Com uma programação dedicada à cultura popular, IX Encontro Mestres do Mundo se encerra neste sábado, 29/11, no Crato

29 de novembro de 2014 - 09:19


Após dois dias intensos de vivência e de trocas de saberes entre os Tesouros Vivos da cultura e o público do Cariri, o IX Encontro Mestres do Mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceira com a Prefeitura do Crato, chega a seu último dia neste sábado, 29/11. O Crato, cidade escolhida como sede do evento pela segunda vez consecutiva, ganhará mais um dia de apresentações culturais, debates com os mestres da cultura, rodas de saberes com representantes de todas a regiões do Ceará e uma terreirada especial, na casa do Mestre Aldenir. Todas as atividades são de entrada franca.

A programação, que acontece durante todo o dia, começa às 9h, no Centro de Expansão. Lá são realizadas as rodas de mestres da cultura, com o objetivo de enriquecer a experiência de troca de conhecimento entre os presentes. As rodas, dividas por temáticas, terão, cada uma, mediação de um convidado especialista em cultura popular. São elas: Corpo (mediado por Lairton Guedes), Mãos (Maria Castro), Sons (Wagner Pereira), Oralidade (Simone Castro) e Sagrado (Oswald Barroso).

No fim de tarde, o encontro se engrandece ainda mais com as apresentações culturais na segunda terreirada do encontro, a partir das 17h. Os Tesouros Vivos visitarão o terreiro do Mestre Aldenir, artista dos reisados, que participa do encontro desde a primeira edição. Na ocasião, o público poderá presenciar uma prévia das atrações que se apresentarão na noite deste sábado.

Às 19h30, o palco principal do evento, a Arena da Tradição, no Largo da RFFSA, se encherá de apresentações voltadas à matriz afro-brasileira da cultura popular. Estarão presentes na noite de encerramento o grupo de Reisado de Congo do Mestre Zé Pedro de Barbalha e o grupo de maracatu Reis de Paus. Haverá também apresentação de Dança de Coco e um show especial do Metre Bule Bule, repentista e cordelista baiano, que convidará alguns artistas para o acompanhar no palco.


A troca de saberes

O Encontro Mestres do Mundo vem proporcionando o encontro dos mestres da cultura do Ceará. Um dos objetivos do evento é proporcionar o intercâmbio de ideias e trocas de experiências entre os mestres, que são considerados os Tesouros Vivos da cultura popular. Durante a programação, o momento mais propício para isso são as rodas de mestres, divididas por temas.

A roda de mestres “Mãos” reuniu rendeiras, miniaturistas, luthiers, entre outros mestres que utilizam as mãos para realizar sua artes. A atividade foi mediada por Maria Castro, que falou sobre o trabalho manual desde sua origem, sendo considerado um “sacro ofício”, ou “ofício sagrado”, apesar de muitas vezes tornar-se um sacrifício.

A mediadora também detalhou a ligação existente entre a atividade manual e o meio ambiente, afirmando que os artesãos transformam os elementos da natureza. Segundo a mediadora da roda de conversa, a prática artística também faz bem ao corpo e ao cérebro. “As artes manuais estão diretamente ligadas ao nosso movimento cerebral. Enquanto fazemos um trabalho minucioso, estamos desenvolvendo nossas ideias. É por isso que eu não consegui fugir do trabalho artesanal, porque me faz bem”, comentou.

Já na roda de “Oralidade”, mediada por Simone Castro, quem teve voz foi a Mestres Zilda, dramista de Guaramiranga. Aos 87 anos, dona Zilda mobiliza um grupo de idosos e grupos de crianças em colégios para repassar seus saberes. Ela não escreve e nem lê, mas cria todos os dias letras e melodias que grava em sua memória. Na ocasião, apresentou aos demais mestres participantes da roda o drama “Seu Chiquinho e Madalena”.


Um encontro na casa de Espedito Seleiro

O segundo dia do IX Encontro Mestres do Mundo foi marcado por uma terreirada especial. No palco montado em frente à casa-oficina de um dos mais ilustres mestres da cultura cearenses, Espedito Seleiro, em Nova Olinda, aconteceram várias apresentações culturais no final da tarde. O momento foi marcado por homenagens ao Seu Espedito, que, hoje com 75 anos, é conhecido internacionalmente pelas peças que confecciona, inspiradas nas vestimentas dos antigos cangaceiros.

Logo no começo da terreirada, uma breve apresentação do mestre foi feita por sua nora Iranilda Carvalho. Em seguida, a Mestre Dina, única vaqueira do País, contou ao público um pouco de sua história em versos. Vestindo a típica roupa de couro usada pelos vaqueiros, a mestre deu um show à parte: “Estou aqui hoje com a roupa feita pelo Espedito Seleiro. Eu sou mestra da cultura, sou vaqueira e sou mulher”, discursou poeticamente.

O momento também contou com show de forró da banda Cacimba de Aluá e com a apresentação do grupo de pastoril municipal organizado por Angelina Umbelina. O Mestre Espedito e sua família aplaudiram ainda o encontro de repentistas Bule Bule – mestre da Bahia que veio pela primeira vez ao encontro – e Marlon Torres, artista do Crato. Nas letras improvisadas na hora, os compositores destacaram várias vezes a importância do trabalho do Mestre Espedito Seleiro para a cultura.

Emocionado, o mestre, em poucas palavras, agradeceu pela festa em seu lar. “Só tenho a agradecer a todos que estão aqui, à Secretaria da Cultura e àqueles que contribuem para manter essa cultura viva”, disse ao público.


A Lei dos Tesouros Vivos da Cultura em debate

A Lei dos Tesouros Vivos da Cultura (Nº 13.842, de 27 de novembro de 2006) esteve em debate no IX Encontro Mestres da Cultura. Na Mesa de Prosa N°2, intitulada “Mestres, Saberes e Políticas Públicas”, no segundo dia do evento, os mestres se encontraram com o filósofo, especialista em educação e mestre em capoeira, José Olímpio; com o professor mestre em memória social, Gyl Giffony; e com o coordenador do patrimônio histórico, artístico e cultural da Secult, Otávio Menezes.

Para pensar novos caminhos acerca da preservação e da manutenção da cultura popular, os mestres e convidados entraram em diálogo. A Lei dos Tesouros Vivos da Cultura, pioneira no Brasil ao estabelecer a diplomação dos mestres da cultura do Estado, logo entrou em questão. A gestora cultural e curadora do evento, Eliza Gunther, mencionou a necessidade de fazer a revisão da lei, no sentido de torná-la mais abrangente e menos burocrática para os mestres.

Entre as principais mudanças colocadas em pauta pelo grupo estiveram: a ampliação de número de mestres contemplados pela lei; a possibilidade de se ter uma parceria da Secult com as prefeituras municipais para que os mestres possam se apresentar nas escolas e outras equipamentos culturais de suas cidades, aumentando sua propagação de saberes; e a manutenção da lei no sentido de proporcionar não só o apoio financeiro aos mestres, mas “um assessoramento social, médico e jurídico, pois muitos mestres não têm acesso a serviços básicos e são idosos, precisam, enfim, de um maior acompanhamento”, relata Fernando Piancó, representante da Coordenadoria de Ação Cultural da Secult.


Tesouros Vivos – Edital Aberto

A Secult prorrogou até 10 de dezembro o prazo de inscrições para o Edital dos Tesouros Vivos da Cultura. O edital tem como objetivo premiar e diplomar até cinco pessoas ou mestres da Cultura e dois grupos tradicionais de importante referencial para a cultura cearense.

As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas e grupos que atendam de forma cumulativa requisitos como ter comprovação da existência e relevância do seu saber ou do fazer; ter reconhecimento público; deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos e possuir residência, domicílio e atuação, conforme o caso, no Ceará, há pelo menos 20 anos, completos ou a serem contemplados no ano da candidatura. A inscrição poderá ser proposta por pessoa jurídica, desde que expressamente autorizada pelo candidato.

Além de receber um valor mensal em dinheiro, os mestres da Cultura diplomados passam a dispor de alguns direitos, como registrar seu nome no Livro dos Tesouros Vivos da Cultura e ter seus projetos recepcionados preferencialmente quando submetidos a certames públicos promovidos pela Pasta da Cultura relativos à área de atuação do diplomado. Com a diplomação, os mestres se comprometem a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, transmitindo saberes e fazeres, passando adiante a tradição e também buscando novas possibilidades. Outras informações no site da Secult.

Serviço:

IX Encontro Mestres do Mundo. De 27 a 29 de novembro, no Crato. Realização: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura do Crato. Produção: Usina 2. Entrada franca em todas as atividades. Programação completa: www.secult.ce.gov.br.
Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699-6524 – Dalwton Moura
(85) 8878-8805 – Raimundo Madeira
(85) 8824-0994 – Lucas Benedecti