Cineteatro São Luiz promove nesta semana mostra especial com grandes musicais da história do cinema
13 de dezembro de 2016 - 15:00
O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove, de quinta-feira, 15/12, a domingo, 18, a Mostra Gêneros do Cinema: Musical, com grandes obras da história da sétima arte, enfocando diversos estilos e contextos musicais. Do clássico “Cantando na chuva”, de Stanley Donen, à animação “Yellow submarine”, dos Beatles, passando pela ópera-rock “Tommy”, do The Who. Em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado, de democratização e ampliação do acesso dos cearenses à cultura e à arte, todos os filmes têm entrada franca.
Com curadoria de Duarte Dias, a Mostra Gêneros do Cinema: Musical será aberta nesta quinta-feira, 15/12, às 16h, com um dos filmes mais comentados e parodiados da história do cinema: “Cantando na chuva”, de 1952, de Stanley Donen, com Gene Kelly. Às 18h30 tem “Os Irmãos Cara de Pau”, também de 1952, de John Landis.
Na sexta-feira, às 15h20, hora e vez de assistir a “My Fair Lady”, de George Cukor, filme de 1965, enquanto às 18h30 o espaço é aberto para “Tommy” (1975), de Ken Russell, enigmática produção concebida a partir do disco conceitual de mesmo nome, do The Who, uma das mais influentes bandas de rock de todos os tempos.
No sábado, às 13h30, os sonhadores da Era de Aquário poderão matar a saudade de “Hair” (1979, de Milos Forman), um dos grandes clássicos que ficariam para a história na tela grande e também nos musicais a la Broadway. Já os amantes da era disco vão poder conferir no conforto do Cineteatro São Luiz o emblemático “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978, de Randal Kleiser), às 16h, e a “Embalos de Sábado à Noite” (1978, de John Badham), às 18h30.
Festa para os beatlemaníacos
Já no domingo a mostra especial de musicais do Cineteatro São Luiz traz duas atrações especialmente escolhidas para a grande comunidade que faz de Fortaleza uma das capitais nacionais da beatlemania. Os amantes dos “fab four” e a criançada cujos pais são fãs de John, Paul, George e Ringo vão assistir às 14h à elogiada animação “Yellow Submarine” (de George Dunning, 1968), com sua história em que a música vence o mal… e os “blue meanies”.
O filme acabou dando origem a um LP com músicas inéditas dos Beatles, como o rockão “Hey bulldog” e a viajandona “It´s all too much”, além de “All together now”, escrita sob encomenda para o público infantil. No lado B do “bolachão”, temas orquestrados por George Martin para a trilha sonora do desenho animado, inclusive o belíssimo “Pepperland”, já regido no Brasil pelo próprio Martin.
Já para o público que quiser conferir um dos melhores filmes da história no quesito “trilha sonora beatlemaníaca”, a atração das 16h de domingo é “Across the universe”, de 2007, dirigido por Julie Taymor. Com o mesmo título de uma das mais belas e melancólicas canções de John Lennon, o filme é um drama romântico que convida o espectador a mergulhar em uma história de amor ao som do eterno Quarteto de Liverpool, com nada menos do que 34 canções escolhidas para contar essa história.