Cinemas no Interior: Secult, DAE, Ancine e Caixa Econômica Federal reforçam ações com os municípios
28 de abril de 2015 - 00:00
Os municípios cearenses que receberão novas salas de cinema, em uma ação de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), receberam novas orientações quanto aos preparativos e providências formais para o início da construção dos equipamentos. Serão ao todo 10 municípios contemplados pelo projeto Cinema na Cidade, cada um recebendo duas salas de cinema – uma com capacidade para 100 espectadores, outra para 200, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.
Cumprindo com o cronograma, o projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas, a serem construídos com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult. Nesta semana, prefeitos de Aracati (Ivan Silvério), Canindé (Celso Crisóstomo), Crateús (Mauro Soares) e Itapipoca (Dagmauro Moreira) e secretários de Cultura de Crato, Iguatu, São Benedito e Tauá se reuniram, na sede da Secult, com o secretário Guilherme Sampaio, o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado, Silvio Campos, o coordenador de infraestrutura e projetos especiais da Superintendência de projetos Especiais da Ancine, Selmo Kauffman, além de Flávio Jucá, representante do Gabinete do governador Camilo Santana, e de representantes da Caixa Econômica Federal, através da qual haverá a liberação dos recursos para a construção dos cinemas.
Durante a reunião, foram acertados os próximos passos no processo de preparação para a construção e o gerenciamento dos cinemas, de acordo com o cronograma do projeto. Também foi destacado que dois outros municípios cearenses que receberão salas de cinema serão escolhidos por meio de seleção pública, a ser lançada em breve pela Secult.
“A tônica da reunião foi a integração produtiva de todas as instâncias de governo, todos os órgãos estaduais que têm algum grau de responsabilidade com o projeto Cinema nas Cidades. Os prefeitos, que cumpriram rigorosamente as exigências que a Secretaria fez na definição dos terrenos e disponibilizaram as respectivas documentações no prazo. A Ancine, financiadora do projeto. A representação do Governo do Estado. A Caixa Econômica Federal, que é agência financiadora, e o DAE, responsável técnico pela integração das obras”, destacou o secretário Guilherme Sampaio, agradecendo pela participação de todos e pelo pronto atendimento ao convite feito pela Secult, para a reunião.
Responsabilidades compartilhadas
O secretário ressalta o compromisso coletivo para viabilizar a execução do projeto Cinema na Cidade no Ceará. “Houve toda uma integração, uma matriz de responsabilidades compartilhadas entre essa instituições”, enfatiza Guilherme Sampaio. “Todas as ações de cada um dos entes foram articuladas de forma coordenada. Nossa expectativa é cada vez mais otimista, de que esse projeto possa viabilizar cinemas para as cidades no Interior do Ceará”, complementou.
Foram apresentadas na reunião duas possibilidades de projeto arquitetônico para os complexos de cinema a serem construídos em cada município. Cada complexo contará com duas salas de cinema, que também poderão ser utilizadas para outras finalidades, em horários alternativos, como espaços para debates, treinamentos e principalmente programação educacional para crianças e jovens.
Cronograma de visitas
A Secretaria da Cultura está encaminhando ao Departamento de Arquitetura e Engenharia os dados sobre os terrenos apontados por cada município como propícios e disponíveis para receber os cinemas. O DAE definirá um cronograma de visitação a esses terrenos, para avançar no detalhamento e na adequação dos projetos.
“Paralelamente a isso, os prefeitos que ainda não nos enviaram plantas com a topografia dos referidos terrenos o farão nos próximos dias. E a Secult elaborará uma minuta a ser sugerida a cada Prefeitura, relativa ao projeto de isenção de impostos requerido pela Ancine, como parte das responsabilidades das Prefeituras, para que agilizem junto às Câmaras Municipais essas isenções”, acrescentou o secretário Guilherme Sampaio.
O programa
O programa “Cinema Perto de Você”, do qual faz parte o projeto “Cinema na Cidade”, que com o apoio da Secult inclui os municípios cearenses, é organizado e coordenado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda.
O programa articula diversos instrumentos federais para a expansão, democratização e descentralização dos serviços de exibição cinematográfica, com foco na inclusão da população com baixa renda e residentes no interior dos estados. O objetivo é que, em quatro anos, sejam implantados 600 novos espaços de exibição em todo o Brasil.