Coletivo artístico “No barraco da Constância tem!” inicia temporada nesta terça-feira, 27/1, no Dragão do Mar
23 de janeiro de 2015 - 17:16
Unindo teatro, dança, performance, entre outras linguagens, o coletivo artístico cearense “No barraco da Constância tem!” inicia uma temporada de espetáculos no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Na próxima terça-feira, dia 27, às 20h, o grupo faz sua primeira apresentação. As demais seguem pelos dias 3 e 10 de fevereiro. Na programação, são apresentadas duas cenas: “Espetáculo” e “Piragem Etnográfica do Complexo”, esta última desenvolvida no Laboratório de Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, em 2014.
Com diferentes linguagens, o coletivo artístico traz momentos cheios de ironia e humor, em que abordam crises criativas, problemas de comunicabilidade com o público, violência e questões éticas que atravessam tanto o artístico como o social. Na primeira cena, “Espetáculo”, o teatro apresenta-se como um ato de exposição e de violência a conturbada relação que os criadores deste trabalho têm com o público, com o fazer teatral, com a própria obra que eles estão apresentando e com eles mesmos.
Na segunda cena, “Piragem Etnográfica do Complexo”, dançam, cantam, improvisam; lançam questões sobre o que é a contemporaneidade ou como estão se usando dela, como entidade de forças que movimentam um pequeno grupo de conhecedores.
O coletivo de múltiplas linguagens
“No barraco da Constância tem!” é um coletivo que, desde o ano da sua criação, em 2012, vem se estabelecendo enquanto propositor artístico na cidade de Fortaleza. Com atividades intensas, o grupo é oriundo da junção de pessoas com formações diversas, principalmente nas áreas de Dança e Teatro, mas que também desenvolvem investigações a partir de outras linguagens, como Audiovisual, Circo, Fotografia, Literatura, Música e Performance.
Os integrantes são Ariel Volkova, Honório Félix, Tayana Tavares e William Pereira Monte, que se uniram por um mesmo propósito de trajeto: o compromisso com a investigação das linguagens, em que seja possível a desconstrução de fronteiras e a construção de hibridações e transversalidades. Na relação arte e público/espectador, o grupo explora ficções, encontros, profanações, questionamentos, fruições, catarses, num constante estado de invenção e pesquisa acerca dos diferentes modos de criar.
No ano passado, o coletivo teve projeto selecionado no Laboratório de Criação em Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes. Sob a tutoria de Gil Giffony – ator, encenador, produtor e pesquisador nas áreas do teatro, organização da cultura e direitos culturais – desenvolveram a cena “Piragem Etnográfica do Complexo”, em cinco meses de trabalho.
Serviço:
Espetáculo + Piragem Etnográfica do Complexo, do coletivo “No barraco da Constância tem!”
Quando: dias 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro de 2015
Horário: 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)