Shows e apresentações prévias dos resultados das oficinas dão continuidade à programação do Festival Música na Ibiapaba nesta sexta-feira, 21/11

20 de novembro de 2014 - 14:31

 

 

Nesta sexta-feira, o XI Festival Música na Ibiapaba reserva uma grande programação de shows em mais cinco cidades da região serrana. Em Carnaubal, o Siara Quarteto se apresenta na Praça do Sol, às 19h; em Croatá, o Ceará Brass Quinteto faz show no Espaço Cultural do Município, também às 19h; enquanto, em Ipu,o grupo Murmurando estará na Praça de Iracema, às 20h, e, em Ubajara, o DuoMax se apresenta na Praça do Relógio, às 21h. Os shows em Viçosa prometem esquentar o clima do Mirante do Céu, onde a cantora Lídia Maria e o Quarteto de Clarinetas Ômega (RJ) se apresentam a partir das 20h. O festival, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), segue até sábado (22/11). Os participantes das oficinas também apresentam, nos locais dos shows, uma prévia do que ensaiaram nos quatro dias de oficinas de música.

Promovendo a descentralização de atividades e atingindo 10 cidades da região serrana, a décima primeira edição do Festival Música na Ibiapaba traz uma programação ampla e gratuita de shows. Nos shows acústicos, o público poderá conferir desde um repertório mais erudito de grupos como o Siara Quarteto e o Ceará Brass Quinteto, a outros voltados à música popular como o chorinho e a bossa nova do grupo Murmurando e do DuoMax, dueto formado pelos músicos Joandre Camargo (violão) e Tchesco Carvalho (trombone).

Já em Viçosa, a noite de shows também será animada. O Quarteto de Clarinetas Ômega, do Rio de Janeiro, formado por quatro jovens clarinetistas, trará à histórica cidade do Ceará um show que já passou por diversas cidades brasileiras e pela Europa. A cantora, compositora e instrumentista cearense, Lídia Maria, também promete uma apresentação calorosa no Mirante do Céu. Tendo grande parte de sua formação musical influenciada pelo festival, Lídia atualmente é um destaque da música cearense e será acompanhada pelos músicos Alex Ramon (guitarra), Igor Ribeiro (bateria) e Ednar Pinho (baixo).

Apresentações de alunos

Antes da culminância do festival no sábado (22/11), em Viçosa, as cidades recebem também apresentações dos grupos formados por estudantes nas oficinas. Giltácio Santos, que está ministrando aula de sopro em Ibiapina, destaca que está repassando o repertório de apresentação com alunos. Tendo recebido como estudantes, em sua maioria, membros da banda de música local, o professor diz que irá preparar músicas entre o chorinho e o frevo. Além disso, ele revela que está tentando unir sua turma com a do prof. Samuel Rocha, que ministra aula de cordas populares na mesma cidade.

A ideia de unir os alunos para a apresentação na cidade também se repete em Carnaubal. Na cidade, os estudantes da oficina de sopro do prof. Willian Ciriaco, que também são em sua maioria integrantes da banda local, deverão se unir com os participantes da oficina de canto coral ministrada pela musicista Marcia Costa. “As expectativas são positivas, tendo em vista mais um encontro que proporcionará trocas de conhecimento entre estudantes e servirá para um maior aprendizado enquanto praticam em conjunto” – destaca o professor e saxofonista Willian Ciriaco.


Encerramento do festival

No último dia de festival, em Viçosa, acontecem as apresentações finais dos alunos e os shows de Marcos Lessa, Jorginho Neto (SP) e DJ Renatinha. Os músicos convidados irão se apresentar no Mirante do Céu, após uma grande mostra dos resultados das oficinas promovidas pelo festival. A partir das 10h, seguindo durante toda a tarde, o Theatro Pedro II, a Igreja da Matriz e a Praça do Cupido receberão as apresentações dos estudantes, como resultado das vivências do intercâmbio de experiências musicais e do trabalho realizado durante as aulas que aconteceram de 17 a 19/11.


1.200 vagas para estudantes

O festival disponibiliza 1.200 vagas para estudantes de música que queiram participar das 40 oficinas. As vagas foram preenchidas com prioridade para inscritos residentes nos municípios que sediam o festival. Para cada oficina, 10 vagas estão sendo destinadas a estudantes provenientes de municípios-sede e cinco vagas serão para os estudantes de outras cidades.

A escolha dos professores para ministrar as oficinas do festival foi feita via seleção pública. Cada professor atuará em um município, onde deverá formar duas turmas: uma pela manhã e outra pela tarde.

 

Oficinas

As oficinas do XI Festival Música na Ibiapaba estão divididas em nove categorias: instrumento de sopro, canto, instrumentos de cordas friccionadas, instrumento de corda popular, percussão (bateria e percussão), teclados, prática de conjunto, formação de professores de música e empreendedorismo (produção, comunicação e negócios em música).

Para que houvesse a definição das oficinas realizadas, a equipe da Coordenadoria de Ação Cultural (Codac) da Secult e a Comissão de Curadoria do Festival entraram em contato com os professores de música dos municípios para ouvir sugestões de cada um deles. O objetivo foi levar oficinas específicas, em sintonia com a vocação e a necessidade de formação em música, em cada cidade. A Comissão de Curadoria do festival, neste ano, é composta por José Brasil Filho, diretor da Escola de Música de Sobral; Ivan Ferraro, diretor da Feira da Música de Fortaleza e presidente da Prodisc; e Alfredo Barros, professor da Universidade Estadual do Ceará e idealizador e regente da Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece).


Programação do XI Festival Música na Ibiapaba – Sexta-feira (21/11)

 

Carnaubal

19h – Siara Quarteto (CE)

Local: Praça do Sol

 

Croatá

19h – Ceará Brass Quinteto (CE)

Local: Espaço Cultural do Município

 

Ipu

20h – Murmurando (CE)

Local: Praça de Iracema


Ubajara

21h – DuoMax: Joandro Camargo e Thesco Carvalho (CE)

Local: Praça do Relógio


Viçosa do Ceará

20h – Quarteto de Clarinetas Ômega (RJ)

21h – Lídia Maria (CE)

Local: Mirante do Céu

 


 

Serviço:

XI Festival Música na Ibiapaba

Até 22 de novembro, em Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Sobral, Tianguá e Ubajara.

Realização: Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e Prodisc.

Parceria: Prefeituras dos municípios participantes.

www.festivalmusicaibiapaba.com.

 

Assessoria de Comunicação

(85) 8699.6524 – Dalwton Moura

(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira

(85) 8824-0994 – Lucas Benedecti

imprensa@secult.ce.gov.br