Dia da Consciência Negra: Pingo de Fortaleza e Calé Alencar fazem show e lançam livro e CD nesta quinta-feira, 20, no Dragão do Mar

19 de novembro de 2014 - 13:00

O show Histórias de Luz, com os cantores e compositores Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, acontecerá no dia 20 de novembro de 2014, Dia Nacional da Consciência Negra, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura. Por ocasião do show, será lançado o projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará, composto de livro e CD, abordando, através das linguagens da literatura, artes visuais e música, a figura do líder abolicionista Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e o acontecimento da abolição no Ceará, além de temas correlatos a esses segmentos.

Parceiros de muitas andanças, o caminhar compartilhando de Calé Alencar e Pingo de Fortaleza tem início pelo fato de ambos serem nascidos sob o mesmo sol de Fortaleza, e pelo exercício do diálogo mantido em suas respectivas carreiras artísticas. No dizer dos artistas, “entre casos e acasos com os quais, ao longo das trajetórias individuais e coletivas, a vida os presenteou com momentos de parceria e partilha”. A parceria de Calé e Pingo já resultou em outros projetos, a exemplo do CD Dragão Vivo, em parceria também com o cantor e compositor Dilson Pinheiro, lançado no ano de 2000.

O projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará, organizado por Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, resultou em livro com textos assinados por Alex Ratts, Descartes Gadelha, Francisco Pinheiro, Gilmar de Carvalho, Guaracy Rodrigues, Hilário Ferreira, Ivaldo Paixão e Zé Melancia, além de um texto assinado pelos próprios organizadores, que dialogam com as ilustrações de Descartes Gadelha e as canções de Calé, Pingo e os parceiros Alan Mendonça, Carlos Pitta, Henrique Beltrão, Descartes Gadelha e Dilson Pinheiro, gravadas no CD que acompanha o livro.

Assim, textos canções e desenhos destas Histórias de Luz do livro e CD dialogam não só em torno do Dragão do Mar e da temática da libertação dos escravizados no Ceará, mas vão mais além e refletem sobre nós mesmos e a presença do negro em nossa terra com suas lutas, sua (in)visibilidade, suas irmandades e comunidades, seus entrelaçamentos e casamentos, suas festas, figuras históricas, movimentos, formas de viver e de se organizar, suas magias, paixões e sobre a produção artística que tudo isso inspira e faz criar, porque estas Histórias de Luz são também as nossas histórias aqui (re)cantadas e (re)desenhadas pelas luzes de todos que se agruparam para sua construção.

Grandes instrumentistas

O CD Histórias de Luz, produzido por Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, contou com a direção musical de Edmundo Júnior e Luizinho Duarte, e participação dos músicos Adelson Viana, Cristiano Pinho, Felipe Cazaux, Heriberto Porto, Marcus Vinnie e Pantico Rocha, além da participação dos músicos da banda Donaleda, do Quarteto Cearense de Cordas e do Trio de Metais.

No show de lançamento, que ocorre no próximo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Calé Alencar e Pingo de Fortaleza interpretarão algumas faixas do CD e falarão sobre o livro.

O projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará é uma realização da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar em parceria com a Casa da Memória Equatorial, contando com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult e da Coelce, por meio do Edital Mecenas do Ceará 2013. O show de lançamento é uma iniciativa do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e da Coppir – Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, com entrada franqueada ao público.

Serviço:

Show Histórias de Luz – Calé Alencar & Pingo de Fortaleza

Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura, 20 de novembro, 20 horas.