Dia da Consciência Negra: Senado dedica Comenda Abdias Nascimento a Chico da Matilde, o Dragão do Mar. Secult participa da solenidade em Brasília

20 de novembro de 2014 - 09:19

Nesta quinta-feira, 20/11, Dia da Consciência Negra, o Senado Federal dedicará a Medalha Abdias Nascimento, uma das mais importantes distinções outorgadas pelo Poder Legislativo Brasileiro, ao cearense Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde e como o Dragão do Mar. A homenagem in memoriam será concedida fazendo jus à história do pescador que lutou contra o tráfico de escravos no Ceará. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará participará da solenidade que acontece às 11h, no Senado Federal, onde a honraria será entregue ao secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa. A homenagem ocorreu atendendo a uma iniciativa do senador cearense José Pimentel.

Além de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, a Comenda Abdias Nascimento também será entregue aos cantores e compositores Gilberto Gil e Martinho da Vila, ao ator Milton Gonçalves, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, à militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá, e ao professor e economista Silvio Humberto dos Passos Cunha, fundador do Instituto Cultural Steve Biko.

Instituída pelo Senado, em 2013, com o objetivo de homenagear pessoas que trabalham para proteger e valorizar a cultura afro-brasileira, a entrega da Comenda Abdias Nascimento ocorre no Dia Nacional da Consciência Negra, que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, outro expoente da luta abolicionista no Brasil.

“É uma grande honra representar o povo cearense em uma ocasião tão importante, em que o Senado relembra, no Dia da Consciência Negra, o papel de um cearense que passou à história do Brasil como um grande nome na luta contra a escravidão”, destaca o secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa. “Relembrar os exemplos do Dragão do Mar e de Abdias Nascimento, entre os demais homenageados, todos também como grandes méritos e grandes contribuições, é fortalecer a luta pelo conhecimento da história de nosso País e pela promoção, cada vez maior, da cultura afro-brasileira”, complementa.

O Dragão do Mar

Francisco José do Nascimento nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo.

Uma de suas atitudes heroicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O “Dragão do Mar” ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.

Abdias Nascimento 

A comenda que será entregue nesta quinta-feira, 20/11, no Senado, leva o nome do jornalista e ex-senador Abdias Nascimento, falecido em 2011, aos 97 anos, como uma das maiores referências nacionais na luta pela igualdade racial. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da grande mídia. Com a edição do Ato Institucional Nº 5, em 1968, Abdias Nascimento foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Ele foi senador pelo estado do Rio de Janeiro entre 1997 a 1999.