Theatro José de Alencar recebe exposição e espetáculo que retratam a memória da ONG Vidança, nesta quarta-feira, 3/12

1 de dezembro de 2014 - 19:06

Nesta quarta-feira, 3/12, às 19h, o Theatro José de Alencar (TJA) recebe a abertura da exposição itinerante de fotografias “Memorial Vidança”. As imagens resgatam a trajetória de 33 anos da ONG cearense Vidança, que trabalha na formação em artes de crianças e adolescentes. Junto à exposição, no equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o público poderá conferir o espetáculo de dança “Histórias de Acordar o Amanhã”, do grupo de bailarinos da instituição. A programação é gratuita.

Enquanto a exposição tem como objetivo levar ao grande público um recorte especial da história da Vidança, o espetáculo visa à prática do aprendizado, ao aprimoramento de alunos e professores e à formação de plateia. A realização das ações faz parte do projeto aprovado pelo V Edital Mecenas do Ceará (2013), da Secult. Além da realização da programação cultural, o projeto contempla ainda a manutenção das atividades formativas em arte, música e dança da Associação Vidança, que atualmente beneficia em média 200 pessoas da comunidade do bairro Vila Velha e adjacências.

A exposição reúne imagens que compõem o acervo da organização, de fotógrafos como Alex Hermes, Jarbas Oliveira e Sol Coêlho, sob a curadoria de Maíra Ortins. Já o espetáculo retrata histórias pessoais e vivências de alunos e professores que se traduzem na dança, através de uma bela fábula que tece histórias que dialogam entre si; do cenário, do figurino e da coreografia desenvolvidos de forma colaborativa; além dos elementos cotidianos do bairro Vila Velha.

“Pela primeira vez vamos reunir e exibir os principais registros da nossa história, desde 1981, quando resolvi assumir o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, promovido naquela época pelo Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI). É a oportunidade de rever e registrar tudo o que semeamos nesses anos através das nossas oficinas, da companhia de dança e de seus espetáculos pelo Ceará, pelo Brasil e até nos Estados Unidos”, explica a presidente da associação, professora, bailarina e coreógrafa, Anália Timbó.

Além de passar pelo TJA, a exposição e o espetáculo “Histórias de Acordar o Amanhã” estarão chegando ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ao CUCA da Barra do Ceará, e às cidades de Horizonte e Itarema, ainda esse mês (conferir a programação abaixo).

Sobre a Vidança

A Associação Vidança surgiu em 1981, através do trabalho de sua presidente Anália Timbó, professora, bailarina e coreógrafa. Com formação na Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI, voltada para as classes menos favorecidas. Em 1979, ela assumiu o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, na Barra do Ceará. São 33 anos de existência do projeto que busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música.

Dentre os núcleos da associação estão: a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e Retalhos da Vida -que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.

Com 31 espetáculos montados e apresentados, a companhia de dança já se apresentou pelo interior do Ceará, em diversas capitais do Nordeste – como Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba (João Pessoa e Campina Grande) – com o espetáculo “Catu Macã: Guerra Bonita”, em 2009/2010. No Rio de Janeiro, participou do Criança Esperança, da Rede Globo, abrindo o Fantástico em 2008 com o espetáculo Brincar de Ser. Para Nova Iorque (EUA) levou o espetáculo “Terreiros de Sol e Lua” em 2007, á convite da BrazilFoundation. Além disso, participou de quatro filmes, com destaque para Rânia, de Roberta Marques, e Homens com Cheiro de Flor, de Joe Pimentel.

Esse ano, Anália Timbó recebeu homenagem da organização internacional BrazilFoundation durante evento de gala realizado em setembro em Nova Iorque (EUA), que teve como tema “Celebrando Mulheres”. A homenagem foi concebida devido aos seus esforços de apoio aos jovens em Fortaleza, mas também como exemplo de responsabilidade e compromisso social perante a comunidade de apoiadores e parceiros da instituição.

Serviço:

Exposição Memorial Vidança e Histórias de Acordar o Amanhã

Dia: 03/12

Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – Fortaleza

Horário: 19h

Entrada gratuita.

Dias: 06 e 07/12

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza

Horário: 19h

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação de documentação).*

*O valor arrecadado será doado para a realização da confraternização de Natal da Associação Vidança).

Dia: 17/12

Local: Centro Cultural Tasso Jereissati – Rua Baturité, 776 – Centro – Horizonte

Horário: 19h

Entrada gratuita.


Dia: 18, 19 e 20/12

Local: CUCA BARRA – Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará – Fortaleza

Horário: Dia 18, às 19h. Dia 19, às 15h e às 19h. Dia 20, às 18h.

Entrada gratuita.

Dia: 23/12

Local: Praça Nossa Senhora de Fátima – Em frente à sede da Prefeitura de Itarema – Itarema

Horário: 18h

Grátis

Mais informações sobre a Vidança: (85) 3262.7599/ 9985.3687/9705.7433/ www.vidanca.org.br

 

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699-6524 – Dalwton Moura
(85) 8878-8805 – Raimundo Madeira
(85) 8824-0994 – Lucas Benedecti