Cariri: cantora Lorena Nunes faz três shows neste final de semana, pela Plataforma de Circulação
27 de março de 2015 - 10:00
“Ouvi dizer que lá faz sol” é o novo trabalho da cantora Lorena Nunes, que explora o universo dos compositores cearenses contemporâneos e sua extensa lista de possibilidades e ritmos. Dando continuidade à circulação pelo projeto Plataforma, Lorena chega agora à região sul do Estado e se apresenta neste final de semana em três municípios do Cariri: Nova Olinda, Crato e Brejo Santo. A Plataforma de Circulação é um projeto de iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Na sexta-feira, 27/3, “Ouvi dizer que lá faz sol” sobe ao palco da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, às 19h, no município de Nova Olinda. Já no sábado, 28/3, Lorena segue para o Crato e se apresenta no projeto Música ao Pôr do Sol, às 17h30, na Praça do Cruzeiro. E encerrando a circulação na região sul, no domingo, 29/03, Lorena se apresenta em Brejo Santo, às 19h, no Cineteatro Prof. Júlio Macêdo Costa. Todos os shows têm entrada franca.
O show apresenta um repertório integralmente dedicado a compositores cearenses contemporâneos, garimpado e lapidado ao longo de sete meses de pré-produção do projeto. Trata-se de um show cosmopolita, que apresenta uma sonoridade que naturalmente transcende as barreiras de nacionalidade. Ao mesmo tempo em que é brasileiríssimo: o Brasil atual e de misturas únicas. É um show que convida para dançar na maior parte do tempo, e nos momentos de descanso é possível sentir a leveza de canções que geram empatia e fácil identificação.
A interpretação marcante de Lorena seduz o expectador e passeia entre as canções com fluidez envolvente. A voz presente conduz o ouvinte pelos arranjos cativantes que trazem, em sua maioria, referências à música negra, como o soul da Motown, o R&B Americano, o reggae jamaicano, o samba brasileiro e o afrobeat nigeriano, todos juntos e misturados, em um caldeirão de sonoridades quentes, com muitos efeitos de guitarra, texturas orgânicas e eletrônicas, e a influência do jazz no canto da intérprete e no fraseado do sax. Pode-se dizer sem medo que Ouvi dizer que lá faz sol é negro, black, pop, brasileiro: é afropop tropical.
A Plataforma de Circulação:
A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará promove, de dezembro de 2014 a março de 2015, a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por vários municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens.
Através de edital, foram selecionados 16 grupos e artistas, nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 145 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Serviço:
Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará
Show Lorena Nunes – “Ouvi dizer que lá faz sol”
27/3 – Sexta-feira – Fundação Casa Grande – Rua Ratisbona, 564 – Centro – 19h – Entrada franca
28/3 – Sábado – Praça do Cruzeiro – 17h30 – Entrada franca
29/3 – Domingo – Cineteatro Júlio Macêdo Costa – 19h – Entrada franca