BIBLIOTECA Pública encerra nesta sexta-feira, 9/12, Ciclo de Palestras Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

7 de dezembro de 2016 - 16:08


Durante toda a semana, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza o Ciclo de Palestras Diversidade Sexual e Identidade de Gênero em parceria com os cursos de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Projeto Arte de Amar, do Laboratório de Inclusão de Psicologia e da Saúde Pública da UFC. A atividade tem por objetivo abordar questões que envolvem as orientações sexuais e identidades de gêneros; discutir o acesso por LGBT’s à educação, saúde, família e mercado de trabalho;debater sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a AIDS.


As palestras possuem entrada franca e trarão como temáticas “A dor e o amor, um ser LGBT: Prazeres e Desafios na Sociedade Brasileira”, com Amanda Félix, do curso de Ciências Sociais da UECE, ocorrendo em 06/12, às 14h, e a “Inclusão de Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho”, realizada em 7/12, às 14h30, por Artur Mendonça, estudante de psicologia, estagiário do Laboratório de Inclusão e facilitador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Travestilidades e transexualidades, e por Evelyn Lóssio, jornalista, estudante de psicologia e assessora do Laboratório de Inclusão. Integra também o evento, no dia 9/12, às 14h, a Palestra “Prevenindo as infecções sexualmente transmissíveis e a AIDS, ministrada pela enfermeira doutora em Saúde Pública pela UFC e especialista em epidemiologia, planejamento e gestão de ações de DST/AIDS, Telma Alves Martins.


O Projeto Arte de Amar participa do Ciclo de Palestras “Diversidade Sexual e Identidade de Gênero”, nesta quarta-feira, 7/12, às 14h, apresentando a Biblioteca LGBT Arte de Amar, considerada a primeira Biblioteca LGBT do Brasil. A atividade será realizada pelo Mestre George, fundador e responsável pelo Projeto.



CONFIRA PROGRAMAÇÃO:


DIA 06 | TERÇA-FEIRA

14H

[PALESTRA] A DOR E O AMOR, UM SER LGBT: PRAZERES E DESAFIOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA


Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 14 anos acima


Sinopse: A Biblioteca com o objetivo de informar e valorizar a diversidade sexual e de gênero, oferecerá palestras durante essa semana para o público interessado. Abordará questões apresentando o ser humano que existe por trás das orientações sexuais e identidades de gêneros e discussões de acesso por LGBT’s à: educação, saúde, família e mercado de trabalho. Para, além disso, traremos o debate sobre as comparações das identidades de gêneros e influência da mídia em relação à criação de estereótipos das mesmas. A palestra será ministra pela universitária em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Amanda Félix. Informações no 31 01 6799


DIA 07 | QUARTA-FEIRA

14H

[LITERATURA] APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA LGBT ARTE DE AMAR


Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: Livre


Sinopse: Considerada a primeira Biblioteca LGBT do Brasil, pretendendo ser referência em estudo e pesquisa LGBT, saúde, cultura e gênero. Com acervo inicial contendo livros e publicações com informações sobre DSTs HIV/AIDS, movimento LGBT e participação popular. Também oferece espaço de pesquisa para estudos aberto a toda comunidade. Foi premiada pela Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT e Ministério da Cultura – MINC – através do programa Cultura Viva. Além da Biblioteca, o Projeto possui Pontinho de Cultura, Cine Clube e o Projeto Esporte Colorido.


14H30

[PALESTRA] A INCLUSÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO MERCADO DE TRABALHO


Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 14 anos acima


Sinopse: A Biblioteca com o objetivo de informar e valorizar a diversidade sexual e de gênero , oferecerá informações durante essa semana para o público interessado. A palestra informará sobre o que é ser travesti ou uma pessoa trans em nossa sociedade e de que forma acontece (ou deixa de acontecer) a empregabilidade deste público. A palestra será ministra por Artur Mendonça (estudante de psicologia, estagiário do Laboratório de Inclusão e facilitador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Travestilidades e Transexualidades) e por Evelyn Lóssio (jornalista, estudante de psicologia e assessora de comunicação do Laboratório

de Inclusão).


DIA 09 | SEXTA-FEIRA

14H

[PALESTRA] PREVENINDO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A AIDS


Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 14 anos acima


Sinopse: A Biblioteca com o objetivo de informar, realizará palestra em alusão ao Dia Mundial de luta contra a AIDS, que foi no dia 1º de dezembro. Esta data foi escolhida pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. (http://www.dst.uff.br/arquivos-htm/bemfam.htm). A palestra será proferida pela enfermeira Telma Alves Martins, especialista em epidemiologia, planejamento e Gestão das ações de DST/AIDS e Doutora em Saúde Pública pela UFC, coordenadora do Programa Estadual de DST e Aids na Secretaria Estadual de Saúde.