Governador Camilo Santana e secretário Guilherme Sampaio assinam terça-feira, 20/10, Dia do Arquivista, ordem de serviço para reforma do Arquivo Público
16 de outubro de 2015 - 19:39
O Arquivo Público, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), espaço essencial para a preservação, a pesquisa e a difusão de acervos documentais de interesse do Ceará e do Brasil, passará por reforma geral. O Dia do Arquivista será comemorado no Auditório da Secult,com a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a reforma e com um ciclo de palestras abertas a todos os interessados. O Arquivo Público é o terceiro equipamento cultural a ter sua reforma iniciada na gestão do governador Camilo Santana
A ordem de serviço para a reforma geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, será assinada na terça-feira, 20/10, às 9h, no auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500, Edifício do Cineteatro São Luiz, 6o. andar), pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio. A ordem de serviço será assinada em solenidade que compõe parte da programação de um seminário comemorativo ao Dia do Arquivista, realizado pela Secult, através do Arquivo Público.
O seminário conta com palestras propondo a reflexão sobre a importância da atuação desse profissional para o cumprimento da Lei Estadual de Acesso à Informação e da Lei do Sistema Estadual de Documentação e Arquivos. Os debates acontecem durante toda a manhã e são abertos à participação de todos os interessados.
O Governo do Estado, por meio da Secult, investirá R$ 2,17 milhões na reforma geral do Arquivo Público, que ganhará uma área de armazenamento duplicada, uma biblioteca ampliada e uma sala de pesquisa repaginada. A reforma também beneficiará os frequentadores do Arquivo com novos banheiros, substituição da coberta, reforma do estacionamento e obras de acessibilidade. A previsão para o término da obra é de 12 meses.
Durante a reforma, atendimento ao público continua
Durante as obras de reforma, todos os documentos do Arquivo Público serão mantidos em um novo espaço, nos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Praça da Estação, onde já funcionam a Biblioteca Pública Espaço Estação e as salas dos Conselhos Estadual de Política Cultural (CEPC) e de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa). A exemplo do que a Secult propôs com relação à Biblioteca Pública do Estado, durante a reforma do prédio do Arquivo Público a instituição continuará funcionando normalmente e atendendo aos cidadãos que buscam seus serviços.
O acervo do Arquivo Público também será deslocado para o pavilhão onde hoje funciona a Biblioteca Pública Espaço Estação, ao lado da Praça da Estação. Assim, enquanto durarem as obras, não haverá interrupção nem prejuízo aos serviços prestados pelo Arquivo Público à população.
Prestação de serviços
O horário de atendimento aos pesquisadores, professores, estudantes e a todos os cidadãos interessados em acessar documentos do acervo, em consultas para diversos fins, continuará o mesmo: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Sempre com entrada franca.
Como espaço de memória, história e promoção da reflexão, o Arquivo Público também promove regularmente exposições temáticas, reunindo documentos com recortes temáticos específicos, a partir da grande variedade de seu acervo. Exposições de documentos sobre a seca no Ceará, de arquivos da polícia cearense na época do Império e de registros do período da ditadura cívico-militar de 1964 a 1985 foram temas de algumas das exposições mais recentes promovidas pelo Arquivo Público.
Importância do Arquivo Público
“O Arquivo Público é um equipamento essencial para a memória, o presente e o futuro do nosso Estado. No Arquivo estão guardados documentos valiosíssimos, tanto pelos registros informativos que trazem e que são consultados por pesquisadores e demais interessados quanto pela produção de conhecimento que esse acervo viabiliza, com inúmeros trabalhos acadêmicos e livros produzidos por vários autores, além de exposições sobre importantes momentos da história do Ceará”, destaca o secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio.
“Para receber melhor as pessoas e oferecer plenas condições para acesso dos pesquisadores e de todos os interessados a este precioso acervo, será muito importante a reforma geral do Arquivo Público. Uma necessidade para a rede de equipamentos culturais do nosso Estado, um reforço à valorização e à circulação de cada vez mais pessoas no Centro de Fortaleza e um desejo há muito alimentado pela comunidade acadêmica e por todos os frequentadores do Arquivo”, complementa o secretário.
Terceiro equipamento a entrar em reforma
Somando-se à Biblioteca Pública do Estado e ao Centro Cultural Bom Jardim, o Arquivo Público é o terceiro equipamento cultural cuja reforma é promovida na gestão do governador Camilo Santana. Em breve serão assinadas as ordens de serviço para a reforma do Museu do Ceará. Também está prevista a reforma do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), perfazendo um total de cinco dos 15 equipamentos da Secult.
As iniciativas fazem parte da recuperação estrutural de vários equipamentos culturais e da qualificação dos seus acervos e espaços, para bem servir à população, em plenas condições de uso e com programação atrativa e qualificada.
Programação especial do Dia do Arquivista
Em comemoração ao Dia do Arquivista, celebrado em 20/10, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Arquivo Público do Estado do Ceará, realiza em parceria com a Associação dos Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE) e a Associação dos Bibliotecários do Ceará (ABC-CE) o seminário “Arquivista e Legislação”.
O ciclo de palestras acontecerá durante a manhã de terça-feira, a partir das 9h30, no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Rua Major Facundo, 500 – Centro, edifício do Cineteatro São Luiz, 6º andar), logo após a solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma geral do Arquivo Público. O objetivo da programação é debater a atuação do arquivista para o cumprimento da Lei Estadual de Acesso à Informação e da Lei do Sistema Estadual de Documentação e Arquivos.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (85)3224-3518, no horário comercial, ou pelo link http://goo.gl/forms/4dNFz3r0dF. Todos os profissionais responsáveis pela gestão documental, preservação e difusão do patrimônio arquivístico, secretários municipais, agentes públicos e demais interessados pelo tema estão convidados a participar da programação, aberta a todos os interessados.
Durante as palestras, o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto, apresentará uma proposta para implementação do Sistema Estadual de Arquivos (Sedearq). Os fundadores da Associação dos Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE) também estarão presentes e conduzirão a mesa-redonda “Arquivista no Estado do Ceará: Importar ou Formar?”, com a participação do professor Tadeu Feitosa, Chefe de Depto. de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, e do professor Francisco Pessoa Furtado, diretor da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene).
Dia do Arquivista – 20 de outubro – Programação na Secult:
9h – Abertura oficial do evento com a assinatura da ordem de serviço da reforma geral do Arquivo Público do Estado do Ceará. Participação do governador Camilo Santana, do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e do diretor do Arquivo Público, Márcio Porto, além de Rita São Paio (secretária-geral da Arquive-CE), Fernando Braga (presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB) e Regina Holanda (presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará – ABC).
9h30 às 10h15 – Palestra: Acesso à Informação Pública no Estado do Ceará
Ítalo José Brígido Coelho, Coordenador de Fomento ao Controle Social – CFOCS da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará – CGE
10h15 às 11h – Palestra: Acesso à informação e Sistema Estadual de Documentação e Arquivos do Estado do Ceará, com Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará e Membro do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq
11h às 11h15 – Intervalo
11h15 – Mesa-redonda: Arquivista no Estado do Ceará: Importar ou Formar?
? Professor Tadeu Feitosa – Chefe de Depto. de Ciência da Informação da UFC
? Professor Francisco Pessoa Furtado – Diretor da FATENE
? Fernando Braga – Acesso – Assessoria Documental
? Francisco Alan Costa e Silva – Dataged Informática Ltda
? Voluciano Lopes – ASPcon
? Arquivistas formados em outros estados trabalhando no Ceará
? Profissionais de outras áreas que atuam nos arquivos cearenses
12h30 – Solenidade de encerramento e entrega dos certificados.
SERVIÇO:
Programação do Dia do Arquivista na Secult
Local: Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500 – Centro, no Prédio do Cineteatro São Luiz, 6º andar)
Data: Terça-feira (20/10)
Horário: 9h às 12h30
PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
Entrevistas/mais informações:
(85) 98699-6524 – Dalwton Moura
(85) 98829-8222 – Clovis Holanda
(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 – Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com
Fotos: Secult/Divulgação/Felipe Abud