Semana Internacional dos Direitos Humanos ganha mostra especial de filmes no Cineteatro São Luiz, nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10/12
9 de dezembro de 2015 - 19:38
Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza realiza o projeto “Entendas os Direitos Humanos – Semana Internacional dos Direitos Humanos”, nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de dezembro, no Cineteatro São Luiz. O evento contará com a exibição de filmes que fazem alusão ao tema. O documentário “Defensorxs“, produção cearense, do Coletivo Nigéria, abre a mostra na quarta-feira, 9/12, às 18h30min. Na quinta, dia 10/12, às 14h30min, serão exibidos dez curtas-metragens brasileiros. No mesmo dia, às 18h30min, é a vez do longa de ficção “Batismo de Sangue“, de Helvécio Ratton, filme sobre Frei Tito, ganhar a tela do São Luiz. Toda a programação é gratuita.
Para celebrar a data de 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Cineteatro São Luiz receberá, além de uma grande mostra de filmes, os realizadores do documentário “Defensorxs”, que irão comentar sobre o processo de criação da obra audiovisual e o engajamento político do grupo, na abertura da programação, na quarta-feira, 9/12, às 18h30min. Dirigido pelos jornalistas Bruno Xavier, Pedro Rocha, Roger Pires e Yargo Gurjão, o filme conta a história de cinco grupos de ativistas dos direitos humanos, cada um em uma região do Brasil.
Participam da abertura também o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Deodato Ramalho.
À noite, às 18h30min, o Cineteatro São Luiz exibe o filme Batismo de Sangue (2007), dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton, em referência e homenagem aos 70 anos de nascimento de Tito de Alencar Lima, o Frei Tito, frade cearense vítima da violência da Ditadura Militar de 1964 no Brasil.
Programação do Entendas os Direitos Humanos – Semana Internacional dos Direitos Humanos
Quarta-feira (09 de dezembro) – 18h30
(Entrada: gratuita | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 1h26 min
Cerimônia de Abertura – 18h30
Defensorxs – 19h
Dirigido por Coletivo Nigéria | Documentário | Brasil | 2015
Sinopse: Filmado nas cidades de São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Dourados e Altamira, o filme é um registro e acompanhamento do cotidiano de lutas específicas através de suas lideranças: populações indígenas e LGBT, a ação de defensoras e defensores dos direitos à moradia e à justiça, a resistência de comunidades tradicionais a mega obras do Estado.
Quinta-feira (10 de dezembro) – 14h30
(Entrada: gratuita | Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 170 minutos)
A Fábrica
Dirigido por Aly Muritiba | Ficção | 15’ | Brasil | 2011
Sinopse: Um presidiário convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária.
Onde O Tempo Corre Devagar
Dirigido por Marcos Rocha e Iara Moura | Documentário | 25’ | Brasil | 2012
Sinopse: Cerca de 60% das mulheres presas no Brasil cumprem pena por envolvimento no tráfico de drogas. Essas mulheres ocupam cargos secundários na hierarquia do crime, estando, na maioria das vezes, a serviço dos homens. O vídeo traz histórias de vida de internas do presídio feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza/CE. À espera do amanhã, passam um dia de cada vez. Gastam as horas agarradas a lembranças e saudades enquanto cozinham, lavam, costuram, estudam ou cuidam dos rebentos.
Amarelinha
Dirigido por Rafael Jardim Aoyama | Ficção | 12 | Brasil | 2013
Sinopse: Meninos brincam com meninos. Meninas brincam com meninas.
Codinome Beija-flor
Dirigido por Higor Rodrigues | Documentário | 20’ | Brasil | 2013
Sinopse: Viver é correr riscos. Com os relacionamentos, aprendemos a viver. Há marcas que são levadas para o resto da vida.
O Refugiado
Dirigido por Rui Cardoso | Animação | 13’ | Brasil | 2012
Sinopse: A atribulada fuga de um jovem africano à procura de um mundo melhor, onde a guerra não faça parte do dia-a-dia. Uma animação que nos deixa sem fôlego enquanto acompanhamos esta viagem amarga.
Damas da Liberdade
Dirigido por Célia Gurgel e Joe Pimentel | Documentário | 27’ | Brasil | 2012
Sinopse: Através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia é contada a história da luta pela anistia no Brasil nos anos de 1970 reacendendo o debate sobre um período de repressão e medo que o país jamais deverá esquecer.
Preto ou Branco!
Dirigido por Alison Zago | Ficção | 15’ | Brasil | 2013
Sinopse: Durante o período da ditadura militar brasileira, o jornalista Eduardo Pena descobrirá que o seu inconsciente pode ser seu maior algoz.
Memória de Rio
Dirigido por Roney Freitas | Documentário | 14’ | Brasil | 2013
Sinopse: Destino, predestinações… meu destino. Estas águas do meu Tietê são abjetas e barrentas, dão febre, dão morte decerto, e dão garças e antíteses.
Estados Alterados
Dirigido por Ives Albuquerque | Documentário | 20’ | Brasil | 2013
Sinopse: Como diferentes sociedades podem criar diferentes políticas públicas para resolver problemas, aparentemente, semelhantes? “Estados Alterados” objetiva construir um panorama das condições sociopolíticas de uma sociedade em constante desafio com o uso de drogas ilícitas. Para isso, o documentário faz um estudo comparado de duas realidades, a brasileira e a portuguesa, buscando identificar pontos comuns e contrastantes acerca desses contextos de uso.
Vida Maria
Dirigido por Márcio Ramos | Animação | 9’ | Brasil | 2006
Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
18h30
(Entrada: gratuita | Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 1h50min)
Batismo de Sangue
Dirigido por Helvécio Ratton | Ficção | Brasil | 2006
Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
Entendas os Direitos Humanos – Semana Internacional dos Direitos Humanos, no Cineteatro São Luiz
Data: Dias 9 e 10 de dezembro.
Endereço: Rua Major Facundo, 500. Centro – Praça do Ferreira – Fortaleza.
Informações: (85) 98799.1723
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça e Quarta – 10h às 14:00 / 15:00 às 18:30
Quinta a Sábado -10h às 18:30