Laboratório de Produção Cultural receberá ex-ministro Juca Ferreira para aula inaugural, próximo dia 15/8, às 17h, no Teatro Carlos Câmara
10 de agosto de 2016 - 12:40
O sociólogo abordará desafios da gestão cultural no Brasil em palestra no Teatro Carlos Câmara. Evento é gratuito e aberto ao público
O sociólogo e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira vem a Fortaleza para ministrar a aula inaugural da segunda edição do Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais. A Aula acontecerá no dia 15 de agosto, segunda-feira, às 17 horas, no Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Com um ano de duração, o curso técnico do Laboratório de Produção formará 50 profissionais qualificados para desenvolver projetos e programas culturais no Ceará, além de oferecer um conjunto de atividades complementares que alcançarão cerca de 1.700 pessoas.
Na palestra de abertura do Curso Técnico, Juca Ferreira discutirá sobre os desafios da gestão cultural no Brasil e o papel fundamental do setor para o desenvolvimento socioeconômico do País. Com destacada experiência em gestão cultural e ambiental, o sociólogo baiano foi Ministro da Cultura durante os governos Lula (2008 – 2010) e Dilma (2014 – 2016).
Contando com a presença de Juca Ferreira, do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, e do secretário da cultura de Fortaleza, Magela Lima, além de outras personalidades com relevante atuação no campo cultural, o evento marca o inicio de mais uma atividade essencial para qualificar e dinamizar a realização de projetos culturais no Ceará.
Segundo Paulo Feitosa, diretor executivo do curso, o Laboratório supre uma grande necessidade de criar espaços de reflexão e formação para a área da produção e da gestão cultural no Ceará. “Considerando a importância que a cultura vem ocupando para o desenvolvimento socioeconômico do país, precisamos que os atores dessa cadeia sejam qualificados”, afirma o produtor cultural.
Criado em 2012, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais chega à segunda edição oferecendo formação completa, abrangente e totalmente gratuita, ao longo de 12 meses. Ao todo, serão 50 alunos do Curso Técnico e cerca de 1.700 pessoas participantes da Formação Complementar. As disciplinas do Laboratório estão distribuídas em três eixos básicos: Fundamentos dos meios de expressão; Teoria e método em cultura; e Planejamento e produção cultural.
Para Fabiano dos Santos, secretário da Cultura do Estado do Ceará, o curso técnico se destaca por promover “uma conexão entre as políticas culturais e a boa gestão dos projetos culturais do Estado”.
Apresentado pela Petrobras, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, o Laboratório de Produção é uma realização da Quitanda das Artes, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC e do Instituto BR Arte, com correalização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, Vila das Artes e Instituto Raimundo Vieira Cunha, produção da Cinco Elementos Produções e patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.
Serviço
Aula inaugural do Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais com Juca Ferreira, sociólogo e ex-Ministro da Cultura.
Data: 15/08/2016
Horário: 17h
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro)
Informações:
Site: www.laboratoriosculturais.com
Telefone: (85) 3235-4063
E-mails: quitandaproducao@gmail.com | contato@laboratoriodeproducao.com