desta vez com seu Concerto para Violino e Orquestra no estado do Mississipi. Entre os mestres com quem teve aulas destacam-se Eleazar de Carvalho (regência) e Hans-Joachim Koellreuter (composição). De 2003 a 2013 ocupou o cargo de Compositor Residente do festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas – MG (Brasil) e de 2010 a 2013 o mesmo cargo no Festival Música no Pampa. Em seu catálogo de composições acadêmicas constam mais de cem obras, entre elas sinfonias, concertos, overtures, trios, quartetos e peças para cordas, sopros, opereta e mais uma série de outras formações. Ganhou vários prêmios como compositor de trilha sonora, entre eles o prêmio “Açorianos” duas vezes. Atualmente trabalha com frequência como regente convidado em orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE), e desde 2014 é Regente Associado da “Terra Symphony” em Nova York (EUA) e Regente da Ospa Jovem em Porto Alegre (RS). Desde 2015 é também um dos três membros representantes do setor de música na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão vinculado ao Ministério da Cultura do Brasil.

Ary Dias (RJ)

Ary Dias tem formação clássica. Habilitado em música contemporânea pela UFBA, integrou a Orquestra Sinfônica da Bahia. Foi fundador do Grupo de Música Contemporânea da UFBA, ao lado dos músicos e compositores Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso, Piero Bastianelli e Agnaldo Ribeiro. Com o professor Walter Smetak trabalhou no projeto de pesquisa dos Microtons. É o percussionista do grupo A Cor do Som, banda de reconhecido sucesso nacional e internacional, com dez discos gravados e vários prêmios conquistados. Tocou nas bandas de Gilberto Gil, Jorge Benjor e Rita Lee, além de ter gravado com Caetano Veloso, Chico Buarque, Luis Melodia, Carlinhos Brown,Tools Thilemans, entre outros. Com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar foram dez anos de carnaval de rua e seis discos gravados como baterista. Há 18 anos é professor de percussão de música popular no Centro Musical Antonio Adolfo, RJ. Deu aulas no ‘Centro de Artes do Terreirão’ – CAT, e na ‘Escola de Percussão Batucadas Brasileiras’. Ministra cursos e oficinas em todo o Brasil e no exterior como: ‘VI e VII Festival Música na Ibiapaba’, em Viçosa do Ceará; ‘Semana da Música 2009’’ na Escola de Música da Universidade do Rio Grande do Norte; em 2006 e 2007 foi a Paris, França, para ministrar oficinas de percussão de música popular brasileira. Possui quatro CDs solos: ‘Tocar’; ‘Bonfim-Nilópolis’ com Sidinho Moreira; e com o pianista Fernando Moura os CD ‘CosmeDamião’ e ‘Pros meninos’.

Carol Panesi (RJ)

Multi-instrumentista, compositora, arranjadora carioca, Carol Panesi foi integrante por 13 anos do “Itiberê Zwarg & Grupo” e tem como formação a música universal difundida pelo Hermeto Pascoal, que sem preconceito engloba todos os estilos. Como compositora, tem ganhado cada vez mais notoriedade, participando de Festivais como: Festival internacional de compositoras SONORA, semifinalista do Festival das Rádios MEC e Nacional na categoria Melhor Música Instrumental. Gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, dentre eles Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Gabriel Grossi, Clarice Assad, Jongo da Serrinha, dentre outros. Lidera o Quarteto Iapó, quarteto de cordas com abordagem brasileira, onde atua como violinista e diretora musical.  Integra o Coletivo de Violino Popular, juntamente com Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Atualmente desenvolve seu trabalho autoral, o Carol Panesi & Grupo, finalista do Samsung E-Festival Instrumental 2017. Música Universal foi o termo encontrado pelo Hermeto Pascoal para descrever sua música que, sem preconceitos engloba todos os estilos, valoriza elementos da tradição musical popular brasileira, e ao mesmo tempo ultrapassa a barreira entre a música erudita e a popular, justapondo traços da música regional de todo o mundo, refletindo com isso sua universalidade. Através dessa experiência, Carol pôde se aprofundar nos conceitos da música universal, onde imperam a liberdade, a criatividade e a interação dos elementos rítmicos, harmônicos e melódicos, baseados na escuta e na intuição. E é através desses fundamentos e com sua prática de improvisação na música popular/regional brasileira que desenvolveu sua Oficina.

Chico Correa (PB)

Esmeraldo Marques (Chico Correa) – Participou de diversos projetos musicais como Re:Combo, Tocaia, Volante Filipéia, Tribo Éthnos, Lado2Estereo, Eleonora Falcone, Cabruera, Baiana System, Babilak Bah; atualmente tem atuado com sua banda ChicoCorrea&ElectronicBand, Berra Boi, Seu Pereira e Coletivo 401, e como DJ ChicoCorrea. Tem no seu currículo remixes para os grupos: Cha de Zabumba(PE), Coco de Tebei(PE), Musica Magneta(PE/­PA), Cabruera(PB), Banda de pife Esquenta Mulher(PE), GunJah(PB), Jaguaribe Carne(PB), Tavares da Gaita(PE), Maga Bo(RJ), Baiana System(BA), os artistas Japoneses: Mio Mazda, Makoto K, Morio Ágata entre outros. Desenvolve projetos de live eletrônica, circulando por diversas regiões do país, mantendo parcerias com Dj Craca(SP), Jovem Palerosi(SP), Mangaio(BA), Furmiga Dub(PB), Dj Tudo(SP), Silvério Pessoa(PE), Maga Bo(RJ), Dj Dolores(PE). Produtor de trilhas sonoras para filmes e espetáculos de dança. Coordena o coletivo de música instrumental e improvisação livre Parahyba Art ensemble.Como produtor musical, desenvolveu material com: Cabruera, ChicoCorrea&ElectronicBand, Seu Pereira e Coletivo 401, Babilak Bah, Beto Brito, Baiana System, Kastrup, Dj Tudo, Fernanda Cabral, Socorro Lira, Jaguaribe Carne, Radiola Serra Alta, Chico César.

Daniel Ganjaman (SP)

È Músico, Arranjador , Diretor Musical, Engenheiro de som e  Proprietário do Estúdio el Rocha. Entre seus diversos trabalhos, podemos destacar os seguintes álbuns: Rap É Compromisso! do Sabotage, A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, terceiro e derradeiro disco da Planet Hemp, Nó Na orelha do Criolo,  Homem-Espuma, o segundo álbum do Mombojó. Seu trabalho mais recente foi a produção do obra “Um dia que Já vem”, dos paulistanos da Mão de Oito. A grande qualidade na produção de Daniel Ganjaman é conseguir agregar diversos estilos e, mais que isso, conseguir extrair o melhor do artista em alguma forma acessível. A diversidade de artistas e gêneros que consegue trabalhar mostra também sua grande versatilidade como produtor.

Bruno Buarque (SP)

Bruno Buarque é baterista, percussionista corporal e produtor musical. Participou durante dez anos do grupo Barbatuques como mùsico e produtor, acompanhou e gravou com artistas como Bobby Mcferrin, Criolo, Bnegão, Cèu, Tulipa Ruiz, Marku Ribas, Gal Costa,  Raul de Souza, Mariana Aydar, Seu Jorge, Yusa,  entre muitos outros. Produziu discos de Karina Buhr, Anelis Assumpção, Lucas Santtana, Tatà Aeroplano, Sweet Flavour Band, Marcelle Equivocada, Camila Garofàlo e Barbatuques. Já viajou o mundo tocando e lecionando em mais de 20 países. Atualmente produz e mixa em seu estùdio Minduca e acompanha os artistas Karina Buhr, Anelis Assumpção, Lucas Santtana e Tatá Aeroplano.

Dustan Gallas (CE)

Músico, Compositor e Produtor nascido em Parnaíba-Pi, cresceu em Fortaleza, atualmente mora em São Paulo. Cursou Computação na Universidade Estadual do Ceará – UECE e piano no Conservatório de Fortaleza. Lecionou como professor de Harmonia e Improvisação, no curso de extensão da Universidade Estadual do Ceará, no ano de 1998 e 1999. Atuou como músico/produtor ou arranjador com artistas como: Arnaldo Antunes, Gal Costa, Vanessa da Mata, Edgard Scandurra, Hyldon, Júpiter Maçã, Bárbara Eugênia, Lucas Santtana, Otto, Céu. Atua como músico/produtor ou arranjador com artistas como: Gui Amabis, Cidadão Instigado, Marina Lima, Rodrigo Campos, Juliana R, Tupiniquin, Tatá Aeroplano, entre outros.

Eduardo Holanda (CE)

Violonista, produtor musical e arranjador, iniciou seus estudos musicais com apenas nove anos de idade e a partir daí dedicou-se ao estudo de música. Formou-se no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE, onde desenvolveu vários projetos de iniciação científica e artística destacando-se como bolsista. Participou como professor do V Festival de Música na Ibiapaba. Foi professor do projeto “Música é para a vida” dentro da programação do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (2013). Ao longo de sua carreira como violonista, acompanhou e gravou com vários artistas do cenário local e nacional, como: Aparecida Silvino, Fhátima Santos, Evaldo Gouveia, Dominguinhos, Waldonys, Margareth Menezes, Simone Guimarães, Consiglia Latorre, Zé Luiz Mazziotti, Marcos Lessa, Flávia Wenceslau, Adelson Viana, dentre outros. Atualmente vem sendo muito requisitado em trabalhos de direção, arranjos e produção musical de shows e discos de artistas de todo o Brasil. Trabalha como guitarrista e direção musical na banda dos Artista Marcos Lessa e Waldonys. Como regente auxiliar e músico em diversos corais, desempenha ao lado da Maestrina e cantora Aparecida Silvino, um trabalho de coro com arranjos de música popular brasileira, promovendo um momento de integração e desenvolvimento da prática do canto em conjunto. Já participou em edições do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, com os shows Baião Instrumental (Misael da Hora e Waldonys), Um Tributo a Wilson Simonal (Marcos Lessa), no ano (2016) apresentou o show em Duo com o Violonista Cainã Cavalcante.

Gilvando Pereira (Azeitona – PB)

Mestre em Práticas Interpretativas (trombone) pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadores o Prof. Dr. Radegundis Feitosa e a Profª.Drª Luceni Caetano, graduado pela Universidade Federal da Paraíba no curso de Bacharelado em Música Habilitação Trombone orientado pelos Professores Radegundis Feitosa e Sandoval Moreno. Junto aos grupos: “Brazilian Trombone Ensemble e Quarteto de Trombones da Paraíba” ministrou máster classe, workshop e concertos em  vários Estados do Brasil: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Roraima e Amazonas, destacando o  II e III Festival Internacional da Unirio (2015- 2016) e  o 1º ao 22º Festival Brasileiro de Trombonistas da ABT (1995/2016), também atuou em vários Festivais na Europa: Finlândia- Helsink; França- Flaine, Belfort; Inglaterra- Birmingham; Estados Unidos: New York, Filadelfia, Denton,Oklahoma e Ithaca) e na América do Sul: Argentina., ora Ministrante, ora participante. Membro fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) . Gravou um CD intitulado “AZEITONIZANDO” em 2010. Coordenou o XVII Festival Brasileiro de Trombonistas em Natal-RN, 2011. Coordenou de 2013 a 2017, o I ao V Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte realizado na Escola de Música da UFRN. Foi Presidente da ABT de 2013 a 2016 e da ATRN de 2014 a 2016. Atualmente desenvolve suas atividades artístico-cultural no Quarteto de Trombones da Paraíba, no Sexteto Potiguar da EMUFRN, como Coordenador do Grupo PotiBones da EMUFRN e como Professor de Trombone nos cursos Técnico e Bacharelado da Escola de Música da UFRN.  Consultor da linha de Trombone W&N (Weril).

Heleno Feitosa (Costinha – PB)

Mestre em Música e Bacharel em Fagote e Saxofone pela Universidade Federal da Paraíba.
Atua como artista e professor de fagote/saxofone em alguns dos mais importantes Festivais de Música do Brasil, participa como solista e instrumentista de conjuntos de musica de câmara e orquestras em concertos, shows e gravações de discos ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, nas áreas da Música Erudita e Popular. É membro fundador dos grupos JPSax e do Caninga Trio, com os quais gravou quatro CDs. Lançou seu primeiro CD solo “Costinha”, no qual gravou obras de compositores paraibanos e de sua autoria, em 2005. Foi professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal do Rio grande do Norte de 2004 a 2008. Em 2010, participou com o Quinteto Latino Americano de Sopros da Paraíba do projeto Sonora Brasil, promovido pelo SESC, onde realizaram mais de oitenta concertos em quase todos os estados . Atualmente é professor de Fagote/Saxofone da Universidade Federal da Paraíba e Fagote solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Heriberto Porto (CE)

Flautista nascido em Aracati, Ceará. Em 1983 ingressou no Conservatório Real de Bruxelas onde obteve o Diploma de Solista em flauta e musica de câmera. Participou de diversos cursos na Bélgica e na França com Philippe Bernold, Baudoin Giaux  e Jean-Pierre Rampal. De 1990 a 1995 estudou  improvisação em Bruxelas com Fabrizio Cassol e Steve Houben. É flautista dos grupos Syntagma e Marimbanda  com os quais gravou vários CDs.  Lançou na Bélgica os CDs “Cheiro de Choro” e “Music of Latin-America” com obras de Piazzola, Garoto e Celso Machado. Se apresentou em diversas ocasiões como solista com a Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho. É Professor do Curso de Música da UECE e responsável pelo bacharelado em flauta transversa. Em 2009 realizou turnê na França e na Bélgica com a Marimbanda. Em 2011 foi convidado para o evento “Europália-Brasl” na Bélgica onde se apresentou com os belgas Henri Greindl e Charles Loos e a  cantora portuguesa Magda Mendes. Foi coordenador pedagógico das residências artísticas do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga. Foi fundador do Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno e da Orquestra Transversal da UECE.

Ivan Timbó (CE)

Ivan Timbó é instrumentista, compositor e produtor musical. Sua música colabora com diferentes linguagens artísticas, transitando por espetáculos de dança, teatro, performances, filmes, documentários e shows. Em 2007 fundou o selo e estúdio de gravação SEPASSANDO rec. Lançou dois álbuns, Voltas (2010) e Devaneios (2014), ambos na sonoridade do nujazz, estilo que mistura elementos de música eletrônica com improvisação instrumental.

Miquéias dos Santos (CE)

Músico contrabaixista autodidata, violonista, compositor e professor. Conquistou o prêmio “Nelsons da Música Cearense”, com o grupo Marimbanda, com o qual gravou CD. Participou de shows, produções e gravações de CDs e DVDs de inúmeros artistas como: Manassés de Souza, Waldonys, Jackson Antunes, Amelinha, Gabriel Gross, Marcio Montaroyos, José Stanek, Carlinhos Patriolino, Adelson Viana, Ítalo Almeida, Renno Saraiva, Luisinho Calixto, Isaac Candido entre outros. Participou de vários festivais nacionais e regionais tais como: Festival de Música na Ibiapaba, Festival Música de Câmara Centro Sul e Vale do Salgado, II Festival BNB de Música Instrumental do Cariri, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival de Jazz de Teresina, Festival Vida e Arte, Festival de Inverno Pedro II, Festival Todos os Ritmos em Viçosa. Em 2003 fundou o Projeto Timbral.

Misael da Hora (RJ)

Pianista, compositor, arranjador, diretor musical, produtor musical e Dj. Estudou Piano Clássico com Lais Figueiró, Sônia Maria Vieira, Aleida Schweitzer, Harmonia com Luiz Eça e Jazz com Alexandre Carvalho. Morou em Barcelona por cinco anos onde fez sucesso em casas e festivais de jazz europeus com o “Misael da Hora Works”, um quinteto dedicado a executar composições próprias, e de grandes compositores brasileiros. Esse trabalho rendeu a Misael uma carta de apresentação do Consulado Geral do Brasil na Espanha, assinalando o valor cultural representado pelo trabalho. Misael, participou de trabalhos de grandes nomes da música internacional. Fez arranjo para o artista americano Al Jarreau, show e projeto musical com o artista inglês Zalon Thompson, artista espanhol Joan Manuel Serrat (Arranjos em CD-Espanha). No Brasil, com Carol Saboya (DVD “Carol Saboya” Arranjos e Dir. musical juntamente com Paulinho Moska), Danilo Caymmi (teclado e direção musical por 05 anos), com a cantora Joanna (Dir. Musical por 04 anos e dir. Mus. DVD “Joanna em Oração”, Quarteto em Cy (dir. mus 05 anos e DVD “Vinícius e Caymmi em Cy”), Misael da Hora e Rildo Hora (seu pai) CD “Espraiado” lançado nos EUA e figurando entre os 10 melhores lançamentos na categoria latin Jazz. Com esse trabalho Misael da Hora concorreu ao Prêmio TIM artista revelação categoria Música Instrumental, com a composição “Astral da Terra”. Misael é diretor musical e arranjador do DVD Daniel Gonzaga 40 anos, e tecladista de Jorge Vercillo. Em seu repertório, Misael apresenta o moderno e contemporâneo que pode viajar com facilidade do erudito ao jazz e ao brasileiro.

Orlângelo Leal (CE)

Ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor. Graduado pela Faculdade de Educação de Itapipoca e pelo Colégio de Direção Teatral. Especialista em Metodologias do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Escreveu, atuou, musicou e dirigiu vários espetáculos e desde 1992 vem se apresentando nos principais palcos do Brasil

utilizando-se das linguagens do teatro, da dança e da música. Com a banda Dona Zefinha lançou três discos com músicas de sua autoria: “Cantos e Causos” – 2001; “Zefinha vai a Feira” – 2007; e o álbum infantil “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões” – 2011. No exterior excursionou nos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Espanha, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde e Corea do Sul. Atualmente faz direção musical do Festival da Diversidade Cultural | Tangolomango e é mestre de cerimônias do projeto de educação musical “Ensaio Aberto” da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Pablo Trindade-Roballo (Uruguai)

O Maestro Pablo Trindade Roballo, nascido em Montevidéu, Uruguai, em 1961, é formado em Piano e estudou Regência orquestral e coral, contrabaixo e Composição no Conservatório Fálleri-Balzo de Montevideo. Fez curso de especialização em Piano com o Maestro Eduardo Gilardoni e a Professora e Pianista Fanny Ingold. Foi bolsista da OEA e do Conselho Interamericano de Música (CIDEM) na Venezuela onde se especializou em Regência Orquestral. É Licenciado em Música pelo Centro Metodista Universitário, IPA de Porto Alegre, Brasil. Tem se destacado pelo seu trabalho pedagógico musical, trabalhando como professor desde o ano 1981. Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem regido e ministrado cursos de Regência Coral, Arranjos musicais, Coro de Música Popular e Dinâmica de Canto em grupo, em cidades de Alemanha, Argentina, Brasil, EEUU, Ecuador, Espanha, França, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela. É Regente e Diretor Artístico do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde outubro de 1996. Rege o Grupo Sem Contraindicação em Porto Alegre, o Coro Tramontina em Farroupilha, RS, e o Grupo vocal e instrumental Areté na cidade de Itajaí, Santa Catarina. Em 2012, atuou como Professor no 15º Festival de Música de Itajaí, SC, 25º Laboratório Coral de Itajubá, MG, no IX Festival de Ibiapaba (Ceará). Foi convidado pelo “Projeto Guri” do Estado de São Paulo, para reger os Grupos de Referência de Sorocaba e Lorena. Em dezembro ministrou um curso sobre música popular coral brasileira e uruguaia no “1º Festival Internacional de Coros de Câmara” em Tlaxcala, México. Foi regente convidado e ministrou os cursos de Regência e Arranjos corais no 8º Festival de Boituva, SP, assim como no X Festival na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará. O seu “Taller para un Coro que canta música popular”, foi apresentado no XIX Seminario Latinoamericano de Educación Musical FLADEM 2013 em Montevideo. Foi professor em várias edições do Festival de Música de Londrina (Paraná). Convidado como Professor para o Festival de Música de Tarragona (Espanha), onde ministrou em julho de 2014, um curso sobre música coral brasileira e uruguaia, apresentando também o seu trabalho com o seu grupo Expresso 25, com quem fez apresentações no contexto do próprio festival e nas cidades de Barcelona e Valencia, no mesmo país. Regeu em janeiro de 2017 ao Coro Tramontina durante a turnê artística que o grupo realizou pela Itália. Ministrou em fevereiro deste ano, uma Oficina sobre arranjos e composições da sua autoria, ao Berlin Ensemble Brasil, na cidade de Berlin, Alemanha. Regeu a OSCA, Orquestra Sinfônica de Caxias, na cidade de Caxias do Sul, RS em 2014 e 2015. Indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2015 nas categorias de “Melhor Intérprete de MPB” e “Melhor álbum do ano”, com o CD “Cantando em bando”, como regente, arranjador e instrumentista, com o seu grupo Expresso 25 e junto ao compositor paulista Celso Viáfora. Ganhador do Prêmio Açorianos de Música 2016 com sua comedia “As tias do Vinícius” na categoria “Melhor espetáculo do ano”.

Pablo Garcia (CE)

Professor Assistente de teoria, violão, etnomusicologia e prática de conjunto no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em música pelo programa de pós graduação Música em Contexto na Universidade de Brasília (UnB), defendendo dissertação sobre tradição e inovação, elementos do jazz e choro e os processos de mistura entre gêneros musicais na obra de K-ximbinho (2009). Possui graduação no programa de Bacharelado Geral em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Coordenador do Grupo de Choro da UECE desde 2014, pelo programa de bolsas de iniciação artística ligada à PROEX. Integra o Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Educação Musical da Universidade Estadual do Ceará, nas linhas Etnomusicologia e Antropologia da Música e Educação musical e formação docente na Licenciatura em Música, certificados pelo CNPQ. Violonista e bandolinista, tocou em grupos e eventos diversos em Fortaleza e Brasília.

Pascoal Meireles (RJ)

É compositor, arranjador e baterista, graduado pela Berklee College of Music, em Boston-EUA. Enquanto concluía a sua universidade nos EUA, trabalhou em vários clubes de jazz, participou do espetáculo “Saravá”, apresentado na Broadway, além de ter gravado o álbum duplo ” Terra Brasilis”, com TOM Jobim e Clauss Orgerman. De volta ao Brasil, como side man, gravou e subiu ao palco com Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina,Tom Jobim, entre muitos outros. É um dos fundadores, junto com Mauro Senise, do grupo Cama de Gato, aclamado pela crítica como o mais bem sucedido grupo instrumental brasileiro de todos os tempos. Como compositor lançou os discos: “Considerações a respeito”, “Tambá” , “Anna”, “Paula”, “Forró Brabo” “Considerações”, um CD compilação dos melhores momentos dos três primeiros trabalhos. “Paula” e “Considerações” foram ambos indicados para o Prêmio Sharp.Logo depois vieram os CDs 40, Tributo a Art Blakey, Ostinato,  “Dubai-Lima Guitar Project” e “50”. Para marcar os 50 anos de carreira, um documentário denominado “Ostinato” foi produzido sob a direção de Fabiano Cafure e curadoria artística de Nina Lima. No meio disso tudo, centenas de pontes áreas nacionais e internacionais para shows e workshops pelo mundo afora nos grandes festivais de música. Além dos palcos, sua outra grande paixão é lecionar o que lhe rendeu um livro autoral: “A Bateria Musical” além de ministrar cursos nas grandes Universidades pelo mundo tais como: Columbia University-NYC (2014) Berklee Boston, Berklee-Malaysia (2009) além de ter sido chefe do departamento de Percussão da Universidade San Francisco de Quito-Berklee-Ecuador.(2011)

Ranilson Farias (RN)

Natural de Monteiro – PB. Iniciou seus estudos musicais na banda de música local sob a orientação do maestro Sebastião de Oliveira Brito. Mais tarde, mudou-se para João Pessoa onde cursou e concluiu o bacharelado em trompete pela UFPB na classe do professor Dr. Naílson Simões. Prosseguindo com seus estudos acadêmicos, obteve o título de mestre pela UNICAMP, e doutor em práticas interpretativas pela UNIRIO. Integrou os quadros das Orquestras Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraiba e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, atuando como primeiro trompetista. Como instrumentista participou das gravações de diversos cd’s a exemplo do Jerimum Jazz 10 Anos, Sexteto Potiguar, Orquestra Sinfônica da Paraíba & Sivuca (OSPB), Terra Esperança (SIVUCA), Metalurgiarte (Orquestra Metalúrgica Filipéia), Revisitação dos Santos Reis,(OSRN) e do DVD “Sivuca O Poeta do Som”. Com frequência é convidado para participar como professor e instrumentista em diversos festivais tais como o IV EXPOMUSIC, Goiana- PE, II Encontro Pernambucano de Metais – Recife-PE, I e II Encontro de Trompetes Ubirani – João Pessoa – PB, Encontros Instrumentais do Cariri, e em diversos Encontros de Bandas de Música da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor de trompete dos cursos Técnico, Bacharelado e Pós-Graduação da Escola de Música da UFRN, na qual coordena e participa de vários projetos, dentre eles o Trompetearte – Grupo de Trompetes da EMUFRN, Sexteto Potiguar, Big Band Jovem da EMUFRN e Big Band Jerimum Jazz.

Robson Lima (CE)

Nascido em Fortaleza-CE, o musico Robson Lima começou sua carreira ainda criança como autodidata. Aos 11 anos integrou a banda de música da cidade de Maranguape-Ce, onde hoje é professor/regente. Licenciado em música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE o músico dedica-se a música de câmara e a música sinfônica. No ano de 2009, foi vencedor do Concurso Internacional para Jovens Solistas da fundação Eleazar de Carvalho. Em 2011 obteve o CERTÍFÍCAT D´ETUDES MUSÍCALES, com os títulos de L’unanimité avec les félicitations, (Unanimidade e felicitações), em 2011 e 2012 foi solista convidado da temporada da Orquestra Sinfônica dos Alps Do Sul- França, Integrou o grupo de Trompa Alpina Les Briançonneurs e o grupo de metais Alpbrass-França. Hoje é maestro da Big Band UNIFOR, trompista do quinteto de sopros Sopro Cearense, trompista principal da OSUECE, Flautista do grupo Syntagma e do duo Sopro Dopio

Rodolf Forte (CE)

Cearense, músico e comunicador por vocação, professor ,por formação e artista por profissão  formado pelo Curso Superior de Acordeão – Pietro Deiro  e em Letras e Pedagogia. Discípulo de Sivuca, traduz com sua sanfona a universalidade da música. Dividiu o palco com grandes músicos brasileiros tais como: Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho, Elba Ramalho, Paulo Moura, Rafael dos Santos, Marinês, Genário, Flávio José, Os Três do Nordeste, Waldonys, Mirco Patarini e Paolo Gandolf, sendo responsável pelo retorno da sanfona ao palco dos grandes teatros brasileiros. É Secretário de Cultura do município de Guaiúba que mantém o Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – CEARC que é o 2º maior equipamento de cultura do estado do Ceará.  É produtor e apresentador do programa Sanfonas do Brasil na TVC, constituído como um dos grandes defensores do instrumento no Brasil.

Sandoval Moreno (PB)

Bacharel em Música pela UFPB com orientação dos Profºs Carlos Moreira e Jaques Gesten, No ano de 2012  Mestre em Música pela UFPB na área de Praticas Interpretativas – TROMBONE, com orientação dos Profºs Radegundis Feitosa (in memória) e Ayrton Benck.  Professor da UFPB para nas disciplinas de TROMBONE E PRÁTICA DE BANDA. Fundador e regente titular da Banda Sinfônica “José Siqueira” da UFPB desde 1986. Fundou o Quarteto de Trombones da Paraíba em 1990. Tocou na  Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba  e o Braziliam Trombone Ensamble tem tocado nos festivais de música no Brasil e no Exterior como Artista Weril. Trombonista da Orquestra Sanhauá-PB. Coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarra do Departamento de Música da UFPB. Participou de eventos Na França. EUA, Argentina, Finlândia, Inglaterra e em diversas cidades de todo o Brasil. Participou do Festival Musica da Ibiapaba de 2008 a 2013; de Bandas de PE, 2008-2016. Participou como professor da 32º Oficina de Música de Curitiba-2014, Encontro da Nova Consciência em Campina Grande –PB de 2014, Intervalos Instrumentais SESC-PB – 2014 e MusicSesc-2014-PB. Participou do TROMBONANZA-Argentina 2008 e 2016, I e II Encontro de Trombonistas da Paraiba 2016-2017.

Projeto Rivera – Oficina Carne de pescoço (CE)

A oficina carne de pescoço é uma ação de formação para artistas da música e da arte em geral. Uma troca de informações com base na experiência profissional dos palestrantes. Matheus Brasil, produtor musical e multi instrumentista; Bruno Silveira, Publicitário e Proprietário da Agência de Marketing Olá Mkt; Flavio Nascimento, Veiculador de Imprensa e Victor Caliope, Designer de Interiores e Eventos e con formação prática de Artesão. Conhecimentos que foram somados e adaptados para a carreira artística. Dentro da oficina são tratadas ferramentas para auxiliar o artista desde a produção de conteúdo, formas criativas de desenrolar problemas cotidianos da carreira, divulgação em mídias e imprensa, redes sociais, design, formatação de sites, plataformas e ferramentas de monitoramento da carreira.