Lamparina de Histórias chega a Saboeiro, neste sábado, 26/11

22 de novembro de 2016 - 11:45

 

O projeto, que é apoiado pela Enel Geração Fortaleza, enaltece a cultura popular e a figura dos velhos contadores de histórias


A cidade de Saboeiro terá sua cultura popular e oral em destaque neste mês de novembro, isso porque o projeto Lamparina de Histórias, apoiado pela Enel e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), estará fazendo uma apresentação, na Praça do Fórum, no dia 26 de novembro. Na ocasião, o evento envolverá contadores e apreciadores numa programação com diversas apresentações artísticas, narrativas de causos, cordéis, oficinas, exibição de documentários e participação especial da Banda Fulô da Aurora com o show Cabôco.

O projeto reúne contadores de histórias tradicionais, artistas populares e, é claro, os apreciadores da milenar arte narrativa, em uma celebração da literatura oral cearense por meio dos causos, lendas, parlendas, adivinhas, brincadeiras, cantoria e poesia de cordel.

Nesta edição, as narrativas do Mar e do Sertão cearense se somarão. Depois de passar pela praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e pela cidade de Crateús, agora é a vez de Saboeiro. Por lá, ouviremos os mais fantásticos causos sertanejos, com todo o ritmo, a sonoridade e graciosidade.


Mais sobre o projeto

Realizado pela Casa do Conto, o Lamparina de Histórias nasceu em 2009 do desejo de reconhecer e valorizar os velhos contadores de histórias, pessoas simples e de um fazer anônimo valioso para a construção da identidade cultural de um povo.

O projeto já esteve em 13 cidades do Ceará: Aquiraz, Assaré, Beberibe, Canindé, Caucaia, Crateús, Fortaleza (João XXIII, Dias Macedo e Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar), Guaramiranga, Hidrolândia, Itarema, Itapipoca, Saboeiro e São Gonçalo do Amarante. Sua trajetória resultou num documentário sobre a prática desses guardadores de histórias, levando seus causos a recantos mais distantes.



PROGRAMAÇÃO:

Lamparina de Histórias em Saboeiro



Dia 25 de novembro, na Escola Municipal Manoel Gonçalves dos Santos

14h – Contação de histórias e roda de histórias com a contadora de histórias D. Rita Neris.

Dia 26 de novembro, sábado, na Praça do Fórum

18h – Exibição do documentário Lamparina de Histórias, de Júlia Barros.

18h30min – Apresentação da Dança de São Gonçalo.

19h – Maratona de Contos com os narradores tradicionais: D. Alzira, D. Rita Neris e Sr. Valderino Jacó

19h30min – Apresentação do grupo de Reisado de Saboeiro.

20h – Show Câboco com a Banda Fulô da Aurora.