Bienal do Livro do Ceará: III Salão do Professor teve sua abertura neste sábado, com lançamento de livros, conversa com Fernanda Meireles e abertura de exposição

15 de abril de 2017 - 21:05

(Foto: Francisco Flor)

 

 

Agregando diversos eventos e atividades, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará recebeu, neste sábado, 15/4, a abertura do III Salão do Professor. Lançamentos de livros, um diálogo com Fernanda Meireles e Solange Soares sobre a importância do texto e imagem na escola e abertura da exposição de bordados do Grupo Iluminuras marcaram esse primeiro dia de atividades. Com uma programação que segue até sábado, 22/4, no Mezanino 2 do Centro de Eventos do Ceará, o Salão do Professor reúne diversas ações voltadas à formação do professor.

Na tarde deste sábado, na sala 5, do 2º Mezanino, que leva o nome da educadora Luiza de Teodoro,as professoras Tereza Mara, de Salitre, e Carol de Holanda, de Quixadá, inauguraram a parte da programação volta ao lançamento de livros de professores do Estado.

Mara, que veio diretamente do Cariri para a Bienal, lançou sua obra de poesias “Passagens para a alma”. Além de poemas visuais, o livro traz imagens da Chapada do Araripe, uma de suas inspirações para sua prosa. Já a professora e escritora Carol de Holanda, que lançou o livro “Retalhos de Amor”, outra obra de poesias, conta que, sem perceber, começou a musicar seus poemas. “Além de escrever, peguei mania de colocar melodia nas músicas”, comentou.

Diálogo sobre texto e imagem na escola

A artista e fanzineira Fernanda Meireles, junto à professora Solange Soares, do grupo Iluminuras de literatura e bordado da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou da sessão “Diálogos” da programação do III Salão do Professor. Segunda a professora Sarah Diva, coordenadora da iniciativa, a atividade foi criada para se debater o ensino. “Hoje discutimos, por exemplo, outras mídias, outros meios que se incorporam na sala de aula para ajudar na prática do ensino.

“Essa bienal é especial pra mim. É um lugar de encontro e reencontros, para debater a literatura, o ensino”, declarou a escritora Fernanda Meireles, ao começar sua fala. Em sua exposição, trouxe experiências em oficinas de fanzine realizadas no Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Em suas aulas, a artista propunha ao público infantil a escrita de fanzines a partir de vários significados encontrados em fotografias. “A imagem seduz bastante e as usava em oficinas para fazer com que eles (os alunos) escrevessem. Com a oficina, acontece uma mágica quando as crianças se enxergam e se multiplicam no papel”, comentou. 

A imagem e o texto também se encontram na experiência do grupo Iluminuras, representado pela professora Solange Soares. “Esse projeto é uma nova forma de estudar literatura e tem um resultado final: um bordado”, explica.

O grupo surgiu a partir de uma proposta de oficina, em 2014, pela professora Neuma Cavalcante retratando no bordar a obra de Moreira Campos e, desde então, vem retratando e dialogando com a obra de outros autores da literatura nacional.

Após apresentar trabalhos em vários espaços de Fortaleza, o grupo Iluminuras o grupo tem intenção de expandir a experiências em outros espaços, como revela a professora Solange. “Há professoras no grupo que já falaram que iam levar essa experiência para a sala de aula. Seria um sonho. Temos essa ideia de sair da universidade e levar atividade pra outros cantos. A arte visual atrai muito. Muita gente vai para bordar. O grupo não é de bordado, é de literatura, mas acaba atraindo muito gente. Às vezes a pessoa tinha preconceito com a obra que é trabalhada, mas com o grupo passa a ter outro olhar”, contou.

Exposição: literatura e bordados

Nesse primeiro dia de atividades do III Salão do Professor, o grupo Iluminuras abriu a exposição que revisita a obra “O Quinze”, da escritora Rachel de Queiroz. A exposição está aberta a visitação na sala 5, no segundo mezanino do Centro de Eventos do Ceará. A mostra traz bordados que retratam capítulos da obra da escritora cearense.

Mais sobre o Salão do Professor


Como parte da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontecerá entre os dias 14 e 23 de abril de 2017, o III Salão do professor procura, em sua configuração, congregar saberes e propostas que possam ampliar e mediar reflexões sobre educação, cultura e leitura. A ação tem curadoria da professora da Universidade Estadual do Ceará, Sarah Diva Ipiranga.


A programação do Salão do Professor é gratuita, assim como toda a programação da Bienal. A ação, destinada principalmente a professores, está com inscrições abertas pelo Facebook: @salaodoprofessorbienal2017. Ao final das atividades, os professores inscritos receberão certificado da Uece, concedido pelo curso de mestrado profissional em Letras da universidade.

III São do Professor – Programação

Domingo, dia 16/4

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2


14h – III Salão do Professor – Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve

16h – III Salão do Professor – Diálogos: A experiência da distância: o ensino EaD. Convidados: Profa. Fátima Souza (UEA), Profa. Andreia Turollo (UFC) e Prof. Klístenes Braga (Uece). Lançamento de livros após a mesa.

17h30 – III Salão do Professor – Conto de Escola: Luiz Ruffato e Jorge Pieiro

20h – Bazar das Letras Sesc – Desfiar e Desafiar Palavras (Geraldo Amâncio e Dideus Sales)


Segunda, dia 17/4

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2


14 – III Salão do Professor – Lançamento de  Livros: Professor que ensina, professor que escreve  

16h – III Salão do Professor – Diálogos: O novo ensino médio: da aquisição a implantação. Convidados: Profs. Valdinar Custódio (Uece) e Bosco Luna (Uece). Lançamento do livro Coerência, Referenciação e Ensino do Prof. Custódio, após a mesa

17h30 – III Salão do Professor – Conto de escola: Ana Miranda com Marilia Lovatel

20h – Bazar das Letras Sesc – Entre Acordes e Narrativas Todo o Universo – (Carlinhos Perdigão e Henrique Beltrão).


Terça, dia 18/4

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2


10h – Palestra: Livros e Impressos no Ceará, ministrado pela Historiadora Rafaela Lima (Mestra em História Cultural – UECE) – Grupo Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista (Projeto Diálogos em História: SEBO-UFC e Museu do Ceará)

14h – III Salão do Professor – Seminário Letramento Literário – Palestra de abertura com o Prof. Rildo Cosson (CEFOR/CEALE/UFMG)

15h – III Salão do Professor – Seminário Letramento Literário: Mesa: Profa. Cleudene Aragão (UECE), Rildo Cosson (CEFOR/CEALE/UFMG) e Hélder Pinheiro (UFPB)

17h – III Salão do Professor – Diálogos – Fora da escola: a leitura sem muros. Convidados: Rosana Mont´Alverne e João Pedro Roriz (parceria com a Editora Paulus)

20h – SESC Professor – Escrita Criativa no Ambiente Escolar e Familiar, uma Ideia Inovadora. Facilitadora: Rose Lira


Quarta, 19/4

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2
10h – III Salão do Professor – Seminário de Educação (Editora Cortez)- Avaliação da Aprendizagem e gestão pedagógica com Cláudia Fernandes

14h – III Salão do Professor – Seminário de Educação (Editora Cortez) Inclusão e diversidade: temas fundamentais para entender a escola com Marcos Cézar Freitas

16h – III Salão do Professor – Seminário de Educação (Editora Cortez) Formação de leitores: Quais livros eu tenho? Quais escolher? O que fazer com eles? com Eraldo Miranda

17h30 – III Salão do Professor – Seminário de Educação (Editora Cortez) – O uso da Internet em práticas sociais: como isso afeta o ensino? Com Denise Bértoli

20h – SESC Professor – “Brincar: Uma experiência de Afeto e Amor”. Facilitador: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Quinta, 20/4

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2

14h – III Salão do Professor – Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve   
16h – III Salão do Professor – Sessão do Clube de Leitura Leia Mulheres com Alessandra Jarreta / Pacote de Texto (Rafael Caneca)

17h30 – III Salão do Professor – Conto de escola: Paulo Lins e Eugênio Leandro


Sexta, 21/4


Local: Sala Rachel de Queiroz – SALA 3 – MEZANINO 2


14h – III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo – Módulo I – Leituras inclusivas: percepções sobre TDAH na sala de aula contemporânea –  Convidado: Prof. Élder Vidal  

16h – III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo – Módulo I – ALDB e a construção de uma política educacional defensora da leitura. Convidado: Prof. Élder Vidal

19h – Debate: Bairros de Fortaleza: acervos vivos e baús de memória. Gylmar Chaves, Carlos Vazconcelos e Arlene Holanda

Local: Sala Luiza de Teodoro – SALA 5 – MEZANINO 2


14h – III Salão do Professor – Narrativas orais: Cantos fraternos (Goreth Albuquerque)

16h – III Salão do Professor – Diálogos – A arte do cordel: entre o clássico e o popular. Convidados: Stélio Torquato, Lígia Holanda e Profa. Fanka Santos. Lançamento de Livro após a mesa

17h30 – III Salão do Professor – Conto de Escola: Ignácio de Loyola e Vânia Vasconcelos


Sábado, 22/4

Local: Sala Rachel de Queiroz – SALA 3 – MEZANINO 2

14h – Palestra: O Autismo com o Professor Wilson Cândido Braga

16h – III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo – Módulo II – Entre sons, sabores e trilhas: a sala de aula como espaço de resgate das memórias indígenas, africanas e portuguesas – Convidado: Prof. Élder Vidal